Edifício das Casas Grandes

IPA.00005650
Portugal, Faro, Silves, Silves
 
Casa nobre neoclássica de planta rectangular de dois pisos, com fenestração regular, janelas de sacada no andar nobre, simetria obtida a partir de um eixo marcado por vãos de maior dignidade. Interior com vestíbulo e escadaria centrais de acesso ao piso nobre em torno dos quais se organizam as duas alas, a partir de dois corredores desenvolvidos em dois eixos, um longitudinal o outro transversal e a partir dos quais se fazem os acessos às várias depêndencias que se distribuem em 2 amplas salas sobre a fachada principal, intercomunicantes entre si, uma terceira sala a N. e 5 quartos, 3 deles, os de menor área, com acesso indivudualizado a partir do eixo longitudinal do corredor, e os restantes dois intercomunicantes com as salas. Todas as divisões apresentam os alçados revestidos de pinturas murais neoclássica, figurando painéis, decorados ao centro por grinaldas ou ramalhetes de flores e folhas, definidos por molduras que enquadram os vãos e definem sanca e embasamento dividindo os prospectos em dois registos, preenchidas por pequenas folhas e flores, sobre fundos brancos ou amarelos; nas salas os tectos, planos sobre sanca curva, são igualmente decorados por pinturas murais de motivos semelhantes, destacando-se as do Salão de Baile com figurinhas de músicos e pares de bailarinos. Ao nível do 1º piso, mantém a integridade tipológica de casa nobre, conservando intacta a vivência da sua raiz inicial e conservando igualmente quase inalterados os percursos principais e secundários da vida familiar, mantendo-se as ligações entre a várias dependências. As pinturas murais do interior, neoclassicas, sublinham essa vivência, num programa decorativo extremamente homógeneo, com subtis variantes ao nível dos motivos e esquemas compositivos consoante a função das várias divisões.
Número IPA Antigo: PT050813070023
 
Registo visualizado 151 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta rectangular, massa simples disposta na horizontal, disposta em dois pisos; cobertura homogénea em telhado de quatro águas, de aba curva, que se estende pela cobertura do imóvel adossado a N.. Alçados de alvenaria, rebocada e caiada; molduras de vãos, cunhais e cornija envolvente de cantaria calcária; embasamento envolvente em placas de cantaria calcária. Fachada principal a S., de dois pisos, definidos por cornija simples de perfil recto; cunhais angulares munidos de bases e capitéis; remate em cornija moldurada e beirado saliente; no piso térreo rasga-se ao centro o portal principal, de molduras rectas, verga arquitravada com a data de "1791" pintada a negro, e ombreiras ladeadas por estípites dispostas obliquamente; porta de duas folhas, almofadada, com travessa soleira metálica e aldrabas trabalhadas com mascarão; à esquerda rasgam-se 4 portas, de molduras rectas, com ombreiras apresentando superiormente ligeiro recorte, assentes em pilares de secção rectangular, e soleira ligeiramente alteada; portas envidraçadas, de caixilhos, de duas folhas e bandeira rectangular envidraçada, de caixilhos; à direita rasgam-se duas portas idênticas e duas janelas de peito, de diferente dimensão, com molduras idênticas; ao nível do andar nobre rasga-se, janelão de sacada axial, comungando a verga do portal principal e com a sacada suportada pelas estípites que o flanqueiam; é munida de varandim abaulado em ferro forjado trabalhado com motivos de enrolamentos e grinaldas; possui molduras rectas, ombreiras com ligeiro recorte amparadas por aletas dispostas na vertical e verga arquitravada, com a data inscrita "1811", sobreposta de frontão triangular aberto tendo no tímpano pedra d'armas dos Machados e dos Guerreiros; aos lados rasgam-se 4 janelas de sacada de verga recta arquitravada sobreposta de frontão triangular, com guardas de ferro forjado e varandim ao nível da cornija; varandins e portas pintados a cor verde, sendo as portas envidraçadas, de caixilhos, de duas folhas e bandeira rectangular envidraçada, também de caixilhos dispostos em duas filas. Fachadas laterais seguindo o prospecto da principal e idênticas entre si ao nível do piso nobre, com três janelas de sacada; inferiormente, no alçado O., rasgam-se 3 portas idênticas às do 1º registo da fachada principal; no alçado E. rasga-se janela, porta e portão todos os vãos com molduras idênticas às da fachada O., excepto a verga do portão em arco abatido munida de chavão *1. INTERIOR: ao nível do r/c, ala central por vestíbulo, subdividido em dois tramos, com ligeiro desnível vencido por degrau, através de arcada pétrea, em arco de três pontos, sobre pilastras, com chave central; pavimento em lages de pedra e cobertura plana em tecto de madeira sobre sanca, também de madeira; no 1º tramo, de maior área, acessos laterais, axiais, por porta de molduras pétreas sobre plintos, de verga recta sobreposta de pequeno frontão curvo, também pétreo; no 2º tramo, acesso ao piso nobre por arco de volta perfeita, fronteiro à porta principal, pétreo, com chave central e suportado por pilastras, munidas de plintos e capitéis idênticos aos dos vãos laterais; a ladear o acesso ao piso nobre duas portas, idênticas às do 1º tramo, mas mais estreitas de acesso aos vãos das escadaria; esta é pétrea, com patamar intermédio a partir do qual se divide em dois lances paralelos munidos de balaustrada pétrea e varandins de ferro forjado com os mesmos motivos dos das janelas de sacada da fachada principal; o patamar apresenta os alçados decorados por pinturas murais de marmoreados. O vestíbulo intercomunica com dependências laterais, 2 de cada lado, de planta quadrangular, as do lado E., e rectangular a O; a N. estas dependências comunicam com outras duas salas, intermédias, de planta idêntica, mas de menor área; confinando com o alçado N. do imóvel mais duas salas, de planta idêntica às salas intermédias mas com diferentes áreas; as 2ª e 3ª salas junto ao corpo da escadaria apresentam cobertura abobadada; a sala extrema da banda O. (actualmente ocupada por mercearia) apresenta cobertura em abóbada de canhão, transversal, de perfil em arco abatido, de dois tramos definidos por arco toral; pavimento lageado cerâmico de fabrico artesanal; alçados pintados a cor verde-água apresentando o do lado N. arco formeiro *2. Ao nível do piso nobre, o acesso às salas e quartos é feito por dois corredores em "T", com eixo transversal correndo paralelo ao corpo da escadaria, funcionando como eixo distribuidor dos vários espaços: 8 dependências por ala, intercomunicantes, das quais se destacam na ala O., abrindo para a fachada S., dois salões, de planta rectangular: o Salão de Baile, no extremo O. que intercomunica com a 2ª sala e com acesso pelo topo S. do eixo transversal do corredor; uma outra sala a N., abrindo para a fachada lateral O., de planta idêntica, mas menor área, com acesso pelo topo O. do eixo longitudinal do corredor; os dois salões comunicam a N. com dois quartos de planta sensivelmente quadrangular e de menor área, separados entre si por divisão intermédia mais pequena, com acesso através do eixo longitudinal do corredor; este eixo conduz igualmente a dois quartos confinantes com a fachada N. e com a sala a NO.; o topo N. do eixo transversal do corredor conduz ao exterior através de corpo de escada secundário adossado à fachada N.; actualmente a sala NO. comunica com as dependências do imóvel adossado à fachada N. do edifício. Todas as dependências apresentam alçados e tectos integralmente decorados por pinturas murais, pavimentos de soalho de tábua corrida e vãos com molduras munidas de bandeiras de vidrinhos e com caixilharias e portadas de madeira, pintados a cor amarelo claro; nas salas as coberturas são em tecto de 4 planos assente em sanca curva arrancando de cornija saliente moldurada; nos quartos em tecto plano, de ripado de madeira pintada a cor amarela sobre sanca moldurada; as pinturas murais compõem painéis, pintados com grinaldas centrais, definidos por molduras com pequenas folhas e flores, a cor a verde e vermelho, sobre fundos brancos ou amarelos; as molduras enquadram os vãos e definem sanca e embasamento, dividindo os prospectos em dois registos; nos tectos listeis de estuque demarcando as molduras pintadas com motivos idênticos aos dos alçados, painéis decorados por grinaldas; destaque para o Salão de Baile com tecto decorado com pares de bailarinos e músicos, em pequena escala.

Acessos

Largo Coronel Figueiredo, Rua Policarpo Dias e Rua Mouzinho de Albuquerque.

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, planície, orla ribeirinha, adossado. Fachada principal abrindo para a via publica tendo como elemento separador largo pavimentado com calçada à portuguesa e calçada, com zona de parqueamento e esplanada; defronte o Rio Arade e o principal eixo viário contendo a S. a urbe, com ligação às principais povoações, São Bartolomeu de Messines e Portimão; diante e tranversal ao eixo do imóvel a Ponte de Silves (v. PT050813070017). Fachadas laterais confinando com vias públicas, a E. vedada ao trânsito automóvel por frades de ferro e pavimentada com calçada à portuguesa; confronta a E. com edifício de 4 pisos, de finais do Séc. 20, destoante; a O. confronta com edifício de 3 pisos, oitocentista; fachada posterior adossada edifício de dois pisos, oitocentista, sensívelmente da mesma altura, comunhando a aba de telhado N., com 3 vãos por alçado e registo, de molduras pétreas em arco de volta perfeita. Próximo, a O., o Mercado e a N. o centro histórico.

Descrição Complementar

HERÁLDICA: brasão fachada principal - escudo partido, no 1º quartel as armas modernas dos Machados: 5 machados encabados; no 2º quartel as armas dos Guerreiros: leão empunhando, na garra direita, espada; é encimado por elmo identificando a propriedade de uma família de cavaleiros-fidalgos (REIS; 2002). PINTURAS MURAIS: ao nível intermédio, no patamar, painéis de marmoreados compondo duplo embasamento fingido, a cor vermelha, e cinza e castanha; na restante superfície, painéis quadrangulares de marmoreados a cor amarela delimitados por molduras também fingindo marmoreados. No piso nobre, na ala O., salas sobre a fachada S., na 1º sala, antecedendo o Salão de Baile: ao nível do embasamento as pinturas compõem painéis rectangulares ou quadrangulares com losango, de molduras fingindo marmoreado verde-claro, decorado por ramalhete de flores; superiormente os painéis compostos pelas molduras são deixados em branco excepto os situados sobre vãos, nos quais se figura grinalda de flores e rosetões; as molduras são decoradas com grinalda contínua de folhas, dispostas em pares, bicolores, e flores (brincos-de-princesa) a cor vermelho e verde sobre fundo amarelo; a sanca é decorada por moldura branca (delimitada por listel de estuque, decorada com grinalda semelhante, de pequenas folhas verdes e campainhas a cor azul claro) definindo painel rectangular a cor amarela decorado ao centro por composição simétrica de motivos vegetalistas em enrolamentos a cor verde e vermelha; o tecto encontra-se dividido em painéis trapezoidais e hexágono central definidos por listel em estuque branco e dupla moldura, a exterior idêntica à da sanca, a interior pintada com grinalda contínua de folhas e rosinhas, a cor verde vermelho, sob fundo amarelo; os painéis, de fundo branco são decorados grinalda semelhante à dos alçados, ao centro do medalhão hexagonal rosetão de folhas de acanto a cor amarela. Salão de Baile: decoração idêntica mas com as molduras pintadas envolvendo as vergas e ombreiras dos vãos e de decoração mais rica que as restantes salas: ao nível do embasamento, as molduras compõem painéis rectangulares ou quadrangulares, decorados com grinaldas, dispostas em arco canopial numa fiada de rosas e folhinhas (no painel ao lado da janela esquerda do alçado S., ao grinalda é suspensa por cordão com 2 borlas e pequenos medalhões); as molduras são idênticas às dos alçados da sala anterior; nos ângulos dos alçados, as molduras, simples a cor amarela, compõem painéis rectangulares dispostos na vertical, simulando pilastras, preenchidos por elemento triangular invertido decorado com grinaldas de pequenas rosas e folhas sustidas por pequeno laço e medalhão. Ao nível dos alçados as molduras são triplas, com fundos amarelos, definindo friso central contido por outros dois; friso central, mais largo, delimitado por listel duplo a cor amarela, preenchido com composição simétrica de laçarias de folhas de acanto, amarelas, emolduradas por folhas, enquadrando ramalhete de 4 rosas, dispostas em fila ou arco, envolvidas por cachos de folhagem; nos ângulos rosetões amarelos de oito pétalas; frisos extremos decorados com pequenas folhas, verdes, dispostas em pares entrelaçadas pelos caules; sobre as bandeiras das portas e janelas, grinaldas, dispostas em arco polilobulado, suspensas a partir de pequeno rosetão amarelo, de pequenas folhas, flores em botão e rosas. A sanca é semelhante à da sala anterior mas com moldura decorada com grinalda diversa (de raminhos, pequenas romãs e grupos de três folhinhas) e com painel de fundo branco decorado ao centro por composição de enrolamentos de acantos, suspensos de taça sobre a qual se ergue pequena figura feminina, trajando túnica branca, sustendo grinaldas de folhinhas e grupos de rosas. No tecto composição semelhante da sala anexa, mas com medalhão central, oval, quadrilobulado (decorado por grinalda de rosas envolvendo composição em cruz, de penas de pavão entrelaçadas e rosetão central de folhas de acanto), painéis preenchidos com figurinhas de músicos (nos panos menores, totalizando 4: um violinista, um guitarrista, um cornetista e um quarto ilegível) e pares de dançarinos (nos panos maiores) trajando à moda da 1ª metade do Séc. 19; as molduras são duplas, a interior de fiada de folhas e rosas contida por friso amarelo preenchido com pequeninos ramos de folhas, a exterior, mais larga, a cor amarela com grinalda de folhas e campainhas azuis. Na sala NO. a decoração mural é mais simples, seguindo sensivelmente o esquema da sala anexa ao Salão de Baile: molduras idênticas mas com embasamento não decorado; sobre os vãos ramalhetes de flores e folhas, que nos alçados se repetem, simplificados, ao centro dos painéis; a sanca é delimitada por moldura igual, com painéis brancos decorados ao centro por simples grinalda de folhas e rosa central; no tecto os painéis trapezoidais, decorados com enrolamento simples de folhinhas e brincos de princesa, enquadram medalhão circular, decorado por círculo duplo de folhinhas, brincos de princesa e raminhos, e no centro rosetão linear de 4 pétalas, de florzinhas e folhinhas; as molduras são simples, de fundo branco, preenchidas com os mesmos motivos do círculo exterior do medalhão. Nos 5 quartos, as pinturas murais nos alçados figuram composições semelhantes às da sala anexa ao Salão de Baile, mas com os painéis do embasamento decorados por grinaldas e enquadrados por molduras de fundos brancos, e os dos alçados decorados por pequenos ramalhetes ou grinaldas; no quarto intermédio as molduras ao nível dos alçados têm fundo cor-de-rosa preenchidos com taça de flores; no quarto do lado O. são amarelas com os mesmos motivos das do Salão de Baile; no quarto do lado E., amarelas com motivos idênticos aos da sala anexa ao Salão de Baile.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial: loja / Comercial: estabelecimento de restauração / Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1791 - o imóvel encontra-se na posse da família Mascarenhas Neto; 1811 - início da construção, provávelmente sobre o rimitivo imóvel setecentista, a mando do capitão-mor Gregório José Nunes Duarte Machado Guerreiro, neto de André Machado Guerreiro e de D. Maria Aguas e filho do alferes Aleixo Duarte Mascarenhas Guerreiro, sepultado na Sé (v. 0813070003) e de Catarina Guerreiro, moradores em São Bartolomeu de Messines; 1844 - figura em gravura, vendo-se as fachadas S. e O.: ala E. do imóvel não existia, apresentando a sua fachada principal apenas seis janelas de sacada, ao nível do 2º registo, à direita sob o 2º vão o que parece a figuração do corpo de uma escadaria de dois lances opostos, com vão ragado no prospecto S:; sobre a aba S. do telhado, central, uma água-furtada; 1883 - na mais antiga fotografia que se conhece de Silves, apresenta o mesmo prospecto que na gravura de 1844, mas com a água-furtada axial à 2ª janela do lado E., ou seja no mesmo eixo da hipotética escadaria e onde hoje se localiza a porta principal, também vísivel na foto; Séc. 20 , meados - o espaço onde actualmente funciona a loja de adubos, na ala O. do r/c, encontra-se arrendado para mercearia; 1973- parte da ala O. do piso térreo é cedida para um café-restaurante, tendo-se efectuado a demolição de alçados e substituição de pavimentos; 1975 - a ala O. do piso nobre é cedida ao IARN para adaptação a alojamento de emigrantes vindos de África, tendo-se dividido as salas com tabiques de madeira; 1982 - adaptação da ala E. do r/c a Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia, com demolição de alçados, construção de compartimentos em alvenaria e substituição de pavimentos; o espaço da mercearia é cedido para loja de adubos e o espaço contíguo adaptado a café; 1985 - restaurante ocupa a ala O. do edifício adossado a N.; 1990 - o piso nobre é desocupado; 1995 e 1999 - o restaurante do edifício adossado a N. alarga a sua área verificando-se a substituição de pavimentos e a demolição de alçados, ficando intercomunicante com o edifício das Casa Grandes; 2003, 12 março - Deliberação da Câmara Municipal de Silves para a classificação como de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, cantaria de calcário conquífero em cunhais, friso, embasamento e molduras de vãos, cobertura em telha de canudo, ferro nas guardas das janelas; madeira e vidro nas caixilharias.

Bibliografia

DOMINGUES, J. D. Garcia, Silves - Guia Turístico da Cidade e do Concelho, Faro, 1989; JÚDICE, P.P. de Mascarenhas, Atravez de Silves, I Parte, Silves, 1911; MOP, DGSU e DSPU, Defesa da Paisagem Urbana do Algarve - Prospecção, Preservação e Recuperação de Elementos Urbanísticos e Notáveis em áreas Urbanas e Marginais na Região do Algarve - Silves, Lisboa, 1967; REIS, João Vaz, Vozes da Pedra. Tumulária e Armaria da Sé Velha de Silves, Silves, Câmara Municipal de Silves, 2002.

Documentação Gráfica

CMSilves

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMSilves

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO; *1 - as janelas, ao nível do piso térreo, dos alçados principal e E., devem, com toda a certeza, corresponder a primitivas portas, entaipadas em data incerta; no alçado E., é ainda bem vísivel a diferença das cantarias usadas no peitoril e no embasamento; 2* - o arco formeiro da sala extrema da banda O. ao nível do r/c, aponta a existência de uma primitiva cobertura, provavelmente em abóbada de aresta como ainda se indica nas plantas do imóvel levantadas em 1981, ou seja no ano anterior à instalação da actual função.

Autor e Data

Rosário Gordalina 2005

Actualização

 
 
 
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