Igreja de São Domingos / Capela de Nosso Senhor dos Aflitos

IPA.00004828
Portugal, Porto, Amarante, União das freguesias de Amarante (São Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão
 
Arquitectura religiosa, barroca.
Número IPA Antigo: PT011301330018
 
Registo visualizado 1466 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta circular de reduzidas dimensões com dois volumes salientes, de forma rectangular. A fachada principal, definida por um dos volumes referidos, é composta por uma porta rectangular rematada por frontão angular interrompido no vértice superior para dar lugar à soleira saliente da janela. É rematada por um friso de cantaria que circunda toda a construção, e num plano ligeiramente mais elevado por um frontão angular encimado por uma cruz assente num plinto. No tímpano, rebocado, um brasão remata a composição. A cobertura é em telhado de duas águas. O acesso ao interior faz-se através de pequeno átrio sobre o qual se localiza o coro-alto de dimensões igualmente modestas e com comunicação directa para o edifício anexo. Também a partir deste edifício se tem acesso ao púlpito com parapeito e sanefa em talha dourada. O altar-mor, em talha dourada, ocupa o interior do outro dos volumes salientes referidos. Todo o interior é profusamente decorado com talha dourada.

Acessos

São Gonçalo, Rua Frei José Amarante, Bairro de Santa Clara

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DR, 1ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978 *1

Enquadramento

Urbano, adossada. Está implantada no topo de um imóvel, do qual faz parte integrante, em pleno centro histórico, junto à igreja de S. Gonçalo. O acesso a partir da Pç. da República faz-se através de uma rampa com pendente acentuada. Destaca-se do conjunto pela implantação a uma cota elevada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADOR: Manuel Pereira da Costa Noronha (1752); ORGANEIRO: Nuno Rigaug (2011); OURIVES: Eusébio de Sousa Azevedo (1737).

Cronologia

1725 - fundação da Igreja da Ordem Terceira de São Domingos, com a invocação do Senhor dos Aflitos; séc. 18, 1.ª metade - construída pelos Terceiros Dominicanos; 1737, 26 Agosto - ajuste com o ourives Eusébio de Sousa Azevedo, para a execução de seis castiçais em prata para a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, com o feitio semelhante aos da Igreja de São Nicolau, pelo preço de 198 mil réis; 1752 - execução do retábulo de São Vicente Ferrer, pelo entalhador Manuel Pereira da Costa Noronha; 1758, 22 Maio - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Siilvestre Cerqueira Ribeiro, é referido que a igreja tem um passadiço, comunicando com o Convento de São Gonçalo e está situada sobre um rochedo; no retábulo-mor, a imagem do Senhor dos Aflitos, tendo, aos pés da cruz, as imagens de Nossa Senhora, o Evangelista e Maria Madalena; tem, ainda, as imagens de São Domingos (Evangelho), São Francisco (Epístola) e, no meio, Santa Catarina de Siena; os retábulos colaterais são dedicados a Nossa Senhora das Dores e Santa Rosa; é administrada por um religioso do Convento de São Gonçalo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes em alvenaria de pedra, cobertura em telha cerâmica, caixilharias exteriores em madeira e perfis de ferro e pavimento interior em soalho de madeira.

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de, dir., Tesouros Artisticos de Portugal, Lisboa, 1980; ALVES, Joaquim Jaime B. Ferreira, A ourivesaria portuense nos séculos XVII e XVIII, análise de alguns contratos, in Actas do I Congresso Internacional do Barroco, vol. I, Porto, 1991, pp. 335-354; ALVES, Natália Marinho Ferreira, De arquitecto a entalhador. Itinerário de um artista nos séculos XVII e XVIII, in Actas do I Congresso Internacional do Barroco, vol. I, Porto, 1991, pp. 355-369; CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Câmara Municipal de Amarante: 1994 - Obras de conservação recentemente; 2011 - A recuperação do órgão de tubos.

Observações

No edifício anexo está instalado o Museu Paroquial de Arte Sacra de São Gonçalo, que tem como conservador o Dr. Luís Coutinho Amaral. *1 DOF: ... incluindo a obra de talha nela existente.

Autor e Data

Isabel Sereno / João Santos 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login