Quinta do Bom Pastor / Quinta da Buraca / Quinta de Pedro Caetano / Quinta do Macaísta

IPA.00005084
Portugal, Lisboa, Lisboa, Benfica
 
Arquitectura residencial, barroca. Casa de quinta.
Número IPA Antigo: PT031106080359
 
Registo visualizado 3169 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Residencial unifamiliar  Quinta  Palacete  

Descrição

De planta composta pela justaposição de rectângulos, o edifício apresenta volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuada por terraço e telhados a 4 águas. O núcleo primitivo da construção, desenvolvido ao longo da via pública, organiza-se dentro de um rectângulo e apresenta uma fachada principal a O., organizada em 3 corpos, separados por pilastras de cantaria, e 2 pisos, sendo lateralmente delimitada por cunhais de cantaria. Ao nível do piso térreo abre-se a porta ladeada por 4 janelas de peito de emolduramento calcário simples guarnecidas de grades de ferro forjado. O andar nobre é animado pelo rasgamento de 5 janelas de sacada com emolduramento de cantaria recortado e grades de ferro forjado, abrindo as 3 centrais para uma mesma varanda com base de cantaria apoiada em mísulas. O remate efectua-se por platibanda ritmada por plintos encimados por urnas e pináculos e interrompida, sobre o módulo central, pela presença de um frontão triangular decorado por uma estrela relevada e sobrepujado por urna. Este núcleo da construção articula-se com um terraço sensivelmente quadrado que se desenvolve a N., ao nível do andar nobre, e ostenta, aplicados num muro, 3 grandes painéis de azulejos monócromos e cercadura rocaille polícroma figurando cenas campestres e mitológicas. *1. Nos terrenos do jardim, que se desenvolve contiguamente ao alçado posterior da casa, reconhece-se a construção nova da casa de retiros, constituída por 2 pavilhões ligados a um corpo central. A S. encontra-se um jardim formal com buxos, fonte central e fonte parietal em estilo grotesco com incrustações de louça chinesa e ainda um belo exemplar de "araucária".

Acessos

Estrada da Buraca, n.º 8 - 10. WGS84 (graus decimais) lat.: 38.744158, long.: -9.203719

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado por jardim murado

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: quinta

Utilização Actual

Religiosa: recolhimento espiritual

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1756 - a quinta era propriedade de Pedro Caetano Brum Pimentel, que aí residia com sua esposa D. Mariana Catarina de Pastori e 22 criados; 1764 - era habitado pelos mesmos proprietários, servidos por 14 criados e uma escrava; 1771 - a quinta é referida nos Livros das Almas da paróquia de Benfica como Quinta do Pedro Caetano; c. 1780 - aplicação dos 3 painéis azulejares do terraço, provavelmente oriundos da Real Fábrica do Rato; Séc. 18 - a propriedade era pertença de João António Lopes Pastor; Séc. 19 - na quinta residia D. Genoveva Leocádia Xavier da Silva (viúva de Bernardo António da Silva), havendo referências ao seu oratório particular existente no interior da casa; Séc. 19 - a imperatriz D. Amélia de Beauharnais Leuchtenberg (viúva de D. Pedro IV de Portugal e I do Brasil), passa uma temporada na quinta, acompanhada de sua filha, a infanta D. Maria Amélia; 1873 - era proprietário José Maria de Pastori, sendo então designada Quinta do Macaísta; Séc. 20 - sucedem-se como proprietários da quinta a viúva Garlon, o marquês de Fontes e, finalmente a Câmara Municipal de Lisboa ; cedência da propriedade pelo Município ao Patriarcado de Lisboa pela quantia de 2.000.000$00; 1962 - início da obra, tendo o palácio sido restaurado, arranjados os jardins e horta, sendo construída, numa zona da quinta, a casa de retiros; 1964, Maio - inauguração da Casa de Retiros do Bom Pastor, na Buraca, antiga Quinta da Buraca; 1967 - construção nova erguida em terrenos da propriedade; 1967 / 1975 - foi residência do Cardeal D. António Cerejeira após a sua reforma; 1983 / 1985 - aí residiram 3 irmãs da casa de retiros; 1999 - a casa encontra-se parcialmente habitada pelo capelão octagenário, estando o resto do imóvel fechado; 1999, 16 Agosto - elaboração da Carta de Risco do imóvel pela DGEMN.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, ferro forjado, azulejos.

Bibliografia

PROENÇA, Pe. Álvaro, Benfica Através dos Tempos, Lisboa, 1964; SANTA-BÁRBARA, Artur, Benfica e a sua igreja. Narrativa - Antologia 1955-1979, Lisboa, Livraria Ferin, 1979; STOOP, Anne De, Quintas e Palácios dos Arredores de Lisboa, Porto, 1986; CONSIGLIERI, Carlos e OUTROS, Pelas Freguesias de Lisboa. O Termo de Lisboa, Lisboa, 1993

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco

Intervenção Realizada

Observações

*1 - o interior, completamente transformado, não apresenta compartimentos de interesse

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1996

Actualização

Lobo de Carvalho e Teresa Ferreira 1999
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login