Sinagoga de Óbidos

IPA.00004767
Portugal, Leiria, Óbidos, Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa
 
Arquitectura religiosa e civil, gótica.
Número IPA Antigo: PT031012040045
 
Registo visualizado 320 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Sinagoga  

Descrição

Volume com distribuição de massa na vertical, apresentando três pisos. No 1º, voltado a S., justificado à esquerda, um portal com vergas de cantaria chanfrada, sendo o vão assente em duas impostas que lhe servem de mísulas; à direita, uma janela de cantaria em vao recto. Acede-se ao interior por um degrau. No 2º piso, alinhado com a porta denotam-se vestígios de uma janela emparedada e, ao lado, existe uma outra janela ladeada de mísulas de suporte de toldo. No piso superior restam apenas duas janelas alinhadas sobre o cunhal do lado direito, uma voltada para a fachada S. e outra para E.. O alçado O. acompanha toda a extensão da travessa entre a R. Nova e o Lg. dos Alcaides, sendo esta em plano inclinado. Apresenta, da esquerda para a direita, uma porta com acesso por uma escadaria de quatro degraus, sensivelmente ao meio uma outra porta e, ao extremo, um vão de maiores proporções. O alçado N. apenas se compõe de uma parede alta. O alçado E. dá para um saguão de passagem, pertença da casa contígua. No seu INTERIOR resta apenas uma parede mestra, na qual se abre um nicho em arco ogival de grandes proporções e uma porta de comunicação que apresenta mísulas de suporte da verga tal como o portal exterior.

Acessos

Rua Nova, Largo dos Alcaides

Protecção

Incluído no Núcleo urbano da vila de Óbidos (v. PT031012040050)

Enquadramento

Urbano, adossado, integrado no aglomerado urbano.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: sinagoga

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 12, finais - possível construção de uma primeira Sinagoga; 1333 - referência à existência de uma Sinagoga; séc. 15 - edificação do imóvel actual; séc. 17 - obras; séc. 20 (segunda metade) - adaptação a habitação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria, cantaria

Bibliografia

Memórias Históricas, Óbidos, 1985; BETTENCOURT DA CÂMARA, Teresa, Óbidos Arquitectura e Urbanismo Séculos XVI e XVII, Óbidos, 1990; SILVA, Manuela Santos, A Região de Óbidos na Época Medieval, Col. Estudos, PH - Estudos e Documentos, Caldas da Rainha, 1994.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Para a caracterização deste imóvel e para precisar concretamente algumas das suas características, são praticamente inexistentes vestígios e documentação. Resta apenas no seu interior o nicho (embora profundamente adulterado) o qual deveria servir para guardar os rolos das sagradas escrituras.

Autor e Data

Sérgio Gorjão 1998

Actualização

Cecília Matias 2003
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login