Chafariz da Vila / Chafariz da Praça de Santa Maria

IPA.00004923
Portugal, Leiria, Óbidos, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa
 
Arquitectura infraestrutural, maneirista. Chafariz de espaldar, coroado por frontão triangular, com tanque rectangular e bicas em forma de gárgula. Cartela, ladeado por duas volutas (como que formando aletas), o qual integra um arco de volta perfeita, contendo as armas da raínha D. Catarina de Austria.
Número IPA Antigo: PT031012040036
 
Registo visualizado 592 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Chafariz de duas bicas, voltado a E., outrora alimentado pelas canalizações de abastecimento de água denominado Aqueduto da Usseira ( v.PT031012050007 ), composto por tanque rectangular com os cantos exteriores contra curvados, observando-se sobre ele e junto ao paredão de suporte da Rua Direita, um espaldar composto por um primeiro nível em que se encontra uma cartela cujos cantos são decorados com círculos de mármore rosa, emoldurando uma lápide, ladeada de dois ovais de onde surgem as bicas em forma de gárgula, lavradas em registos. Sobre as bicas, duas lajes rectangulares, eventualmente servindo de tampa ao acesso de limpeza e respiração ao interior do chafariz. Sobre este nível, um rectângulo aprumado com a cartela, ladeado por duas volutas (como que formando aletas), o qual integra um arco de volta perfeita, contendo as armas da raínha D. Catarina de Austria (mulher de D. João III); no preenchimento dos espaços, aplicaram-se almofadas em mármore rosa. Coroando o espaldar, um frontão triangular delimitado uma sanca de vários registos.

Acessos

Praça de Santa Maria

Protecção

Incluído no Núcleo urbano da vila de Óbidos (v. PT031012040050)

Enquadramento

Situado na praça, incluindo todos os imóveis fronteiros à praça e o segmento da Rua Direita que corre a uma cota superior e imediatamente acima do chafariz.

Descrição Complementar

As armas da raínha D. Catarina são ainda visíveis, embora muito desgastadas. Representam um escudo partido, sendo representadas as armas da Casa Real em cada um dos campos.

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Afonso Alvares, arquitecto (atr.), Gonçalo de Torralva ou Onofre de Carvalho (natural de Óbidos), construtores (atr.).

Cronologia

1574 / 1575 - construção; séc. 20 - aplicação das torneiras metálicas à ponta das bicas e ligação à rede pública de abastecimento, com o corte à antiga rede do aqueduto.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Calcário claro da região e mármore rosa.

Bibliografia

Memórias Históricas, Óbidos, 1985; BETTENCOURT DA CAMARA, Teresa, Óbidos Arquitectura e Urbanismo Séculos XVI e XVII, Óbidos, 1990; PEREIRA, José Fernandes, Óbidos, Lisboa, 1988.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMO

Intervenção Realizada

Observações

Integra-se na grande reforma urbanística operada em Óbidos, a partir da primeira metade do séc. 16, sob a donatária da Raínha D. Catarina de Austria, e sobretudo com as obras do Aqueduto da Usseira (c. 1573).

Autor e Data

Sérgio Gorjão 1998

Actualização

Cecília Matias 2003
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login