Castro da Senhora da Guia / Castro de Baiões

IPA.00004996
Portugal, Viseu, São Pedro do Sul, União das freguesias de São Pedro do Sul, Várzea e Baiões
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado da Idade do Bronze. Povoado fortificado / castro com características arcaizantes, comprovadas pela ausência de vestígios de estruturas parietais de pedra e pelo vasto espólio descoberto, maioritariamente cerâmico, com um único horizonte de ocupação, defendida por muralhas. Os objectos cerâmicos encontrados apresentam características formais e decorativas que se inscrevem em épocas mais remotas e mais tardias, mas as escavações não demonstraram a existência de estratos de ocupação diferenciados, tendo a cerâmica estampada surgido aqui precocemente.
Número IPA Antigo: PT021816010012
 
Registo visualizado 560 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado da Época do Bronze  Povoado fortificado  

Descrição

Destruído e parcialmente aterrado. Apenas visíveis vários amontoados de pedras, e pedras dispersas pelas encostas do outeiro, provavelmente pertencentes aos sistemas defensivos do castro, constituídos por patamares de muralhas nas vertentes N. e O., e a lareiras e moinhos descobertos aquando das escavações arqueológicas.

Acessos

EM Baiões - Bordonhos, a 2 Km de Baiões cortada à esquerda, 500m em estrada de terra.

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 26-A, DR, 1.ª série-B, n.º 126 de 01 junho 1992

Enquadramento

Rural. A circundar as encostas do Monte da Senhora da Guia, pouco arborizado, com vegetação rasteira, e no cimo do qual se ergue a Capela de Nossa Senhora da Guia (v. PT02181010014).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Idade do Bronze

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Séc. 07 - 06 a.C. - prováveis balizas cronológicas da construção e ocupação do Castro, tendo sido abandonado sem regresso posterior; séc. 11 - 12 (conjectural) - as estruturas defensivas do Castro foram reaproveitadas, sendo conhecidas como Castelo dos Mouros ou Castelo da Baiões que, segundo a tradição, teria sido demolido após a Reconquista, e as pedras do mesmo utilizadas para construir a Ermida de Nossa Senhora da Guia, em agradecimento pela expulsão dos mouros; séc. 18 - 19 - ainda eram visíveis restos da antiga fortificação e no local foram encontradas argolas de ouro; 1947 - durante as obras de abertura do caminho que circunda o adro da Ermida de Nossa Senhora da Guia, a 8m SE. da escada de acesso ao mesmo, encontraram-se 2 torques e 1 víria de ouro maciço, transferidos para o Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa *1; 1971 - outras obras realizadas no local puseram a descoberto várias peças de cerâmica e de bronze *2; 1973 - fizeram-se as primeiras prospecções e demarcaram-se 2 áreas a escavar: o Sector A a NO. da capela, junto aos panos de muralha, para estudo das estruturas, e o Sector B a N. da capela. As sondagens junto da muralha revelaram um aparelho rudimentar da mesma, e no Sector B descobriu-se um vasto espólio *3, e foram demarcados mais 2 sectores a NO. e SO. da capela, nos quais foram postas a descoberto lareiras e grande quantidade de moinhos; 1976 - a Dra. Filina Kalb, Directora da Delegação do Instituto Arqueológico Alemão de Lisboa e estudiosa do espólio do Castro da Senhora da Guia, mandou proceder à análise de K14 de uma ponta de lança ainda com restos de cabo de madeira, no Laboratório da Universidade de Groningen (Holanda), tendo sido determinada uma antiguidade de cerca de 2.650 anos.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

KALB, Philine, Senhora da Guia, Baiões 1977, Heidelberg, 1978; SILVA, Celso Tavares da, O Castro de Baiões, Viseu, 1982; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70477 [consultado em 28 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

CMSPS

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DSID

Intervenção Realizada

1995 - o Castro foi destruído e aterrado com a reconstrução e ampliação da estrada de acesso à Capela da Senhora da Guia, que circunda totalmente o outeiro ocupado pelo Castro.

Observações

*1: são de secção circular, abertos, e com remates em botão, decorados com motivos geométricos, pesando cerca de 1,500Kg. *2: 2 machados palstave, 1 ponta de lança, 1 bracelete, 1 fragmento de vaso e 1 placa com decoração vazada. *3: moinhos, pesos de tear, machados de quartzito e anfibolite, raspadores, escopros, pedras de afiar e percutores, 1 goiva, 1 braçal de arqueiro, pontas de seta e de lança de bronze, argolas, lâminas e espátulas de bronze, adornos (contas e pingente) e vasto conjunto cerâmico: vasos de formas variadas de pasta grosseira, vasos de paredes brunidas e vasos brunidos com polimento, todos manuais e apresentando decoração incisa, pontilhada, estampada e ponteada, em que dominam os motivos geométricos (círculos, triângulos, losangos, ziguezagues) e os padrões de espigas, dentes de lobo, espinhas, farpados, palmípedes estilizados e escudetes. Foram ainda recolhidas sementes carbonizadas de milho, trigo e cevada, e favas, ervilhas e bolotas.

Autor e Data

Lina Marques 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login