Igreja Paroquial de Cernache / Igreja de Nossa Senhora da Assunção

IPA.00004775
Portugal, Coimbra, Coimbra, Cernache
 
Arquitectura religiosa, renascentista e barroca. Igreja paroquial de raiz medieval com remodelação quinhentista e alterações posteriores.
Número IPA Antigo: PT020603120038
 
Registo visualizado 507 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, incluindo adossamento de torre sineira, de planta quadrada, corpos laterais das capelas (2 + 1) e sacristia anexa, de planta rectangular e acompanhando toda a fachada lateral esquerda da capela-mor. Volumes articulados e escalonados, de disposição horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas. Fachada principal rasgada a eixo por portal em arco pleno, ladeado por duas pilastras e rematado por entablamento. No corpo da capela-mor destacam-se os contrafortes, além da cachorrada. No interior: capelas laterais na nave, com arcos enquadrados entre 3 pares de colunas, e cobertura em abóbada. Na capela-mor abóbada de quartelas e azulejos e estuques nas paredes. Retábulos seiscentistas e setecentistas nas capelas e capela-mor.

Acessos

Rua de Nossa Senhora dos Milagres (EN 606)

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IIP - Imóvel de Interesse Público, Despacho de 31 março 1977 do Secretário de Estado da Investigação Científica) *1

Enquadramento

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13 / 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADORES: António Gomes (1687); Domingos Nunes (1687). PINTOR: Bento Coelho da Silveira (séc. 18).

Cronologia

Séc. 13 - fundação da igreja; séc. 16 - reaproveitamento das estruturas medievais - actuais sacristia e capela-mor - na reconstrução da nova igreja; 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra a Diocese de Coimbra; 1687, 13 fevereiro - contrato com António Gomes e Domingos Nunes para a feitura do retábulo-mor e sacrário da igreja, por 325$000; séc. 18 - campanha de obras, datando desta fase a decoração com estuque e azulejo; pintura de telas por Bento Coelho da Silveira (1630-1708); séc. 19 - levantamento da torre sineira; 2014, 09 maio - publicação da abertura de procedimento de classificação do edifício, em Anúncio n.º 111/2014, DR, 2.ª série, n.º 89.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Calcário, madeira, zinco

Bibliografia

BRANDÃO, Domingos de Pinho - Obra de talha dourada, ensamblagem e pintura na cidade e na Diocese do Porto - Documentação. Porto: Diocese do Porto, 1984, vol. I; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/15916869 [consultado em 12 agosto 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; DGEMN/DREMCentro/DM

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN / PROPRIETÁRIO: 1986/1987 - obras de beneficiação na sacristia e capela-mor (substituição da cobertura, tratamento exterior das paredes, com picagem de rebocos, execução de novos rebocos, pintura e limpeza de cantarias), na fachada lateral direita do corpo da nave e parede do arco cruzeiro (substituição de rebocos, respectiva pintura e limpeza de cantarias); DGEMN: 1988/1989 - total caiação das paredes exteriores, revisão dos telhados, substituição do tecto de estuque da nave (em ruína) por um tecto em madeira, substituição da instalação eléctrica e arranjo da zona de celebração na capela-mor (incluindo execução de um estrado de madeira)

Observações

*1 - DOF: Incluindo todo o seu recheio, considerando além do pórtico da fachada principal e das capelas renascentistas situadas lateralmente à nave da igreja, os retábulos entalhados e respetivas pinturas, os painéis de azulejos do séc. 16 a 17, e ainda o notável baixo relevo em alabastro de Nottingham.

Autor e Data

Horácio Bonifácio 1991 / Filomena Bandeira 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login