Museu e Jardim-Escola João de Deus

IPA.00005072
Portugal, Lisboa, Lisboa, Campo de Ourique
 
Arquitectura educativa e arquitectura cultura, ecléctica. Jardim-escola e museu.
Número IPA Antigo: PT031106300268
 
Registo visualizado 449 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Jardim de infância    

Descrição

Planta rectangular, de volumetria paralelepipédica e cobertura efectuada por telhados a 7 águas. O edifício compõe-se de 3 corpos separados por pilastras e 1 piso, prolongando-se no corpo central a um 2º andar ao nível da cobertura. A fachada principal (N.) apresenta corpo central servido por escadaria de lanço recto e alpendre, vazado por 3 arcos de volta perfeita suportados por colunas, pela qual se acede ao interior do edifício. Observa-se no 2º andar a abertura de janelas de peito. Nos corpos laterais, idênticos, existem em cada um deles , 2 janelas rectangulares. O edifício é rematado superiormente por cornija em telha lusa, precedida por friso em azulejo policromo, apenas interrompido pelas pilastras. Apresenta no alçado E., 2 pisos separados por falso beirado, identificando-se piso térreo com janelas em arcos de volta perfeita sobrepujadas de janelas de peito no andar superior, prolongando-se a um anexo de planta rectangular. No alçado lateral O., um painel de azulejo representando João de Deus a ensinar a ler, com a inscrição: Associação de Escolas Móveis. Jardins Escolas João de Deus. Lisboa. A O. existe outro edifício correspondente ao Museu João de Deus. De planta composta por paralelepípedo e semicírculo, exibe cobertura piramidal em telha. Apresenta fachada principal a N, com galilé, aberta em pano de muro curvo, suportado por 8 colunas com capitéis ornados por festões, e servida por escadaria em leque. A porta de acesso ao interior, localizada a eixo, e de verga recta em cantaria, apresenta-se ladeada por pano de muro com lambril azulejar monócromo (amarelo).

Acessos

Avenida Pedro Álvares Cabral, n.º 67 - 69 A

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 740-F/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012 / Parcialmente incluído na Zona de Proteção do Liceu de Pedro Nunes (v. IPA.00007048)

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado por recinto murado e gradeado. Implanta-se ao cimo da Avenida Álvares Cabral, junto ao Jardim da Estrela, na frente urbana SO.. O imóvel integra-se no perfil urbano da avenida, pontuado por construções recentes entre prédios de concepção modernista. No espaço imediatamente fronteiro cabe salientar a presença da Escola Secundária de Pedro Nunes (v. PT031106300502), de construção coeva ao Jardim-Escola, seguida da Casa de Cristino da Silva (v. PT031106300501), já dos anos 40.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: jardim infantil / creche / Cultural e recreativa: museu

Utilização Actual

Educativa: jardim de infância / creche / Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Raul Lino (1915).

Cronologia

1915 - início da construção do imóvel, conforme projecto do arquitecto Reaul Lino (1879-1974); 1917 - conclusão das obras; 1987 - proposta de classificação pelo IPPC; 2006, 12 dezembro - Despacho de abertura do processo de classificação pelo vice-presidente do IPPAR; 2011, 04 abril - proposta da DRCLVTejo para classificação como Conjunto de Interesse Público e fixação da Zona Especial de Proteção; 18 maio - parecer do Conselho Nacional de Cultura a propor a classificação como Monumento de Interesse Público; 2011, 19 setembro - publicação do anúncio de decisão de classificação como Monumento de Interesse Público do imóvel, conjuntamente com o Liceu Pedro Nunes e fixação da Zona Especial de Proteção, publicado em Anúncio n.º 13019/2011, DR, 2.ª série, n.º 180.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, azulejo industrial, ferro forjado.

Bibliografia

AAVV, História da Arte em Portugal, Vol. 14, Lisboa, 1986; FERREIRA, Fátima, e OUTROS, Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa, Lisboa, 1987; FERNANDES, José Manuel, e OUTROS, A Arquitectura do Princípio do Século em Lisboa (1900 - 1925), Lisboa, 1991

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login