Casa Figueira Santos

IPA.00005631
Portugal, Faro, Silves, Silves
 
Arquitectura residencial, oitocentista. Casa de planta rectangular, dois pisos de fenestração regular, com janelas de sacada no andar nobre.
Número IPA Antigo: PT050813070032
 
Registo visualizado 111 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular, massa simples com cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachada principal a S., revestida a azulejos, com dois pisos, delimitado por soco em cantaria, cunhais, faixa divisória entre pisos e cimalha em massa, com beirado; rasgada no piso térreo por vãos emoldurados de cantaria, de verga curva, porta e quatro janelas de peito; no piso nobre cinco janelas de sacada, com gradeamento em ferro fundido à face. Fachadas laterais idênticas à principal, apenas com três vãos por piso. Fachada posterior, cantarias substituídas por trabalhos em massa; no andar nobre três vãos de verga curva; chaminé adossada.

Acessos

Rua da Cruz de Portugal

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, planície, fachadas principal e laterais abrindo para vias de circulação e a posterior para logradouro anexo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1885 - início da construção; 2007, 26 setembro - Deliberação camarária determinando a abertura como IM - Interesse Municipal; 2007, 13 dezembro - Proposta da CM de Silves para a classificação como IIP - Imóvel de Interesse Público; 2008, 06 fevereiro - Proposta de encerramento da classificação pela DRCAlgarve, por não ter valor nacional; 2008, 18 fevereiro - Despacho de encerramento da classificação pela Subdiretora do IGESPAR; 2008, 16 jullho - Deliberação camarária determinando a abertura como IM - Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, cantaria em soco, frisos e moldura de vãos, cobertura em telha marselha, ferro forjado nas guardas das janelas; vidro e madeira nas caixilharias

Bibliografia

DOMINGUES, J. D. Garcia, Silves - Guia Turístico da Cidade e do Concelho, Faro, 1989; MOP, DGSU e DSPU, Defesa da Paisagem Urbana do Algarve - Prospecção, Preservação e Recuperação de Elementos Urbanísticos e Notáveis em áreas Urbanas e Marginais na Região do Algarve - Silves, Lisboa, 1967.

Documentação Gráfica

CMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Não foi possível o acesso ao interior.

Autor e Data

Francisco Lameira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login