Igreja e Convento de São João Novo

IPA.00005560
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Igreja conventual maneirista de planta cruciforme, nave curta com capelas intercomunicantes e transepto inscrito. Frontões rectos e curvos interrompidos decoram a fachada. Retábulo-mor de talha dourada, de estilo joanino. A fachada principal da Igreja possui grandes afinidades com a da Igreja dos Grilos. Claustro de três pisos, os dois primeiros abertos e o terceiro fechado. Os limites da área do logradouro da Casa do Páraco coincidem e sobrepõem-se à Muralha Fernandina, através de uma varanda.
Número IPA Antigo: PT011312130169
 
Registo visualizado 1876 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho - Gracianos

Descrição

Planta composta por igreja de cruz latina, constituída por nave, transepto inscrito e capela-mor rectangular e áreas conventuais a E. com claustro quadrangular. Volumes articulados, com coberturas diferenciadas em telhado de uma, duas e três águas. A fachada principal da igreja, orientada a N., é dividida em três níveis. No primeiro, ao eixo, o portal, de verga recta e frontão triangular, ladeado por duplas colunas dóricas com pedestais; é encimado por um frontão interrompido, tendo ao centro um coração atravessado por setas (símbolo da Ordem) envolvido por uma moldura rematada por um tímpano. A ladear o portal, dois janelões quadrados gradeados encimados por frontões curvos abatidos. No segundo nível desenham-se cinco aberturas entre cada pilastra apoiada em pedestais. As da extremidade apresentam frontões triangulares e a do centro uma águia bifronte (símbolo de Santo Agostinho). A ladear a abertura central duas janelas encimadas por dois óculos falsos com elementos decorativos barrocos: volutas e conchas. No terceiro nível erguem-se nas extremidades laterais as torres sineiras a ladear os três frontões curvos interrompidos. O mais alto apresenta uma cruz e os outros dois pináculos. No interior, coro-alto apoiado num arco abatido, com balaustrada de madeira e cadeiral de uma só fila; do lado da epístola tem junto tribuna de perfil recortado e no lado do Evangelho órgão de tubos. A nave tem de cada lado duas capelas intercomunicantes, abobadadas em caixotões de granito, encimadas por sanefas de talha e tribunas com balaustrada e sanefas também em talha dourada. Na transição entre a nave e o transepto dois púlpitos com baldaquino em talha dourada encimados por nicho com imagem e sanefa de talha. O transepto, de braços curtos, apresenta nos topos e lateralmente retábulos. Sobre o arco triunfal um entablamento em granito e a sobrepujá-lo uma frontaleira de talha dourada. A nave e transepto são percorridos por entablamento com modilhões e cobertos por abóbadas de caixotões de granito ritmados. A capela-mor, também com abóbada em caixotões, apresenta um retábulo em talha dourada barroca de estilo joanino. Lateralmente, quatro portais, dois com frontões semicirculares e outros dois interrompidos de acesso à sacristia a O. e para as salas da Confraria a E.; são decoradados com legendas e emblemas relativos à Virgem, a Santo Agostinho e a São Patrício. O convento possui um claustro de três pisos, tendo nos dois primeiros arcadas, de arcos plenos no primeiro e abatidos no segundo, assentes em pilares dóricos e tendo o terceiro fechado, com janelas de guilhotina de moldura canelada e almofada inferior. As alas dos dois primeiros pisos são percorridas por lambril de azulejos. No centro da quadra, ligeiramente enterrada e lajeada, uma fonte com tanque octogonal e bicas sob a forma de golfinhos.

Acessos

Largo de São João Novo, Rua de São João Novo

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado. Implanta-se numa plataforma elevada, disfrutando-se nas traseiras de panorâmicas sobre o Douro. A fachada principal da igreja constitui o limite S. do lg. de São João Novo em contraponto a N. com a fachada do Palácio de São João Novo. Para poente adossadam-se a Casa do Páraco e a pequena capela da Senhora da Esperança, confrontando com as Escadas do Caminho Novo.

Descrição Complementar

No lado esquerdo da capela-mor encontra-se o brasão dos Silva Magalhães e uma data "1669".

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Religiosa: igreja / Judicial: tribunal

Propriedade

Privada: Igreja Católica (igreja), Pública: Estatal (convento)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

CARPINTEIRO: Frutuoso da Maia (1643). DESENHADOR: João Pereira dos Santos (1700). ENTALHADOR: Filipe da Silva (1700); Frei António de Sousa (1757-1766). Manuel da Fonseca (1690). IMAGINÁRIO: Pantalião Cardoso (1643). PINTOR: João Glama (1757-1766). PINTOR DE AZULEJO: Bartolomeu Antunes (1741).

Cronologia

1592 - O Bispo D. Jerónimo de Meneses extingue esta freguesia desdobrando-a nas de São Nicolau e Nossa Senhora da Vitória; 1593 - é instituída a freguesia de São João de Belomonte pelo bispo D. Frei Marcos de Lisboa com sede na ermida de São João Baptista; esta é cedida aos eremitas de Santo Agostinho que a reformam; 1643, 16 setembro - Frutuoso da Maia contratou a obra do forro do refeitório do convento, que incluía alguma obra de talha (molduras, rompantes, cartelas) e constaria de vinte e um painéis; parecer técnico do imaginário Pantalião Cardoso; 1672 / 1681 - as obras começaram pelo lado S., ou seja, pela capela-mor e 1º tramo da nave, sob a orientação de Fr. Manuel da Trindade; 1678-1681 - feitura da talha do trono do Santíssimo, de sete portas e três janelas em madeira de castanho, 12 quadros com moldura douradas e colocação de azulejo; 1690, 28 junho - contrato com Manuel da Fonseca para a feitura do retábulo dos Passos, por 100$000, conforme planta do próprio; 1693-1696 - colocação de painéis com molduras de talha e grades na Capela do Senhor dos Passos, por ordem da respetiva Irmandade; 1696-1700 - rebaixamento da tribuna e destacar o altar-mor por 21$144, fazendo-se obra no retábulo por 552$000; feitura da imagem de São João e 4 anjos para a capela-mor por 70$000; 1700 - execução do retábulo do altar-mor por Filipe da Silva e autoria do desenho de João Pereira dos Santos; 1741 - execução dos painéis de azulejo na capela de Santa Rita de Cássia da autoria de Bartolomeu Antunes; 1757 - 1766 - execução do retábulo rococó, da autoria de D. Frei António de Sousa e uma pintura de João Glama; 1834 - o Convento após a extinção das Ordens religiosas fica devoluto; 1863 - instalação na área conventual do Tribunal Criminal e Correcional do Porto; data no portão de ferro do portal de entrada no convento; 1872 - construção da parte da casa do Padre; 1991 - a residência paroquial encontra-se devoluta atendendo ao estado de conservação; 2003, 14 julho - despacho de abertura do processo relativo à eventual classificação, pelo Vice Presidente do IPPAR; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito aparente (fachada principal da igreja) ou rebocadas (convento); paredes interiores com acabamento a marmoreados rosa na nave, capela-mor e capela laterais; sacristia e claustro com lambrim de azulejos; pavimentos em lajeado de granito no claustro e parte interior do coro; soalho na sacristia, nave e capela-mor; mosaico cerâmico nas capelas laterais; tecto em abóbada de caixotões de granito na Igreja e tectos rebocados no convento; tecto estucado na sacristia; caixilharias de madeira pintada e grades de ferro pintado.

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1988; AZEVEDO, José Correia de, Inventário Artístico Ilustrado de Portugal, Lisboa, 1991; BRANDÃO, Domingos de Pinho, Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto - Documentação, vol. I (séculos XV a XVI), Porto, Diocese do Porto, 1984; Porto a Património Mundial, Câmara Municipal do Porto, Porto, 1993; QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal: Cidade do Porto, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN / DSID, DGEMN / DREMN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID, DGEMN / DREMN

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DSID, DGEMN / DREMN

Intervenção Realizada

DGEMN: 1995 - Conservação geral do corpo da sacristia, incluindo coberturas, paramentos exteriores e interiores e remodelação da instalação eléctica; tratamento dos paramentos exteriores das empenas S. O. da capela-mor; 1996 - beneficiação das coberturas e tratamento dos paramentos exteriores; tratamento do património azulejar dos painéis que revestem os paramentos laterais da Capela de Santa Rita; beneficiação geral das coberturas da casa Paroquial; 1998 - recuperação das coberturas.

Observações

Num dos arcos das galerias do claustro do segundo piso lê-se a inscrição "SENDO MINISTRO DA JUSTIÇA, GASPAR PEREIRA DA SILVA 1864". No local da Igreja de São João Novo existiu a Igreja de São João de Belomonte.

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

Paula Noé 1998
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login