Igreja Paroquial de Alcântara / Igreja de São Pedro

IPA.00004728
Portugal, Lisboa, Lisboa, Alcântara
 
Arquitectura religiosa, barroca e rococó. Igreja paroquial de planta em cruz latina, composta por nave, transepto desenvolvido e capela-mor mais estreita, aos quais se adossam vários corpos de apoio à actividade cultural e, no lado esquerdo, a sacristia, com coberturas interiores diferenciadas, em abóbadas de lunetas na nave, braços do transepto e capela-mor e por cúpula no cruzeiro do transepto, todas com estuque decorativo e painéis pintados, iluminada intensa e uniformemente por janelas rasgadas ao nível das coberturas, na nave, transepto e capela-mor e pelo janelão do coro-alto. Fachada principal harmónica, com o corpo central rematado em frontão triangular, rasgada por portal de verga recta, ladeado por pilastras e rematado em frontão interrompido por espaldar, encimado por janelão com moldura ornada por concheados. É flanqueado por torres sineiras, a do lado esquerdo inacabada, com frestas rectilíneas, que permitem a iluminação das escadas, e sineiras em arco de volta perfeita, assentes em pilastras e com pedra de fecho saliente. Fachadas circunscritas por cunhais de cantaria, rematadas por friso e cornija, rasgadas, uniformemente por janelas rectilíneas. No interior, coro-alto de perfil contracurvo, assente em arco em asa de cesto, com guarda balaustrada, tendo, no lado do Evangelho e na base da torre, o baptistério. O interior encontra-se dividido em apainelados com marmoreados fingidos, envolvidos por molduras de estuque, possuindo dois retábulos laterais, de talha policroma, de feição neoclássica. Nos topos do transepto, retábulos de talha policroma tardo-barrocos, surgindo o mesmo esquema no retábulo-mor, de planta convexa e tribuna com trono e remate em frontão interrompido por espaldar.
Número IPA Antigo: PT031106020419
 
Registo visualizado 843 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta em cruz latina, composta por nave, capela-mor mais estreita e transepto saliente, ao qual se adossam várias dependências, com acesso por portas rasgadas nos seus braços, a do lado direito correspondente à sacristia e, no lado esquerdo, às salas de catequese, evoluindo em dois pisos. A fachada é flanqueada por duas torres sineiras. Os corpos articulam-se entre si, com coberturas diferenciadas em telhados de uma, duas, três e quatro águas. Sobre o cruzeiro do transepto, um corpo elevado, cego. Fachadas rebocadas e pintadas de rosa, percorridas por embasamento de cantaria, flanqueadas por cunhais de cantaria, rematadas por friso, cornija e beirada simples. Fachada principal, virada a S., rematada em frontão triangular com cruz latina sobre plinto galbado, no vértice, interrompido inferiormente pelo janelão que ilumina o coro; é rasgada por portal de verga recta flanqueado por duas pilastras com fustes almofadados e capitéis coríntios, e moldura exterior, volutada na zona inferior e com orelhas e brincos na superior, com falsa pedra de fecho, ornada por enrolamentos, acantos e volutas; às pilastras, adossam-se, superiormente, duas mísulas com pendente, onde se apoia o friso e o frontão do remate, interrompido por espaldar curvo, rematado por cornija angular e onde se integra medalhão oval com os símbolos do orago, a tiara papal e as chaves em haspa. O acesso ao portal é feito por escadaria de cantaria de sete degraus, com o corrimão adossado à fachada. Sobre o portal, o janelão do coro, em arco de volta perfeita, com pedra de fecho saliente e moldura recortada e ladeada por orelhas e pingentes, assente em mísulas com pendentes, rematado por enrolamentos decorados por folhagens, que sustentam rocalhas de vulto. O janelão é decorado com uma malha de vidros coloridos. As torres sineiras são rasgadas por três janelas em eixo, rectilíneas e com molduras de cantaria, rematando por friso e cornija, surgindo, no lado direito, as sineiras, em arco de volta perfeita, assentes em pilastras toscanas e com pedra de fecho saliente, rematadas em friso, cornija e beirada simples. Fachada lateral esquerda adossada ao centro funerário. Fachada lateral direita rasgada por duas janelas rectilíneas no corpo da nave, surgindo duas no transepto e, no topo, vestígios de duas janelas entaipadas, todas com molduras de cantaria. Adossado à nave, um corpo, rasgado por duas janelas de peitoril rectilíneas, ao nível do segundo piso. Fachada posterior em empena recta, cega, ladeada por dois corpos, a do lado esquerdo com dois pisos, rasgados por vãos rectilíneos, correspondentes a uma porta e a três janelas de peitoril. INTERIOR com as paredes pintadas de marmoreados fingidos, formando apainelados rosa, com molduras brancas, em estuque, com pavimento em soalho e, na nave, cobertura em abóbada de lunetas, rebocada e pintada de rosa, com estuques decorativos com encanastrados, frisos de acantos e palmas, tendo, ao centro, um painel recortado, pintado com a representação da "Assunção". Coro-alto de perfil contracurvo, assente em arco em asa de cesto, sustentado por mísulas, e guarda balaustrada, com acesso por porta de verga recta no lado da Epístola. Portal axial protegido por guarda-vento de madeira, ladeado por pias de água benta concheadas. No lado do Evangelho, o baptistério, com acesso por arco de volta perfeita. Confrontantes, os retábulos laterais, inseridos em nichos de cantaria em arco de volta perfeita, com estruturas de talha dourada semelhantes e dedicados a Nossa Senhora da Conceição, no lado do Evangelho, e a Nossa Senhora de, na Epístola. São ladeados por duas portas confrontantes. Transepto saliente, tendo a marcar o cruzeiro, quatro arcos de volta perfeita, assentes em pilastras toscanas, com os braços divididos em apainelados, rasgados por duas portas, encimadas por janelas, tendo coberturas em abóbada de lunetas, com decoração em estuque, representando, no lado do Evangelho, uma Adoração do Santíssimo e cartela com dois "putti" a segurar motivos florais, surgindo, no lado oposto, uma "Adoração da Cruz", rodeada pelo mesmo tipo de cartela e "putti". Nos topos, surgem duas estruturas retabulares, a do lado do Evangelho a representar a "Coroação da Virgem", surgindo, no lado oposto, "Cristo a curar os leprosos". O cruzeiro é coberto por cúpula assente em pendentes, rasgada por quatro óculos, tendo decoração em estuque, com a tiara papal e chaves em haspa, envolvidos por motivos fitomórficos e, nos pendentes, elementos alusivos à Eucaristia. O arco triunfal dá acesso, através de um degrau, à capela-mor, com as paredes rasgadas por duas portas, sobrepujadas por janelas ou tribunas, guarnecidas de balaustrada de madeira, entre as quais surge pintura sobre tela. A cobertura é em abóbada de lunetas, com painel central, representando a "Entrega das chaves a São Pedro", rodeado por estuques decorativos, com anjos em cartelas laterais, o do Evangelho sustentando uma espada. Na parede testeira, retábulo de talha policroma, de planta convexa e um eixo definido por duas colunas de fuste liso e capitéis coríntios, assentes em altos plintos paralelepipédicos, com tribuna de perfil contracurvo, contendo trono expositivo encimado por baldaquino assente em colunas; remate em fragmentos de frontão, encimados por anjos de vulto, que centram espaldar curvo, com os atributos do orago. A estrutura é ladeada por dois apainelados em arco de volta perfeita, onde se enquadram duas mísulas com imaginária, encimadas por elemento concheado; sob estes, duas portas em arco de volta perfeita, com as sobre-portas alteadas, formando um falso espaldar, rematado por cornija. Sobre o altar, um sacrário de produção moderna, em forma de templete.

Acessos

Calçada da Tapada, n.º 3 a 7; Rua Padre António Botelho, n.º 1

Protecção

Parcialmente incluído na Zona de Proteção da Escola Industrial do Marquês de Pombal (v. PT0311060201)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em zona em forte declive, com a fachada principal voltada à Calçada da Ajuda. Abre directamente para a via pública, que tem, no lado oposto, um parque de estacionamento de viaturas automóveis a céu aberto com rampa de acesso directo à avenida que liga à Ponte 25 de Abril. No lado esquerdo, surge o jardim infantil, pertença da paróquia e, no oposto, um centro funerário, com duas salas para velório, instalações sanitárias, cafetaria e música ambiente. O edifício é de planta em L, evoluindo em dois e três pisos, com escadaria intermédia, tendo as fachadas revestidas a cantaria e rasgadas por amplas janelas. O acesso ao primeiro piso é feito através de uma porta de verga recta e ao segundo através de porta de estrutura semelhante, a partir das escadas. No lado direito, o Jardim Infantil, um edifício de planta rectangular simples e um piso, com as fachadas rebocadas e pintadas de rosa, rematadas em platibanda plena. A fachada principal é rasgada por duas portas nos extremos, que centram três janelas, todas em arco abatido e com molduras de cantaria. Sobre a janela central, a lápide com a inscrição "ESTE EDIFÍCIO - PROPRIEDADE DESTA JUNTA - FOI CONSTRUIDO NO ANO DE 1893, PELA JUNTA DA PARÓQUIA DE ENTÃO, EM TERRENO SEU, COM O DINHEIRO DO POVO, EXPRESSA E EXCLUSIVAMENTE PARA SUA SEDE, AO ABRIGO DO CÓDIGO ADMINISTRATIVO DE 1886".

Descrição Complementar

Os retábulos laterais são de talha policroma, de planta convexa e um eixo definido por pilastras, ornadas a formar falsas estípides, assentes em mísulas e rematadas por urnas. Ao centro, nicho de perfil contracurvo, encimado por espaldar curvo, rematado por cornija, contendo um resplendor e uma estrela. Os retábulos dos topos do transepto são semelhantes, de talha policroma e de um eixo formado por duas colunas de fustes lisos, marmoreados, assentes em plinto facetado, que sustentam fragmentos de entablamento e de frontão, constituindo o remate; ao centro, tela envolvida por moldura contracurva, ornada por acantos e querubins.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1780 - edificação do templo, resultante da transferência da sua primitiva localização no bairro de Alfama, na sequência da destruição causada pelo terramoto de 1755, em terrenos que eram pertença da Casa Real (contíguos à denominada Quinta da Ninfa), doados por D. Maria I, à Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Pedro, cuja sede paroquial já estava, desde 1770, instalada numa ermida da Caridade, erguida junto à igreja do convento do Calvário; 1786 - instalação da paróquia na nova igreja; 1788 - o edifício encontrava-se concluído, tendo reaproveitado pedraria proveniente do Mosteiro do Monte Calvário (v. PT031106020812); 1800 - desaparecimento do cemitério existente em torno da igreja; 1815 - construção da torre sineira; 1952, 29 Outubro - carta da DGEMN a indagar sobre a possibilidade de classificar o imóvel; 2005, 28 Janeiro - inauguração do centro funerário pelo Padre João Valente.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em alvenaria mista, rebocada e pintada; cunhais, cornijas, modinaturas, portal, pavimento da capela-mor, pias de água benta e pia baptismal em cantaria de calcário; retábulos, guarda-vento, caixilharias, portas e pavimento da nave em madeira; coberturas interiores em estuque decorativo; pinturas murais nas paredes; coberturas em telha; janelas com vidros simples.

Bibliografia

PEREIRA, Luís Gonzaga, Monumentos Sacros de Lisboa em 1833, Lisboa, 1924; PROENÇA, Raul, (dir. de), Guia de Portugal, Vol. I, Lisboa, 1924; ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, Vol. II, Livro IX, Lisboa, s.d..

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID-001/011-006-1679/14

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: Séc. 21 - arranjo de rebocos e pinturas; restauro das coberturas; limpeza das cantarias; restauro da decoração interior.

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1999 / Paula Figueiredo 2008

Actualização

João Machado 2006
 
 
 
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