Casa de Vila Verde

IPA.00004873
Portugal, Porto, Lousada, Caíde de Rei
 
Arquitetura nobre, rural, do séc. 15 e 18. Edifício de planta retangular, desenvolvido em dois pisos, tendo ao centro na fachada principal escadaria de dois lanços convergentes. Mantém da construção inicial o lado sul e a cozinha velha.
Número IPA Antigo: PT011305040003
 
Registo visualizado 309 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Imóvel de planta longitudinal, no sentido O. - E., composta por vários corpos, de volumes articulados com coberturas diferenciadas e telhados de quatro àguas. A Capela desligada do corpo da habitação, a E. e um anexo agrícola a O. ladeiam o portão de entrada no terreiro fronteiro à fachada principal. A fachada principal orientada a S. é marcada fundamentalmente pelo corpo setecentista de dois pisos, separados por friso, com escadaria central de dois lanços opostos, dando para o andar nobre. Neste abrem-se janelas de guilhotina com moldura de cantaria formando bandeira inferiormente. Acentuando o eixo de simetria desta eleva-se do telhado uma mansarda de linhas arredondadas. No topo E., à semelhança de um pequeno torreão, corpo de três pisos, separados por friso, com loggia de arcaria no segundo e janelas de guilhotina e verca curva ladeando óculo quadrilobado no terceiro. Superiormente os cunhais são rematados por urnas. A Capela a anteceder a entrada no terreiro fronteiro à Casa, de planta simples rectangular, possui a fachada principal orientada a O.. Apresenta apenas um portal de entrada encimado por uma pedra de armas ladeada por dois óculos. A rematar esta fachada um frontão triangular, com dois pináculos em granito sobre cada pilastra e uma cruz ao centro. Um pequeno campanário ladeia esta fachada a S..

Acessos

Lugar de Vila Verde, EN 207-2 e EM 605 (o acesso frontal e original da Casa faz-se por uma alameda murada de 240 metros que liga o portão de acesso ao terreiro até um obelisco à face da EM 605)

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto 95/78, DR, 1ª série, nº 210 de 12 setembro 1978

Enquadramento

Rural, isolado, numa plataforma, debruçado num socalco orientado a S. no sentido do Ribeiro de Caíde. Implanta-se harmoniosamente e paralelamente ao muro de suporte de terras.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 15 - Construção da ala E. da casa; Séc. 17 - construção do corpo central da Casa, escadaria de acesso na fachada S. e Capela; séc. 18 - reconstruída e aumentada; séc. 20, inícios - construção do volume de três pisos a O. do corpo central.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores em alvenaria de granito aparente pela lado exterior na ala quinhentista e Capela; Paredes exteriores em alvenaria de granito rebocadas no corpo central e no volume O.; Cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de barro; Caixilharias exteriores em madeira pintada; Guardas das varandas em ferro forjado pintado; Guarda em balaústres de granito na escadaria exterior.

Bibliografia

Porto: Do nome Portugal, Lema-Cultura e Divulgação Regional, Lisboa, 1992; Lousada, A Vila e o Concelho, s.l., 1993; Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, IPPAR, volume II, Lisboa, 1993.

Documentação Gráfica

DPA - JN 12 / B (41) (IPPAR)

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

DPA - JN 12 / B (41) (IPPAR)

Intervenção Realizada

1989 - Restauro das fachadas, tectos e cobertura.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno 1994 / Paula Noé 1996

Actualização

Ana Filipe 2012
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login