Capela de São Martinho

IPA.00004914
Portugal, Leiria, Óbidos, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa
 
Capela gótica, de nave única, abobadada em cruzaria de ogivas, com arcossólios laterais; arco quebrado pouco apontado, decoração naturalista dos capitéis. Portal descentrado na fachada.
Número IPA Antigo: PT031012050006
 
Registo visualizado 964 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular, simples. Cobertura homogénea em telhado de 2 águas. Fachada principal, virada a E., com empena triangular, rematada por cruz, acima de uma cornija rectilínea, assente em cachorrada, que também remata os alçados N. e S.; portal descentrado de 3 arquivoltas em arco quebrado, assentes em colunas embebidas, de capitéis fitomórficos; cunhais em cantaria, contraforte de 2 esbarros a meio da parede N., mostrando a divisão espacial interior; frestas rasgadas a meio do alçado principal e do 1º tramo dos alçados N. e S.. Interiormente os 2 únicos tramos são cobertos por abóbadas de cruzaria de ogivas, e panos de pedra aparelhada, descarregando sobre colunas embebidas nas paredes, com capitéis de folhagem; óculo, com grelha em quadrifólio, de vão entaipado, na parede O.. Encostados às paredes 3 caixas tumulares dentro de arcossólios em arco quebrado, com tampa trapezoidal, 2 lisas, uma com espada relevada; 2 peanhas sem imagem sobre 2 dos arcossólios.

Acessos

Largo de São Pedro

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 42 255, DG, 1.ª série, n.º 105 de 08 maio 1959 / Incluído no Núcleo urbano da vila de Óbidos (v. PT031012040050)

Enquadramento

Urbano. Implantação harmónica na malha urbana da vila. Adossada. Deita a fachada principal para o Lg. de S. Pedro, em frente à igreja de São Pedro, ao lado do antigo palácio da Vigararia, hoje sede da Câmara Municipal. Em frente à fachada principal, 2 arcas tumulares com tampa facetada, sem qualquer relevo, iguais às do interior.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

CMO

Época Construção

Séc. 14

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 14, 1ª metade - fundação da capela pelo Pe. Pero Fernandes, beneficiado da Sé de Lisboa, prior da igreja de Santiago de Torres Vedras e vigário da igreja da Lourinhã; o treslado de ordenação da capela é passado em 1331 e de novo em 1420, a pedido do neto do fundador, Lopo Martins do Rego, (Memórias Históricas, p. 107); 1913 - A capela esteve na posse da família Laftat até esta data, altura em que foi vendida por 50.000 réis ao pai do actual proprietário, o Visconde de Sacavém

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Cantaria e alvenaria de pedra calcária rebocada e caiada; telha cerâmica.

Bibliografia

Guia de Portugal, vol. II, Lisboa, 1927; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, vol. V, Lisboa, 1955; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; Memórias Históricas (...) de Óbidos(...), Lisboa, 1985; SILVA, Manuela Santos, Óbidos Medieval - estruturas urbanas e administração concelhia, tese de mestrado, UNL, 1987; PEREIRA, José Fernandes, Óbidos, Lisboa, 1988.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DSID

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login