Ponte da Barreira

IPA.00004795
Portugal, Viseu, São Pedro do Sul, Manhouce
 
Ponte de arco seiscentista, construída sobre pré-existência romana.
Número IPA Antigo: PT021816070011
 
Registo visualizado 249 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte lançada num único arco simples de volta perfeita, formado por uma fiada de aduelas de pedra aparelhada de 30 cm de largura interior, com pedra de fecho talhada em cunha. O arco apoia-se directamente em alicerces de rocha que se elevam lateralmente 1,15m do leito do rio. O preenchimento lateral e superior do arco é constituído por blocos regulares e irregulares de pedra aparelhada, sem argamassa, sendo as duas fiadas superiores mais estreitas, onde assenta a base, em ressalto, do pavimento actual de betume, e as guardas em duas fiadas de pedras aparelhadas de forma paralelepipédica. No intradorso do arco, lateralmente, a 1m de altura, 3 blocos com perfurações quadrangulares. A ponte possui 14,73 m. de comprimento.

Acessos

No cruzamento da EN 227 ao Km 54,2 EM 1232 entre Manhouce e Carregal, 250m a partir do cruzamento, Lugar da Barreira

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 29/90, DR, 1.ª série, n.º 163 de 17 julho 1990 *1

Enquadramento

Rural. Isolada, em vale arborizado da serra da Gralheira, unindo as margens da Ribeira de Vessa, afluente do Rio Teixeira e do Vouga, junto a um troço de estrada romana com 100m, a NE.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIRO: Francisco Homem da Rocha.

Cronologia

Séc. 2 a.C. / 1 d.C. - prováveis balizas cronológicas da construção da primitiva ponte, para servir a estrada imperial, denominada Via Cale, que ligava Emerita Augusta (Mérida) a Bracara (Braga), passando por Viseu, com 5m de largura e de que se conserva um troço junto da ponte; 1689, 27 Abril - Manuel Álvares da Cunha arrematou, em Viseu, a construção de três pontes, duas em Manhouce e uma em Trapa, por 890$000 réis, as quais seriam dadas para o pedreiro Francisco Homem da Rocha; séc. 19 / 20, início - a estrada romana e a ponte ainda eram utilizadas como ligação comercial entre as populações do interior (Viseu) e do litoral (Porto), por tal motivo designada Estrada dos Almocreves ou Estrada do Peixe; Séc. 20 - pavimento alterado e guardas alteadas; 1979 - a CMSPS adjudicou a construção da EM 1232, entre Manhouce e Carregal, cujo traçado, entre os perfis 20 e 21, implicavam a destruição de um troço de estrada romana e da Ponte da Barreira. A direcção da Casa de Lafões alertou a DGEMN para o problema e para a necessidade de um estudo para a construção de uma variante à EM 1232, que evitasse a delapidação dos testemunhos romanos, da competência da Câmara Municipal; 1980 - as obras de construção da estrada, então já iniciadas, foram embargadas e o Presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, na altura Dr. Manuel Martins, prometeu encontrar uma solução de compromisso, na impossibilidade de desistir da construção da estrada que iria retirar do isolamento a população do Carregal, assim a mesma passaria ao lado do troço de estrada romana, mas a ponte ia ser integrada na nova estrada EM 1232, que une Manhouce a Carvalhais.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Alvenaria granítica de talhe regular e pavimento com aplicação de alcatrão.

Bibliografia

BEATO, António Gomes, Manhouce (Notas para a sua História), Beira Alta, vol. 11, Viseu, 1952, pp. 19-23; FIGUEIREDO, Moreira de, Subsídios para o Estudo da Viação Romana das Beiras, Beira Alta, vol. 12, Viseu, 1953, pp. 27-63, 153-208; Pontes Romanas de Portugal, [dir. Paulo Mendes Pinto], Lisboa, 1998; RIBEIRO, Aníbal Soares, Pontes Antigas Classificadas, Lisboa, 1998; ALVES, Alexandre, Artistas e Artífices nas Dioceses de Lamego e Viseu, vol. I, Viseu, 2001, p. 246.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

DGEMN: 1980 - remodelação do pavimento da ponte, com placa revestida de alcatrão, e guardas aumentadas em altura.

Observações

*1 - DOF: Ponte da Barreira sobre a ribeira de Vessa.

Autor e Data

Lina Marques 1998

Actualização

 
 
 
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