Casa na Rua de Nossa Senhora do Amparo

IPA.00004870
Portugal, Porto, Gondomar, Rio Tinto
 
Casa abastada barroca, com capela adossada à fachada.
Número IPA Antigo: PT011304080003
 
Registo visualizado 322 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Edifício de planta composta, constituído por corpo principal rectangular alongada com alçados de dois pisos, um outro colocado perpendicularmente e capela mais avançada. Volumes articulados por coberturas em telhado diferenciadas, de quatro águas na Casa e duas na Capela. No topo S. da Casa, a Capela implanta-se num plano saliente relativamente à fachada principal. Esta orientada a O. é marcada fundamentalmente por aberturas com molduras de granito. Um corpo com a mesma volumetria da Casa, mas desalinhada desta estabelece relação com a Capela. A fachada das traseiras desenvolve-se num só plano e apresenta apenas janelas altas ou postigos engradados. No alçado lateral, voltado a N. desenvolve-se uma escada de acesso ao 1º piso. A Fachada principal da Capela, apresenta um portal encaixado entre pilastras, rematado por um frontão de volta perfeita interrompido e encimado por um óculo. De empena angular, ergue-se no centro uma cruz ladeada por pináculos. O espaço fronteiro à Capela à semelhança de um pequeno adro é separado do jardim da casa por um muro.

Acessos

Rua de Nossa Senhora do Amparo, próximo do Largo da Venda Nova

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado. Edifício implantado entre muros altos. No espaço fronteiro à Capela, o muro desce dando lugar a um gradeamento e portão em ferro. Um caminho a S. dá entrada na propriedade e acesso a anexos em granito. Entre a Rua Senhora do Amparo e a casa um jardim dominado por japoneiras. Para N. desenvolvem-se terrenos de cultivo. Em frente à Casa a Rua Senhora do Amparo é definida fundamentalmente por um contínuo de casas de dois pisos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - provável construção; 1980, 22 janeiro - proposta de classificação pela Delegação do Porto da Secretaria do Estado da Cultura, por solicitação da CMGondomar; 1981, 27 fevereiro - parecer a propor a classificação como Valor Concelhio; 09 março - Despacho de homologação do Secretário de Estado da Cultura; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes de granito.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocado; Paredes interiores com acabamento a reboco estanhado; Tectos com acabamento a estuque; Pavimentos em soalho da madeira; Cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de marselha; Caixilharias em madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

(IPPAR) 80 / 3 (4)

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; (IPPAR) 80 / 3 (4)

Documentação Administrativa

(IPPAR) 80 / 3 (4)

Intervenção Realizada

Observações

Por um caminho lateral à Capela encontra-se um edifício muito extenso, em granito aparente, com diversos inquilinos.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login