Casa do Marechal de Campo Manuel Leitão de Carvalho / Palácio dos Leitões

IPA.00004760
Portugal, Guarda, Almeida, Almeida
 
Casa nobre seiscentista ou setecentista, de alta patente militar, evoluindo em dois pisos e planta retangular, desenvolvida perpendicularmente à via pública, com fachada principal estreita, sobre uma casa quatrocentista ou do séc. 16, mantendo-se, no interior, alguns vãos biselados. Composição regular da fachada principal, mostrando duas portas no primeiro piso e duas janelas no piso superior, estas enquadrando a pedra de armas decorada com ornatos barrocos, contrastando com a disposição dos vãos nas demais fachadas. Compartimentação interna quadripartida, desenvolvendo-se a escadaria a partir do vestíbulo. Este tem o pavimento estriado e inclui um arco abatido antecedendo uma pequena antecâmara de acesso aos fundos da casa.
Número IPA Antigo: PT020902030053
 
Registo visualizado 362 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta quadrangular

Descrição

Casa de dois pisos, com planta retangular simples, de disposição perpendicular ao eixo viário, e cobertura homogénea em telhado de três águas, rematadas em beiradas simples, tripla na fachada lateral direita. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, a principal voltada a oriente, percorrida por soco de cantaria, flanqueada por cunhais apilastrados, da ordem colossal, e rematadas em duplos frisos e cornija, dividida em dois registos por friso de cantaria. No primeiro piso, rasgam-se duas portas de vergas retas e molduras simples, no eixo das quais se rasgam, no piso superior, duas janelas de peitoril com pano de peito almofadado. A pedra de armas encontra-se centralizada entre estas duas janelas, tocando a arquitrave. Fachada lateral direita rasgada por duas portas e uma fresta no piso térreo e quatro janelas no superior, verificando-se que apenas três destes vãos possuem moldura e um deles constitui uma fresta em capialço. Fachada posterior com porta de verga reta no piso superior, de acesso ao logradouro. O INTERIOR tem acesso pelo vestíbulo com pavimento lajeado, segmentada por um arco abatido, originando uma pequena antecâmara de acesso às dependências posteriores da casa. com três lojas lajeadas, uma das quais integrando uma parede com duas portas biseladas. O vestíbulo tem, lateralmente, encostada à parede mestra, a escadaria de três lanços e degraus com focinho saliente, com coluna de arranque que descreve uma voluta ténue e é sublinhado por um pilar de secção quadrangular, que sustenta dois arcos abatidos muito rebaixados e de desenho diferente. O salão nobre possui conversadeiras nas janelas.

Acessos

Almeida, Avenida dos Combatentes Mortos pela Pátria (antiga Rua Direita). WGS84 (graus decimais): lat.: 40,725917; long.: -6,906126

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção das Muralhas da Praça de Almeida (v. IPA.00001382)

Enquadramento

Urbano, adossado no lado virado a oriente e parcialmente adossado na fachada posterior a corpo anexo, que acede ao logradouro, com acesso direto pela rua Nova da Igreja. Implantado em zona com ligeira pendente, a que se adapta, numa parcela em gaveto entre a Rua Direita e um beco, talvez correspondente à antiga Rua da Igreja, que se dirigia para o Castelo e adro da desaparecida Igreja de Santa Maria, primeiro templo paroquial. Situa-se intramuros, no limite do núcleo medievo, cuja cerca muralhada apenas é indiretamente identificável na curvatura da atual Rua Direita, no enfiamento da Travessa do Ourives, nas proximidades do Terreiro de São João.

Descrição Complementar

PEDRA DE ARMAS envolvida por elmo e paquife, com escudo partido, o primeiro com as armas dos Leitão, "De prata, com três faixas de vermelho (Armorial, 300) o segundo com as armas dos Carvalho, "De azul, com uma estrela de ouro de oito raios, encerrada numa caderna de crescentes de prata" (Armorial, 145).

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18 (conjetural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 15 - séc. 16 - provável construção da primeira casa, talvez de menores dimensões; séc. 17 - séc. 18 - provável reedificação da casa por iniciativa do Marechal de Campo Manuel Leitão de Carvalho *1.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas, escadas, cunhais, frisos e cornijas, panos de peito e pedra de armas em cantaria de granito; portas e coberturas interiores de madeira; coberturas em telha cerâmica de canudo.

Bibliografia

Armorial Lusitano. Lisboa: Editorial Enciclopédia, Lda., 1961; CARVALHO, José Vilhena de - Almeida, Subsídios para a sua História. S.l: s.n., 1988; CASTRO, Maria José Abrunhosa de (coord.) - Plano Director Municipal de Almeida, Estudos de Caracterização. Guarda: 1991; CONCEIÇÃO, Margarida Tavares da - Formação do Espaço Urbano em Almeida (Séculos XVI - XVIII) - Da Vila Cercada à Praça de Guerra. Lisboa: s.n., 1997. Texto policopiado. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa; MENÉRES, António - Estudo de Valorização Urbana e Arquitectónica da Vila de Almeida. Porto: 1983; QUINTA, Ana Luísa (coord.) - Plano de Pormenor de Salvaguarda do Centro Histórico da Vila de Almeida. Almeida: Câmara Municipal de Almeida, 1990-1992.

Documentação Gráfica

Proprietário

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMAlmeida

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 21 - revisão das coberturas; tratamento de rebocos e pinturas.

Observações

*1 - a designação Palácio dos Leitões é localmente a mais corrente. A identificação Casa do Marechal de Campo Manuel Leitão de Carvalho foi feita com base em informação cedida pelo genealogista António de Sousa Júnior, residente em Almeida.

Autor e Data

Margarida Conceição 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login