Casa e Quinta da Maragossa

IPA.00005333
Portugal, Porto, Penafiel, Valpedre
 
Casa nobre barroca, de planta rectangular, composto por dois corpos adossados, com tratamento distinto na fenestração e integrando capela volumetricamente distinta no extremo esquerdo. Posicionamento da casa no terreno, molduras nas janelas com formas arredondadas, volutas no remate das guardas das escadas exteriores. A varanda corrida da fachada posterior, fechada com portadas de madeira pintadas de verde, confere-lhe um aspecto singular. A pintura amarela na casa e muro da quinta permite um maior contraste com as cantarias de granito.
Número IPA Antigo: PT011311360042
 
Registo visualizado 178 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Casa de planta rectangular alongada, composta com capela adossada no topo S.. Volume de dois pisos com coberturas diferenciadas em telhado de quatro águas na casa e de duas na capela. Fachada principal voltada a nascente, constituída por dois corpos separados por pilastra, possuindo ao nível térreo algumas portas e pequenas frestas e no piso superior janelas de guilhotina encostadas ao beiral, tendo as do corpo N. verga curva e as do corpo S. verga recta, todas inferiormente decoradas e ladeadas por pequenas mísulas. Escadaria de acesso ao andar nobre desenvolvida junto ao corpo S., sendo a entrada principal encimada por pequeno frontão contracurvado interrompendo a linha dos telhados. A capela, de empena triangular, apresenta portal com frontão de lanços encimado por janela quadrilobada. A fachada posterior tem o primeiro piso revestido a cantaria com grandes almofadas côncavas e o segundo com colunata corrida, fechada por portadas de madeira pintadas a verde, à qual se tem acesso por duas escadas de tiro dispostas regularmente. No extremo S. possui o volume da capela e no extremo N. um corpo que prolonga a casa, com um alpendre sobre uma escadaria de serviço.

Acessos

EM 590-1

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado. Insere-se num gaveto de um caminho com a EM 590-1. Os limites da quinta voltados para a EM constituem um muro alto rebocado que se prolonga até um espaço em forma de meia lua com algumas árvores. A partir deste espaço, decorado com um lambrim de azulejos, tem-se acesso à quinta através de um portal encimado por uma pedra de armas. A casa, localizada recuada relativamente à estrada numa plataforma elevada, gera um jardim em plano inclinado com um lago com chafariz. As traseiras voltam-se para um espaço estreito e alongado em terra batida, definido por um muro alto de suporte das terras da quinta onde se destaca uma fonte de espaldar com tanque.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - Construção da casa; 1980 - incêndio; 2001, 2 Julho - Despacho de abertura do processo de instrução relativo à eventual classificação do imóvel; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo interior e exterior; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; caixilharias de madeira pintadas; varandas com ferro forjado pintado; lambrim de azulejos no muro exterior junto ao portal.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Anos 80 - Obras de restauro e conservação.

Observações

Apesar da diferente modinatura das aberturas do andar nobre do frontispício, o que sugere duas fases construtivas na casa, sendo possivelmente o corpo junto à capela o mais antigo, no seu conjunto o imóvel possui grande uniformidade e harmonia.

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login