Capela de Nossa Senhora da Vitória / Capela do Corpo de Deus / Casa + Capela

IPA.00005183
Portugal, Coimbra, Coimbra, União das freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu)
 
Arquitectura religiosa, gótica, barroca.
Número IPA Antigo: PT020603170079
 
Registo visualizado 175 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta, com nave rectangular e capela-mor poligonal. Coincidência interior - exterior, com volumes articulados de disposição horizontal. Cobertura em telhado de 2 águas. Fachada principal orientada a O. com um pano limitado por cunhais ligados a cornija moldurada à altura do telhado, sobrepujada de frontão mistilíneo com cruz de pontas trevadas no ângulo superior. Porta principal com remate em frontão e óculo inscrito num quadrado. Dois fogaréus pontuam os ângulos fronteiros do edifício. Só o alçado lateral S. é visível da rua. A parede da nave, de pano único, não regista aberturas. No seu prolongamento, o corpo da capela-mor, mais baixo, e mostrando cachorrada seguida sob o beiral. INTERIOR - Espaço diferenciado, mas muito alterado devido à profanação da capela. A iluminação provém do óculo da frontaria e de dois amplos vãos abertos na parede N.. Neste lado abre-se ainda uma porta, que dava para uma escada de acesso ao coro alto. O espaço da antiga capela-mor está irreconhecível, salvaguardando-se a abóbada de aresta. A nave é coberta por abóbada semi-circular. Na parede da frontaria, sob o coro alto, existem ainda vestígios de azulejos do séc. 18. Todo o pavimento foi recentemente regularizado, permanecendo visível junto ao arco cruzeiro a pedra de uma campa.

Acessos

Rua do Corpo de Deus, Largo da Victória

Protecção

Incluído na Zona Especial de Protecção do Mosteiro de Santa Cruz ( v. 0603170004 ), Igreja de São João das Donas ( v. 0603170021 ) e Jardim da Manga ( v. 0603170025 ).

Enquadramento

Urbano. Encontra-se implantado no centro do antigo bairro judaico, a meio da rua e em plano inferior a ela, com pequeno adro à frente, sobre uma riba com vistas panorâmicas sobre a Igreja de Santa Cruz, Igreja de São João das Donas e Jardim da Manga.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Cultural e recreativa: casa de espetáculos

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14 / 18 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido; 2003 - Ângelo Ramalhete, Maria Manuel Ataíde e Pedro Taborda

Cronologia

1367 - Ana Afonso institui uma capela naquele sítio; séc. 15 - a capela-mor recebe pequeno retábulo de dois anjos adorando o Sacramento ( retirado para o Museu Nacional de Machado de Castro ); 1666 - o templo encontra-se em ruína; 1780 - a capela é reformada; 2003 - transformada em Bar (Casa de Fados).

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada (paredes); pedra (cunhais, cornija, molduras dos vários vãos, empena do frontão e arco triunfal); tijolo (abóbadas ); telha (cobertura exterior), metal, vidro e madeira (pavimento, anexo lateral esquerdo e coro alto).

Bibliografia

CARVALHO, F. A. Martins de, Antiga Igreja ou Ermida do Corpo de Deus em Coimbra, Coimbra, 1918; CORREIA, Vergílio; GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal - Cidade de Coimbra, Lisboa, 1947; BORGES, Nelson Correia, Coimbra e Região, Lisboa, 1987.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Arrendatário:1990, década de - Reparação das coberturas, limpeza interior, caiação e regularização do pavimento; Arrendatário: 2003 - obras de conservação e restauro, arranjo da cobertura, picagem e reboco de paredes exteriores e interiores, repavimentação, construção de anexo panorâmico junto à fachada lateral N., com acesso para o coro alto reconstruído em materiais modernos e numa extensão superior à do antigo coro.

Observações

*1 A partir de 2003, passou aqui a funcionar um bar com a designação "À Capela" , com espectáculos diários ao vivo (fados de coimbra todos os dias durante o verão e às 5ª feiras, 6ª feiras e sábados durante o inverno, decorrendo espectáculos variados durante os outros dias).

Autor e Data

Francisco Jesus 1999 / Margarida Silva 2004

Actualização

Margarida Silva 2004
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login