Casa dos Morgados de São Bento

IPA.00005396
Portugal, Porto, Vila do Conde, Vila do Conde
 
Casa abastada maneirista e neoclássica, de planta rectangular e dois pisos com linhas simples e regularidade de fenestração, tendo adossado corpo estreito neoclássico. Apesar da modinatura e cronologia os dois corpos serem diferentes, eles possuem uma certa harmonização.
Número IPA Antigo: PT011316280031
 
Registo visualizado 220 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular composta por dois corpos volumetricamente distintos, massas dispostas horizontalmente e cobertura de telhado diferenciado em ruínas. Fachada principal, orientada a S., com embasamento de cantaria e dois registos, sendo o do corpo maior e mais antigo separado por um friso. Este é dividido por pilastras em três panos, sendo o central mais largo, e as quais são encimadas por urnas sobre o telhado. No 1º piso abrem-se, lateralmente uma porta de arco abatido moldurada e no corpo central uma outra igual ladeada por duas janelas de guilhotina com o mesmo tipo de arco; no 2º piso, as portas são encimadas por janelas de sacada com gradeamento em ferro e as janelas por outras semelhantes mas com bandeira inferior cega. Percorre este corpo entablamento avançado. O corpo da esquerda possui igualmente pilastras nos cunhais mas de módulo diferente e são sobrepujadas ao nível dos telhados por bolas sobre plintos. No 1º piso abre-se portão de arco abatido e no 2º janela de verga recta com gradeamento; coroamento em frontão triangular. O acesso ao 1º piso é feito através de pátio lajeado donde partem as escadas de granito. A organização da casa distribuía-se por zona da armazenagem e arrecadação nos baixos e zona da habitação no 2º andar.

Acessos

Vila Conde, Rua da Lapa, n.º 13 a 15. WGS84 (graus décimais) lat.: 41,357593; long.: -8,741867

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado a O. por construção recente que faz gaveto. O edifício, conjuntamente com o imóvel fronteiro - a Casa de São Sebastião, e o fontanário, constituem um largo de referências setecentistas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1642 - Data provável da construção; 1855 - venda da casa a José Manuel da Costa Faria e Silva, Ministro da Rainha;1871, cerca de - anexado o corpo a O.; 1872 - apeada a pedra de armas; 1995, 2 Junho - Despacho de abertura do processo de instrução relativo à eventual classificação do imóvel; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria de granito rebocada, molduras de granito aparente, madeiras, guardas das varandas em ferro, estrutura do telhado e telha (quase inexistente).

Bibliografia

NOBREGA, Vaz Osório da, A Capela de S. Bento em Vila do Conde, s.d.; COSTA, P. António Carvalho da, Corografia Portuguesa, 1706; VIEIRA, José Augusto, O Minho Pitoresco, Lisboa, 1887; FERREIRA, Monsenhor Augusto, Vila do Conde e o seu Alfoz. Origens e Monumentos, Porto, 1923; FREITAS, E. de A da Cunha e GUIMARÃES, Bertino Daciano, Subsídios para uma monografia de Vila do Conde, Porto, 1953; RAPOSO, Francisco Hipólito, Minho, Lisboa, 1984; Guia de Portugal, Entre Douro e Minho, Lisboa, 1986; AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses - Introdução ao estudo da Casa Nobre, Lisboa, 1988; NEVES, Joaquim Pacheco, Vila do Conde, 1991; Vila do Conde Espraiada Entre Pinhais, Rio e Mar, Paços de Ferreira, 1997.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - O corpo que foi construído por volta de 1871, julga-se ter substituído um grande portão de ferro encimado por pedra de armas. *2 - A Casa dos Morgados de Sã Bento teve como 1º dono o Capitão-mor de Vila do Conde, Jacome Carneiro Barbosa. Em 1855 foi vendida a José Manuel da Costa Faria e Silva. Os descendentes destes foram vendendo terrenos adjacentes. A própria moradia também foi vendida a Marcelino Soares da Cunha que aí instalou uma oficina de reparação de bicicletas. *3 - A pedra de armas que em tempos exibira a fachada foi apeada, encontrando-se hoje na casa onde funciona a Biblioteca Municipal. *4 - Interessante notar que no interior ainda se vislumbra, traços de tectos em caixotões, e pinturas (frescos) das paredes, mas em completo estado de degradação. *5 - Desabitada, a cobertura pavimento e restantes elementos construtivos estão completamente degradados, achando-se o interior repleto de vegetação. De uma grande Quinta e bonito jardim, nada resta.

Autor e Data

Isabel Sereno / Elvira Rebelo 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login