Capela de São Félix na Quinta de São Félix de Picoutos

IPA.00004960
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões
 
Capela setecentista de planta rectangular com fachada principal entre pilastras, portal axial com frontão interrompido e terminado em frontão triangular truncado por sineira. Retábulo de talha barroca.
Número IPA Antigo: PT011308040016
 
Registo visualizado 425 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Pequena capela, orientada a E. - O., de uma só nave de planta rectangular, e sacristia adossada lateralmente também rectangular. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de 1 e 2 águas. Fachadas com pilastras de ordem gigante nos cunhais sobrepujados por pináculos piramidais. Fachada principal com portal axial de vão rectangular, enquadrado por pilastras toscanas que suportam um frontão circular interrompido, em cima do qual se abre uma janela rectangular envidraçada. A cornija, pouco desenvolvida, sustenta um frontão triangular que encima a fachada, no qual se recorta um nicho elipsoidal emoldurado, já desnudo, do santo padroeiro. O conjunto é rematado por um campanário, de um só vão, encimado por frontão triangular interrompido, no qual se instala uma cruz. No remate da empena da cabeceira implanta-se igualmente uma cruz pétrea. O interior da capela é iluminado, para além da janela instalada na fachada, por duas janelas rectangulares, gradeadas, colocadas cada uma nas paredes colaterais, próximas do altar. Na parede N., a meio do corpo da capela, abre-se em vão rectangular a porta que comunica com a sacristia. Possui coro-alto, sustentado por consolas pétreas, com varandim de madeira, acesso pelo exterior, por uma pequena escadaria conduzindo a uma porta de vão rectangular rasgada na parede S. Em cada colateral encontra-se um túmulo de granito, sem decoração. À cabeceira apresenta um altar com um retábulo em talha dourada, formado por colunas salomónicas revestidas por cachos de uvas, fénix e meninos, sendo o remate constituído por arquivoltas ornadas com motivos idênticos aos dos fustes das colunas. Paredes interiores rematadas por uma cornija em pedra e a cobertura abobadada revestida de estuque.

Acessos

São Mamede de Infesta, EN 544.6, Rua da Mainça

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 29/84, DR, 1ª série, n.º 145, de 25 junho 1984 *1

Enquadramento

Urbano, isolado, integrado na urbanização da Quinta de São Félix.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - Provável construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes em alvenaria irregular, com cunhais e guarnecimentos dos vãos em cantaria bem aparelhada.

Materiais

Estrutura em granito, reboco interior e exterior em cimento, reboco da abóbada em estuque, cobertura exterior em telha, altar, portas e pavimento de madeira.

Bibliografia

SÁ, Maria Manuela M. de, A Quinta de S. Félix de Picoutos, O Tripeiro, 7ª Série, 11, Porto, 1992, p. 343 - 348.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMM: 1993 - Obras de restauro; 1994 - colocação da talha dourada no interior da capela e tratamento da envolvência.

Observações

A capela esteve outrora integrada na Quinta de S. Félix de Picoutos, fundada nos finais do séc. 17, tendo esta sido em tempos recentes urbanizada, encontrando-se actualmente a capela ladeada por habitações. O retábulo foi restaurado pelos alunos do curso de Técnicos Auxiliares de Conservação e Restauro de Talha Dourada, a funcionar por iniciativa da Fundação Gomes Teixeira da Universidade do Porto. *1 DOF: Capela de São Félix, integrada na Quinta de São Félix de Picoutos, situada no limite das freguesias de Leça do Balio e São Mamede de Infesta.

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Amaral 1994

Actualização

Paula Noé 1997
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login