Casa na Rua Tenente Valadim, n.º 73

IPA.00005124
Portugal, Porto, Póvoa de Varzim, União das freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai
 
Casa unifamiliar Arte Nova, com frontespício de dois pisos, terminados em empena angular e com típicos painéis de azulejos. O tipo de azulejos e o desenho da guarda da varanda referenciam-se ao período da Arte Nova.
Número IPA Antigo: PT011313100021
 
Registo visualizado 261 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Fachada de dois pisos orientada a E.. De frente estreita e simétrica, possui duas janelas ao nível do rés-do-chão e duas janelas de sacada alinhadas com as anteriores para acesso a uma varanda corrida no primeiro piso. Entre estas duas janelas destaca-se um painel de azulejos de motivos florais com três cores predominantes. O remate da fachada do tipo angular é sublinhado por dois frisos salientes. Sob este remate um outro painel de azulejos com os mesmos motivos florais salientando-se no centro uma forma animal: o pavão. Os quatro elementos de suporte da varanda em forma de cachorro rematam exteriormente com um motivo floral em alto relevo executado no reboco. A guarda da varanda em ferro forjado caracteriza-se por formas geométricas arredondadas.

Acessos

Largo Campos Henriques e Rua Tenente Valadim nº 73

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado. A fachada faz parte do Lg., adossada a uma construção de r/c a N. e uma de dois pisos com piso amansardado a S. Localiza-se numa das ruas mais comerciais da Póvoa e por isso profundamente descaracterizada nas proximidades por construções de qualidade duvidosa.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa residencial e comercial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 20 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 20 - provável construção, 1976, 13 dezembro - por despacho do Secretário de Estado da Investigação Cientifica, foi determinada a classificação como imóvel de interesse público; 2007, 17 janeiro - despacho de encerramento.

Dados Técnicos

Parede autoportantes

Materiais

Parede em alvenaria de granito rebocada. Guarda em ferro forjado pintada. Caixilharias em madeira e vidro transparente. Revestimento pontual de azulejo.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID - 001/013-013-1984/6; IPPAR, pº 6.11.3 / 25 - 13 (1)

Intervenção Realizada

Observações

* DOF: Fachada do Prédio na Rua Tenente Valadim, nº 73 - 1º, pelo interesse dos azulejos Arte Nova que a revestem e da qual fazem parte integrante, bem como as grades da sacada. Dada a caracterização deste imóvel e a sua reduzida singulariedade entende-se que a sua classificação deve ser alterada para Imóvel de V.C. O edifício a S. apresenta ao nível do r/c um Restaurante - Marisqueira que se prolongou recentemente para a fachada em vias de classificação. De salientar-se assim a presença de um toldo de plástico ao nível do r/c numa das aberturas.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994 / Paula Noé 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login