Convento e Igreja de São Filipe Nery

IPA.00000556
Portugal, Bragança, Freixo de Espada à Cinta, União das freguesias de Freixo de Espada à Cinta e Mazouco
 
Arquitectura religiosa, chã e barroca. Igreja conventual de uma só nave, do tipo salão que se poderá referenciar, exteriormente, ao estilo chão pela predominância dos volumes quadrangulares bem como pela sobriedade das linhas. Interiormente, reproduz o modelo da igreja de nave única do tipo igreja - salão com capelas laterais de profundidade reduzida e em que, na zona da cabeceira, os braços do transepto, não ultrapassem o perímetro das capelas laterais. A semelhança da Igreja do Espírito Santo de Évora, apresenta um transepto inscrito. Constitui uma obra inacabada, como se pode constatar pela existência dos arranques para a prossecução da construção ao nível da fachada O..
Número IPA Antigo: PT010404020011
 
Registo visualizado 796 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Congregação do Oratório - Oratorianos

Descrição

Planta longitudinal composta de uma só nave e transepto. Volumes articulados horizontalmente com cobertura diferenciada em telhado de duas águas na nave e domo com abertura de iluminação zenital terminada em lanterna na capela-mor. Fachada principal orientada a S., de dois panos separados por pilastras. Portal de acesso em madeira com almofadas quadrangulares sobreposto por frontão de lanços e um janelão com grades ao nível do coro-alto, rematado com o mesmo tipo de frontão de lanços. O pano da fachada que corresponde à nave da igreja é rematado, ao nível do entablamento, por um frontão de lanços, encimado por uma cruz latina. No enfiamento das pilastras, o entablamento apresenta um fogaréu. O outro pano, para o lado E., apresenta um janelão com grades ao nível térreo. Do fecho do janelão surge, na parede, uma marcação em baixo relevo em forma de V que entronca, directamente na base do nicho que se lhe segue, já ao nível do coro-alto. A fachada E. desenvolvida em quatro panos é ritmada, na área correspondente à nave, pelas aberturas dos janelões e na área correspondente à capela-mor um corpo que excede a largura da nave. Este é marcado por uma janela de sacada, sob a qual existe uma janela quadrangular, de pequenas dimensões. As pilastras que marcam este corpo são rematadas por pináculos. A fachada N. da igreja é composta por um corpo de habitação particular em U, em que o piso térreo corresponde a anexos agrícolas e o segundo piso residêncial. Acede-se a este último por escadaria de um só lanço. A lanterna que remata a abertura do domo é claramente visível a partir da fachada N.. A fachada O. desenvolve-se em três panos. No seu extremo S., no pano correspondente à área do coro-alto, são patentes os arranques para uma construção inexistente. Neste mesmo local encontram-se duas aberturas entaipadas, sendo a do primeiro piso uma porta em arco de volta perfeita e a do piso do coro-alto, um janelão. O pano correspondente à nave apresenta as aberturas existentes entaipadas. A fachada O., na área correspondente à capela-mor, é de largura inferior à nave. O interior da igreja não dispõe de tecto, estando à vista a estrutura do telhado assim como o próprio telhado. Do antigo coro-alto possui apenas o arco abatido onde este se apoiava. Colateralmente antigas capelas de profundidade reduzida e sem qualquer decoração, excepto em algumas, que conservam restos de pintura no intradorso. Subsiste também um púlpito no lado do Evangelho, circular, em cantaria e com guardas decoradas. Na capela-mor retábulo com colunas colaterais e trono central.

Acessos

Freixo de Espada-à-Cinta, Avenida Guerra Junqueiro

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Portaria n.º 443/2006, DR, 2.ª série, n.º 49 de 09 março 2006

Enquadramento

Rural, a meia encosta, isolada, em elevação relativamente ao caminho pelo qual se acede à Igreja. Contornada a E., S. e O. por via de circulação. Envolvida por um adro, que se estrutura em torno da fachada O., e ao qual se tem acesso através de uma escadaria orientada para a fachada principal da Igreja. No adro, a O., encontram-se três cruzeiros.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1575 - A Congregação do Oratório é fundada em Itália por São Filipe Néry; 1668 - a Congregação do Oratório entra, oficialmente, em Portugal; 1673 - a Câmara do Freixo, proprietária da capela de Nossa Senhora do Vilar localizada no lugar onde hoje se implanta a Igreja do Convento de São Filipe Néry, cede ao Padre Francisco da Silva a "igreja, a casa do ermitão, a hospedaria dos romeiros e os bens de raiz"; 1680 - saem, do Freixo, alguns membros para ajudar a fundar a casa do Porto da Congregação do Oratório; 1834 - na sequência da extinção das ordens religiosas, também os bens, rústicos e urbanos, da Congregação foram vendidos em haste pública; 1993 - a Igreja do Convento de São Filipe Néry é doada à Fábrica da Igreja de Freixo de Espada-à-Cinta pela Família Guerra Pinheiro; 1995 - é elaborado um projecto para a recuperação e conservação da Igreja, o qual é candidatado ao Projecto-Piloto de Conservação do Património Arquitectónico Europeu; 1996, 28 Agosto - despacho de abertura do processo de classificação; 2003, 31 Janeiro - despacho de classificação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocado e aparente, paredes interiores de alvenaria de xisto rebocado, arco interior de alvenaria de granito, altar-mor e púlpito em madeira entalhada, estrutura de telhado em madeira, cobertura de telha de barro.

Bibliografia

SANTOS, Eugénio dos, O Oratório no Norte de Portugal, Lisboa, Junta Nacional de Investigação Científica, 1982; Guia de Portugal, Trás-os-Montes e Alto Douro, Lisboa, 1986; Brigantia, IX, Julho / Dezembro, 1989.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1994 - Consolidação da estrutura do telhado e restauro da cobertura.

Observações

O Projecto de Recuperação e Conservação da Igreja candidatado em 1995 ao Projecto-Piloto de Conservação do Património Arquitectónico Europeu, previa a preservação integral das paredes e aberturas nelas existentes, picagem geral das paredes com posterior regularização e pintura, repavimentação em madeira, recuperação da cobertura, construção de novo piso para o coro em madeira de castanho, construção de novas escadas interiores e exteriores de acesso ao coro e ao púlpito, execução de caixilharias nos vãos de janelas, execução de novas portas de madeira maciça, execução de nova instalação eléctrica e iluminação artística.

Autor e Data

João Santos 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login