Capela de Santa Catarina

IPA.00005420
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
 
Arquitectura religiosa, popular, barroca. Capela oitocentista, de planta longitudinal, com nave única, capela-mor e sacristia, de fachada simples com empena triangular, na qual se inscreve nicho com sino. Retábulo-mor barroco.
Número IPA Antigo: PT011312060142
 
Registo visualizado 1144 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave única, capela-mor rectangular mais estreita e sacristia de planta quadrangular adossada à fachada S. da capela-mor. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave e capela-mor e de quatro águas na sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento marcado a cinzento, rasgadas por vãos moldurados a cantaria. Fachada principal orientada, de empena triangular elevada, rematada por cornija saliente, com cruz sobre acrotério ao centro, e pináculos piramidais nas extremidades. Em eixo, porta de verga recta, encimada por uma janela rectangular gradeada, sobrepujada por um pequeno nicho em arco de volta perfeita com sino. A ladear a porta dois painéis de azulejo, à esquerda a representação de Santa Catarina e à direita de Nossa Senhora dos Anjos. Fachadas laterais rematadas por beiral ao nível da nave e por cornija de cantaria sob beiral na capela-mor. São rasgadas por estreitas janelas em capialço, na nave e capela-mor, e na fachada lateral N., ao nível da nave, também por porta de verga recta. Fachada posterior de empena triangular com remate semelhante ao da fachada principal, enquadrada por pilastras de cantaria. Apresenta, sensivelmente a meio da fachada pequeno painel de azulejos com a representação da Sagrada Família, sobre o qual se destaca lápide de granito com inscrição. Sacristia com porta de verga recta rasgada na fachada O., pequena janela quadrada na fachada lateral S. e janela gradeada com moldura de cantaria na fachada E.. No INTERIOR, paredes rebocadas e pintadas de branco, com percorridas por lambrim de azulejos industriais de padrão. Varanda do coro com volume saliente de acesso ao campanário. Superiormente, dois nichos de cada lado para imaginária. Do lado do Evangelho púlpito com escadaria em granito, com guarda torneada pintada. Arco triunfal em arco de volta perfeita, ladeado por mísulas com imaginária. Capela-mor com cobertura abóbada de caixotões. Nas paredes laterais, rasgam-se nichos com imaginária. Parede testeira inteiramente preenchida pelo retábulo-mor profusamente entalhado com sanefas e acantos.

Acessos

Largo de Santa Catarina, Travessa de Luís Cruz

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, isolado, no cimo do monte de Santa Catarina na margem do Rio Douro, em terreno de suave pendente. Este local constitui pela sua altitude e localização um miradouro desfrutando-se de uma vasta paisagem, desde a Serra do Pilar, a barra do rio até ao mar. Para O., numa cota inferior localiza-se a Capela do Senhor e Senhora da Ajuda (v. PT011312060069). A fachada posterior fica no enfiamento da escadaria do Senhor da Boa Morte.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Na fachada posterior, lápide de granito com inscrição: "Fundação do Séc. 14 - Régia ordem de D. João I - em VII-X-MCCCVC".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1395, 8 Outubro - Carta Régia de João I, doando aos marinheiros do Porto um terreno para a construção de uma capela em honra de Santa Catarina, sua padroeira; séc. 14 / 15 - provável construção da primeira Capela de Santa Catarina, que corresponderá à actual capela-mor; séc. 19 - provável alteração e ampliação da Capela de Santa Catarina inicial; 1848 - placa votiva a Nossa Senhora dos Anjos pelo milagre da Barca Comércio e Indústria; 1887, 14 Setembro - a Acta da Sessão da Confraria diz que a imagem de Nossa Senhora dos Anjos, foi esculpida por António Pereira de Abreu em meados do mesmo ano.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo lado interior e exterior; paredes no interior com lambrim; tecto estucado na nave; tecto em caixotões de madeira; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; caixilharias em madeira pintada.

Bibliografia

LANHOSO, A. Coutinho, A Capela de Santa Catarina, de Lordelo do Ouro, tem tradições marinheiras, in O tripeiro, VI Série, Ano I, nº8, Agosto, Porto, 1961; PACHECO, Helder, Porto, Lisboa, 1984; QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal: Cidade do Porto, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Confraria: Séc. 20, anos 80 - Arranjo dos telhados, rebocos exteriores, lambrim de azulejos e juntas da cantaria; anos 90 - patamar de acesso à porta principal.

Observações

A Capela de Santa Catarina e a Capela do Senhor e Senhora da Ajuda, têm ambas fortes ligações aos marinheiros, pescadores e aos Calafates do Ouro. Dos Estaleiros do Ouro vêem-se as duas capelas. A capela de Santa Catarina foi a primeira Igreja Matriz de Lordelo do Ouro. O adro da Igreja terá tido um desnível do lado S. da Capela, correspondente ao soco corrido desta fachada.

Autor e Data

Isabel Sereno 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login