Castro da Serra do Muro de Vandoma

IPA.00005111
Portugal, Porto, Paredes, Baltar
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado proto-histórico com ocupação romana e medieval. Povoamento fortificado / castro integrando troço de muralha medieval. A linha de muralha prolonga-se em linha recta sem fechar. O outeiro tradicionalmente considerado como povoado proto-histórico não apresenta de forma evidente vestígios deste tipo de ocupação, muito embora as alterações provocadas pelas obras de construção de um posto de retransmissão de rádio, a extracção de pedra praticada no local e a vegetação que recobre todo o outeiro dificulte o seu reconhecimento, aguardando-se a divulgação dos resultados de uma escavação arqueológica para confirmar ou confirmar tal ocupação. Encontra-se junto da divisória das freguesias de Vandoma e Baltar. Na documentação medieval é referido como "Mons Bendoma" ou "Benidoma". Um troço da muralha, com c. de 20 m de extensão foi afectado por remoções de terras o que provocou a sua destruição e ocultação. À superfície detectam-se fragmentos de cerâmica comum e de tegula.
Número IPA Antigo: PT011310030007
 
Registo visualizado 321 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado proto-histórico  Povoado fortificado   

Descrição

Extensa linha de muralha, com uma espessura com c. de 4 m, prolongando-se em linha de recta em c. de 1000 m, sem constituir um recinto fechado, registando-se na vertente E. vestígios de construções rectangulares construídas com silhares graníticos.

Acessos

Baltar; EM a partir do km 19 da EN 15

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 45/93, DR, 1.ª Série-B, n.º 280, de 30 novembro 1993

Enquadramento

Rural, isolado. Implanta-se na vertente sobranceira ao vale do ribeiro de Baltar, coberto com pinhal e vegetação rasteira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Proto-história / Época medieval

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Época medieval - provável construção do troço de muralha.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; muralha construída com silhares assentes em seco, constituída por dois paramentos paralelos preenchidos interiormente com pedra miúda.

Materiais

Muralhas e construções em granito; cobertura de construções com tegula.

Bibliografia

VIEIRA, José Augusto, O Minho Pittoresco, vol. 2, Lisboa, 1887, p. 578 - 579; BARREIRO, José do, Monografia de Paredes, 2, Porto, 1924, p. 696; SILVA, José da, Os recintos fortificados de Baltar e do Montemuro, Lucerna, 3, Porto, 1963, p. 126 - 135; ALMEIDA, Carlos Alberto F. de, Castelologia Medieval de Entre-Douro-e-Minho, trab. complementar de dissert. de doutoramento, polic., Porto, 1978, p. 31.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1990 - Escavação arqueológica sob a responsabilidade António Baptista Lopes.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Amaral 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login