Igreja Paroquial de Torre de Dona Chama / Igreja de Santa Maria / Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

IPA.00000539
Portugal, Bragança, Mirandela, Torre de Dona Chama
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal e uma nave, com fachada-torre formando nártex. No interior, retábulo do Evangelho barroco, de estilo nacional, do lado da Epístola e retábulo-mor em estilo joanino e tecto da capela-mor em caixotões pintados. Implantação volumétrica da torre sineira no interior, formando endonártex. Riqueza e qualidade plástica do retábulo-mor em talha joanina e dos caixotões de madeira pintados da capela-mor.
Número IPA Antigo: PT010407300034
 
Registo visualizado 410 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor rectangulares e sacristia adossada a S. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas na igreja e 3 na sacristia. Paredes em alvenaria rebocada, cunhais, vãos, cornijas e empenas em cantaria de granito. Nos cunhais pilastras encimadas por fogaréus. Frontispício de cantaria aparelhada orientado a O., rematado com cornija e empena em aletas, sobrepujado por torre sineira quadrangular, colocada axialmente, com quatro vãos de arco pleno e rematada por cornija com balaustrada e coruchéu. A fachada divide-se em 3 panos por pilastras que se prolongam superiormente nos cunhais da torre. Portal principal axial, com arco abatido, pilastras sustentando cornija encimada por pináculos e frontão curvo interrompido, com nicho no centro. Encima-o óculo quadrilobado. Nos panos laterais, janelas rectangulares de moldura superior curva. Fachadas laterais com embasamento, rematadas em cornija arquitravada, com porta de vão curvo e 2 janelas de verga recta. Relógio de sol em pedra sobre o cunhal da sacristia. Fachada posterior com nicho e empena coroada por cruz. No interior impõe-se o volume da torre, rasgada inferiormente por vãos de arco pleno, à frente do qual se organiza coro-alto sobre arco abatido e com balaustrada de madeira. Paredes laterais simétricas tendo, de cada lado, 3 confessionários embutidos, um púlpito assente sobre mísula e 2 altares laterais de talha postos de ângulo; o do lado do Evangelho é dedicado a Nossa Senhora dos Remédios e o do lado da Epístola tem Cristo na Cruz. Arco triunfal pleno, com pinturas murais sobre o arco e nas paredes laterais. Tecto em abóbada de berço, em madeira pintada com cena da Anunciação, datada de 1844. A capela-mor tem tecto com 24 caixotões de madeira, pintados com as figuras dos Evangelistas, dos Doutores da Igreja e com cenas da vida de Cristo. Retábulo-mor em talha dourada com colunas salomónicas, coroamento em baldaquino e trono central; sacrário e altares laterais, coroados também por baldaquinos; decoração com elementos fitomóficos, conchas, florões, putti e figuras humanas. Sacristia de planta quadrangular adossada a S. à capela-mor, com duas frestas na fachada S. e porta de verga recta no lado E.. Sobre o cunhal SO. existe um pequeno relógio de sol.

Acessos

Rua dos Combatentes da Grande Guerra

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado. Situado em posição sobranceira, numa área de pendente N. / S., no centro de uma plataforma (adro) artificial, criada por muro de sustentação a S. em cantaria de granito.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17, final / 18, início - Construção da igreja; 1815 - data inscrita sobre a porta principal, a qual deverá corresponder a remodelações na frontaria; 1844 - data inscrita na pintura do tecto da nave.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes em alvenaria rebocada, cantaria de granito nas molduras dos vãos, cunhais, cornijas e empenas, cobertura em telha, talha, pavimentos em madeira, granito e mosaico, tectos de madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Amaral e Miguel Rodrigues 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login