Quiosque na Praça Mouzinho de Albuquerque

IPA.00005569
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Quiosque construído no séc. 20, em revivalismo romântico com planta octogonal e referências orientais, entretanto desaparecido.
Número IPA Antigo: PT011312040085
 
Registo visualizado 786 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial  Quiosque    

Descrição

Planta centralizada octogonal. Massa simples de acentuada verticalidade. A cobertura forrada com chapa metálica pintada em forma de cúpula possui referências orientais. Possui apenas envidraçados em duas faces. Esses envidraçados funcionam como janelas de guilhotina. Tem uma pequena cave acessível pelo interior para armazém. Possui dois frisos de azulejos policromados, um por cima das portadas com motivos infantis e outro no nível dos parapeitos com motivos florais. O espaço interior forrado a papel é preenchido com prateleiras de madeira. As portadas aplicadas sobre as janelas são basculantes.

Acessos

Cedofeita, Praça Mouzinho de Albuquerque

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 2/96, DR, 1ª série-B, n.º 56 de 06 março 1996

Enquadramento

Urbano, isolado, a NO. da placa central ajardinada da Praça Mouzinho de Albuquerque, frente à Rua 5 de Outubro. Implantação harmónica no jardim da praça.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial: quiosque

Utilização Actual

Comercial: quiosque

Propriedade

Pública: Municipal (terreno)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1925 - Foi mandado construir por António Baltazar de acordo com o projecto apresentado em 27 de Outubro de 1924; 2020, 31 agosto - Despacho NUD/348380/2020/CMP, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, a determinar a Desclassificação do Quiosque da Praça de Mouzinho de Albuquerque, outrora situado na Praça de Mouzinho de Albuquerque, a noroeste da placa central ajardinada, em frente à Rua de 5 de Outubro, e que atualmente se encontra materialmente extinto; 30 setembro - publicação do Edital n.º 1065/2020, DR, 2.ª série, n.º 191 relativa à consulta pública da Câmara Municipal do Porto sobre a desclassificação do Quiosque da Praça de Mouzinho de Albuquerque.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma em madeira.

Materiais

Paredes conseguidas à custa de uma estrutura em madeira forradas a chapa metálica pintada. Caixilharias em madeira com vidros transparentes e alguns de cor. Cobertura com os mesmos materiais dos planos verticais. Dois frisos de azulejo policromados. Base de apoio do quiosque em granito.

Bibliografia

Trabalho elaborado pelos Serviços da C. M. do Porto para classificação dos quiosques da cidade.

Documentação Gráfica

Arquivo Geral da C. M. do Porto, Livro de Licenças de Obras, nº 444, fls. 267 e 269

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Em 1889 foram arrendados três terrenos para quiosques na mesma praça. Em 1958 existiam nesta Praça dois quiosques, o actual e o outro a poente que foi derrubado e destruído por um acidente automóvel em 1970.

Autor e Data

Isabel Sereno 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login