Casa de Agrelos

IPA.00004844
Portugal, Porto, Baião, União das freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas
 
Casa nobre barroca, de planta trapezoidal, desenvolvida em dois pisos, com torre central neoclássica e capela adossada. Apresenta fachadas rebocadas e pintadas de branco, simples e assimétricas, com exceção da fachada principal, cujos vãos integram elementos decorativos rocaille. O remate superior da torre para o lado S. é formado por um frontão triangular onde se insere o brasão dos Senhores de Agrelos ladeado por coruchéus nas extremidades. A localização da casa na paisagem como elemento emergente, o aproveitamento das plataformas para terraços com enfiamentos visuais, a presença das fontes, tanque e chafariz, conotam esta casa como uma "vila barroca". O tratamento superficial da torre e a própria fachada da capela referenciam a presença do séc. 19.
Número IPA Antigo: PT011302130010
 
Registo visualizado 582 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Casa de planta trapezoidal, de dois pisos, com dois pequenos pátios, prolongando-se uma das alas da casa para inserção da capela. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas na casa e de duas na capela. A cobertura da torre é de quatro águas com desenvolvimento piramidal. No mesmo alinhamento da capela e separada por um portão em ferro localiza-se um volume de forma quadrangular destinado a celeiro junto à balaustrada. Esta, apoiada num muro de suporte de terras, define um amplo terraço fronteiro à fachada orientada a S. onde se insere uma torre de três pisos. Neste amplo terreiro ao centro localiza-se um tanque com chafariz. A balaustrada a poente é interrompida por uma escadaria de dois lanços opostos, sobre uma fonte nativa que se relaciona com outra plataforma ajardinada com buxos e árvores de fruto. Neste espaço e um pouco dispersos, distribuem-se alguns elementos construtivos em granito como volutas e uma pedra de armas barroca dos Peixotos (1ºs. Senhores de Agrelos). A fachada principal da casa orientada a S. é marcada pela torre ao centro ladeada por duas alas mais baixas. Estas apresentam duas janelas de guilhotina com molduras em granito decoradas na padieira por rosetas referenciadas ao rocaille. O remate superior da torre para o lado S. é formado por um frontão triangular onde se insere o brasão dos Senhores de Agrelos ladeado por coruchéus nas extremidades. As restantes fachadas da casa, pelos sucessivos acrescentos que foi sofrendo ao longo do tempo, não apresentam uma ordem compositiva rigorosa no tratamento das superfícies: ora janelas, ora portas de sacada, ora pequenas aberturas consoante o tipo de espaços a que se destinavam. No espaço interior destaca-se um tecto em madeira com brasão ao centro, um lavabo incrustado numa das paredes da sala e um tecto em caixotões de madeira. A torre contém ao nível de r/c o átrio da casa. A fachada principal da capela em empena está orientada a O. e apresenta apenas um portal rectangular simples encimado por um janelão. No interior saliente-se o altar-mor em talha dourada do séc. 19, com a imagem de uma piedade ao centro ladeada por São Sebastião e Santo António. O pátio de maiores dimensões possui um chafariz com uma bica barroca.

Acessos

Santa Cruz do Douro, Largo de Agrelos, desvio da EN 108-2

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 44/2014, DR, 2.ª série, n.º 14, de 21 janeiro 2014

Enquadramento

Rural, isolado ergue-se no interior de uma propriedade em socalcos, constituída por mata, serra e pinhal. Implanta-se numa plataforma elevada junto a um caminho a E., gerando para S. um terraço delimitado por balaustrada de granito, sobre os socalcos do vale do Douro. Elemento de destaque na paisagem pela massa volumétrica da casa e da sua alta torre neoclássica.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: No átrio da casa "António Ferreira Cabral Paes do Amaral Fidalgo Cavaleiro da Casa Real e Morgado de Campello mandou fazer esta torre na era de 1855".

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1612 - Data da inscrição numa padieira interior da casa, presumindo-se o início da sua construção; séc. 17, segunda metade - eram senhores da casa de Agrelos e de muitas terras no concelho de Baião e Guimarães D. Josefa de Carvalho e seu marido Manuel Peixoto de Miranda; séc. 18 - obras de ampliação da casa para poente por iniciativa de Francisco Peixoto de Miranda; 1764 - inscrição desta data na padieira da porta da capela; 1798 - D. Joana Vitória Peixoto de Miranda, prima e herdeira do anterior proprietário, não tendo descendência, faz nesta data doação da casa a Diogo Ferreira Cabral, senhor da Torre de Campelo, da Casa de Penaventosa; 1798 - D. Joana Peixoto de Miranda, sucessora de Francisco Peixoto de Miranda, faz uma doação a Diogo Ferreira Cabral; 1855 - construção da torre e reconstrução da frontaria por iniciativa de António Ferreira Cabral Paes do Amaral (sobrinho de Diogo Cabral); mudança da capela voltada a S. para Poente; 1867 - reforma da capela; 1994, 01 junho - proposta de classificação pela Associação Portuguesa de Casas Antigas, a pedido do proprietário; 03 agosto - proposta de abertura do processo de classificação pela DRPorto; 18 agosto - Despacho de abertura do processo de classificação pelo presidente do IPPAR; 25 outubro - parecer favorável à classificação do edifício como Imóvel de Interesse Público pelo Conselho Consultuvo do IPPAR; 1999, 14 Outubro - abertura do processo de instrução, com homologação superior, relativo à eventual classificação do imóvel como IIP; 2011, 19 outubro - publicação do Anúncio nº 14985/2011, DR, 2ª série, nº 201, do projeto de decisão relativo à fixação da Zona Especial de Proteção.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo lado exterior e interior; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; pavimentos em soalho de madeira e lajeados de granito; tectos em madeira ou em estuque; portão em ferro forjado; balaustrada em granito; caixilharias em madeira pintada.

Bibliografia

VIEIRA, José Augusto, O Minho Pitoresco, Lisboa, 1887; AZEREDO, Álvaro, Casas de Baião, Porto, 1938; AZEREDO, Francisco de, Casas Senhoriais Portuguesas, Porto, 1978; AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses, Lisboa, 1988; AZEVEDO, José Correia de, Inventário Artístico Ilustrado de Portugal, Lisboa, 1991.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1855 - remodelação da capela; 1993 - obras de recuperação.

Observações

A Capela é de invocação a Santo António. A Casa de Agrelos foi a primeira casa da região a possuir instalação eléctrica, por iniciativa de António Ferreira Cabral Barbosa Paes do Amaral. Para isso foi construída uma miniatura de torre na propriedade para posto receptor de energia.

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

Ana Filipe 2011
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login