Mosteiro de Sandelgas / Mosteiro de Nossa Senhora de Campos / Quinta de Sandelgas

IPA.00005203
Portugal, Coimbra, Coimbra, União das freguesias de São Martinho de Árvore e Lamarosa
 
Arquitectura religiosa, barroca.
Número IPA Antigo: PT020603210089
 
Registo visualizado 325 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Mosteiro feminino  Ordem de Santa Clara - Clarissas Terceiras

Descrição

Planta irregular composta. Edifício conventual: Fachada principal orientada a N., longa, dividida em sectores por meio de pilastras, mostrando janelas e frestas rectangulares correspondentes ao r/c e andar nobre; portal da igreja a meio e grande portão de acesso à àrea rústica a O. em posição lateral. Alçado lateral S. aberto sobre a quinta com janelas e portas rectangulares; a meio rasga-se um arco redondo em comunicação com o portão da frontaria; à sua direita uma escada conduz à porta do andar nobre. Igreja: Planta composta de nave e capela-mor. Acesso principal a meio da nave pela frontaria do cenóbio; portal rectangular enquadrado de colunas dóricas rusticadas eentablamento de modilhões rematado por 3 nichos sem esculturas entre 2 colunelos jónicos e 2 pilastras misuladas; acima do nicho central a inscrição EGO FLOS CAMPI e uma data ilegível; ladeiam o portal 2 grandes janelas com grades de ferro. INTERIOR: espaço diferenciado iluminado do lado da frontaria por 2 janelas baixas na capela-mor e 2 grandes janelas acima do portal, na nave; grande porta de arco abatido a meio da parede de topo da nave permite o acesso a partir da quinta; 3 nichos no topo da capela-mor guardam as esculturas do portal: São Joaquim, Santa Ana e Nossa Senhora da Conceição ao centro; 2 altares laterais na nave junto ao cruzeiro. Paredes picadas sem reboco e tecto improvisado *1. Quinta: na área de vários hectares ajardinada e sombreada por cedros existem 2 fontes, a das freiras abaixo do nível do solo e a de São João com escultura do santo num nicho central e frontal revestido a azulejos de enxaquetados, magníficamente rodeada de vegetação.

Acessos

Sandelgas, Rua do Convento

Protecção

Enquadramento

Urbano, à entrada S. da povoação, em harmonia com o meio, constituído por casas de baixa densidade e terrenos da quinta fortemente arborizada onde se encontra, que se prolonga para S. até à EN 111.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: mosteiro feminino

Utilização Actual

Residencial: casa / Cultural e recreativa: edifício multiusos *2

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1691 - Mosteiro de Nossa Senhora de Campos de Montemor-o-Velho das religiosas da Ordem Terceira de São Francisco é transferido para Sandelgas, devido às enchentes de rio, vindo a ocupar uma quinta deixada para esse fim pelo cónego João Henriques de Carvalho; ; o que resta do antigo cenóbio é desta altura; 1848, 15 de Setembro - após extinção das ordens religiosase período conturbado as freiras são transferidas para Mosteiro de Santa Clara de Coimbra; 1865, 19 Agosto - convento vendido em Hasta pública e adquirido pela família Moura em cuja posse se encontra hoje.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada (paredes); pedra ( molduras de vãos, portal e esculturas ), telha (cobertura exterior).

Bibliografia

BORGES, Nelson Correia, Coimbra e Região, Lisboa, 1987; CORREIA, Vergílio; GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Coimbra, Lisboa, 1952.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - O recheio da igreja foi levado para os mais diversos lados, logo após a extinçao das ordens religiosas. Há na quinta restos arquitectónicos e azulejos de enxaquetados do séc. 17. *2 - Quinta e instalações abertas a casamentos, congressos, reuniões, festas infantis.

Autor e Data

Francisco Jesus 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login