Quinta e Casa d'Almeida

IPA.00004875
Portugal, Porto, Lousada, Caíde de Rei
 
Palacete romântico com capela e torre ameada adossadas ao corpo principal. Ameias na torre. Fonte integrada na parede lateral da torre e fonte com espaldar junto ao jardim de buxo.
Número IPA Antigo: PT011305040011
 
Registo visualizado 201 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Casa de planta rectangular alongada composta por ala residencial, de dois pisos, torre rectangular e capela. Volume único com cobertura em telhado de quatro águas. Capela adossada e saliente na extremidade E. Na fachada das traseiras, nas proximidades da extremidade O. uma torre ameada de planta rectangular. Fachada principal orientada a N., marcada por uma escada de tiro e pela empena da capela curva. Pilastras nos cunhais da capela encimadas por pináculos. Sobre o portal de verga ligeiramente arqueada uma janela. Ao nível do r/c portas de acesso às lojas e arrecadações. No piso superior janelas de duas folhas e dois vãos de sacada. Fachada das traseiras voltada para o jardim de buxo marcada pela parede ameada da torre. No r/c da casa desenvolvem-se as arrecadações e no 1ºpiso a habitação. A distribuição do espaço interior é feita através de um corredor no sentido longitudinal da Casa.

Acessos

Desvio da EN 15

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, numa plataforma ligeiramente elevada junto a estrada. Presença destacada com grande mancha arborizada nas traseiras da Quinta. A casa insere-se no interior de recinto murado, com terreiro junto à fachada principal e jardim de buxo nas traseiras. Um corpo destinado a anexo nos limites do terreno. A marcar o portão de entrada principal grandes magnólias. Nas traseiras da quinta um portal ameado voltada para a EN.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - Construção da Casa; 1993, 14 outubro - despacho de abertura do processo de instrução relativo à eventual classificação do imóvel; 1995 - mau tempo, destrói tectos em estuque; 2006, 12 julho - Despacho de encerramento do processo de classificação pela Vice-Presidente do IPPAR.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores em alvenaria de granito rebocada pelo lado exterior e interior; Paredes exteriores em alvenaria de granito aparente (torre); Paredes interiores em taipa com acabamento a reboco estanhado; Cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro de aba e canudo; Tectos em estuque trabalhado ou em madeira; Caixilharias em madeira pintada; Pavimentos revestidos a soalho de madeira sobre estrutura de madeira; Guarda da escadaria exterior e sacadas em ferro pintado.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Anos 80 - Substituição dos tectos dos quartos.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login