Solar dos Aboins / Solar do Morgado Correia Manoel / Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT) de Óbidos

IPA.00004918
Portugal, Leiria, Óbidos, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa
 
PAlacete maneirista.
Número IPA Antigo: PT031012040032
 
Registo visualizado 277 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta regular, composto por três pisos, com uma relação de massa regular, embora com uma certa tendência à verticalidade na fachada. A cobertura rematada por beiral e uma cimalha em pedra. A fachada principal, voltada à praça (S.), apresenta um grande pórtico central, guarnecido a cantaria com dois registos assente num soco e sobrepujado de frontão triangular interrompido, ostentando uma pedra de armas da Vila de Óbidos. Ladeando o pórtico, simetricamente, duas janelas também guarnecidas a cantaria, sendo a superior sobrepujada de um registo mais evidente; fórmula esta que se repete no piso superior, nas três janelas de sacada, alinhadas pelos vãos do rés-do-chão. Entre estes dois pisos, encontra-se um outro que apenas tem vãos rasgados para a Rua de São Teotónio e para a parte posterior do imóvel. A fachada do edifício, até ao limite do piso superior, é em cantaria, tal como os seus cunhais. O seu INTERIOR, profundamente adulterado nas obras de adaptação às funções a que hoje está atribuído, compõem-se de área de serviços no rés-do-chão, por sala de arquivo dos CTT e central automática da empresa Portugal Telecom, e por habitação no 2º andar. Na parte posterior do imóvel ( a N.) existe um pátio murado, com acesso exterior feito através de um portão que abre para a Rua de São Teotónio.

Acessos

Praça de Santa Maria, Rua de São Teotónio

Protecção

Incluído no Núcleo urbano da vila de Óbidos (v.PT031012040050)

Enquadramento

Urbano, localiza-se na ala N. da Praça de Santa Maria. O edifício é fronteiro à praça e, a restante parte visível do imóvel, cinge um segmento da Rua de São Teotónio. Fazem parte integrante da sua envolvência a Igreja de Santa Maria ( v. 1012040003 ), a fachada e lateral do imóvel que fica ao lado oposto (propriedade do Senhor Jaime Rodrigues) e, adossado para a parte esquerda, um telheiro da Câmara, o qual integra uma habitação de dois pisos, propriedade da família Silveira Botelho.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comunicações: estação de correios (CTT)

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

CTT - Correios de Portugal, SA

Época Construção

Séc. 16 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1748 - D. João V ordena a construção de casas condignas ao fidalgo Aboim, já que a sua residência era indigna para poder acolher o Rei; 1940, início da década - demolição da parte interior e posterior do solar; 1943 - contrato de arrendamento do edifício para instalar a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Óbidos; 1956 - decisão de instalar o posto de atendimento dos CTT.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Coberturas em telha mourisca e romana; paredes em cantaria e alvenaria de pedra rebocada e caiada, com aplicação de cantaria no acabamento dos vãos e nos cunhais, madeiras e vidros nas caixilharias dos vãos (portas e janelas), ferro nas guarnições das janelas de sacada. Estrutura entre pisos em laje de betão, pedra nos pavimentos do rés-do-chão.

Bibliografia

Memórias Históricas, Óbidos, 1985.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1950, década - obras de adaptação e reconstrução do edifício, adaptando-o às novas funções; 1995 - obras de remodelação do espaço interior de atendimento e serviços dos CTT.

Observações

A pedra de armas da Vila de Óbidos é recente e, primitivamente, no seu lugar deveria ter existido uma outra com as armas da família Aboim.

Autor e Data

Sérgio Gorjão 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login