Quiosque do Jardim do Passeio Alegre / Chalet do Passeio Alegre / Chalet do Carneiro / Chalet Suíço

IPA.00005571
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
 
Arquitectura civil pública, romântica. Quiosque de estilo romântico com planta octogonal e cobertura em pirâmide achatada revestida a chapa. Este elemento englobado como um quiosque é dos únicos classificados na cidade com espaço interior utilizável pelo público.
Número IPA Antigo: PT011312050081
 
Registo visualizado 778 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial  Quiosque    

Descrição

Planta centralizada octogonal. Massa simples com cobertura em forma de pirâmide achatada revestida a chapa metálica rematando numa figura de carneiro. A cobertura prolonga-se para o exterior num beiral revestido a madeira suportado nas esquinas por elementos em ferro fundido. Das oito faces existentes duas são cegas , quatro possuem uma janela e as restantes duas portas. Todos os vãos são protegidos por portadas exteriores em madeira. A sua construção é em madeira mas foi rebocado neste século. No espaço interior o tecto acompanha a forma da cobertura e converge no centro num monograma com as letras A.C.S. Este quiosque está assente numa base de granito.

Acessos

Jardim do Passeio Alegre

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 2/96, DR, 1ª série-B, n.º 56, de 06 março 1996

Enquadramento

Urbano, isolado, a NO da placa ajardinada. Implantação harmónica no Jardim, com o Castelo da Foz ao fundo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial: quiosque

Utilização Actual

Comercial: quiosque

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1873, 20 Fevereiro - António Carneiro dos Santos apresenta o projecto para a sua construção; 1974 - construção; 1906, 4 Outubro - é comprado por Charles Frederick Chambers; Obras de revestido a reboco, substituição de caixilharias, do balcão e alteração dos revestimentos interiores; Posteriormente - teve como proprietário o suíço Jácome Rasker; 1990 - projecto de remodelação e ampliação do Café-Bar Chalet Suíço.

Dados Técnicos

Estrutura mista de madeira e ferro fundido.

Materiais

Paredes conseguidas à custa de uma estrutura em madeira e ferro actualmente rebocadas. Caixilharias de madeira. Cobertura forrada a chapa metálica. Toldos em tecido de desenho contemporâneo.

Bibliografia

Arquivo Histórico Municipal do Porto, Livro de Plantas de Obras, nº 48, fl. 209; Actas das Vereações da C. M. P., Lª 142, fl. 111; Trabalho elaborado pelos Serviços da C. M. do Porto para classificação dos quiosques da cidade; Monterey, Guido Foz do Douro, Porto, Secção Cultural do Clube Infante Sagres, 1965.

Documentação Gráfica

Arquivo Histórico Municipal do Porto

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Arquivo Histórico Municipal do Porto

Intervenção Realizada

Fecho e substituição das caixilharias; reboco de todo o volume; substituição do balcão e revestimentos interiores; colocação de toldos.

Observações

Este elemento, designado nesta classificação como quiosque quando foi construído foi sempre designado como um "...um Chalet para venda de tabacos, bebidas e mais géneros próprios do lugar..." de acordo com o requerimento do projecto do "Chalet". Este imóvel encontra-se profundamente descaracterizado. No entanto e segundo Guido Monterey este Chalet era considerado o ponto de encontro de intelectuais, ou seja, uma tertúlia do final do séc. 19 e princípio deste século. Segundo este autor foram frequentadores Camilo Castelo Branco e Raul Brandão entre outros. O projecto de ampliação (1990) propõe uma ampliação destinada a serviço de snack e gelataria. Prevê-se também a construção de uma cave para arrumos. O projecto encontra-se em fase de apreciação na C. M. do Porto. Este projecto é do arquitecto Santiago Ribas.

Autor e Data

Isabel Sereno 1993 / Paula Noé 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login