Herdade da Represa / Igreja de Nossa Senhora da Purificação da Represa

IPA.00004708
Portugal, Évora, Montemor-o-Novo, União das freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras
 
Herdade compreedendo Monte principal e secundários, escola primária, igreja, fontes, aqueduto, tanques e outras estruturas agrícolas. Igreja de nave única com capela mor e falso transepto, de planta rectangular, suportada por contrafortes de alvenaria; construção característica da arquitectura rural tardo quinhentista no sul de Portugal, mas muito alterada no séc.18, em que o nártex, o campanário e a alternância de volumes lhe conferem uma figuração caracteristicamente barroca. Retábulo-mor de talha barroca; pinturas murais joaninas no coro-baixo. Escola primária do Tipo Alentejo, de 1 sala. O conjunto de pinturas murais que ornamentam o coro-baixo, de carácter profano, representando uma temática quotidiana pouco vulgar neste tipo de representações; a escala e a harmoniosa distribuição de volumes.
Número IPA Antigo: PT040706040021
 
Registo visualizado 580 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Agrícola e florestal  Herdade    

Descrição

Conjunto composto pelo Monte da Represa a E., igreja a O., escola primária, fonte do arado e cemitério a S.; mais afastados, localizam-se ainda, a NO. o Monte de Santo Estevão *2 que afronta, a N., o lago-barragem a ele paralelo a E., uma fonte, aqueduto, tanque dos animais e tanque de lavagem; a O. fica o Monte das Pedras *3; a NE. do Monte da Represa, dois silos e armazém agrícola; a c. de 100m a N. da Igreja um poço. IGREJA: Edifício de planta longitudinal, composta, com transepto pouco marcado. Volumes articulados e escalonados. Nave única, de planta rectangular, com nártex assente sobre três arcos de volta perfeita rematado por um terraço e campanário central, suportada por contrafortes e edificações de apoio (sacristia, arrecadação e escada de acesso ao terraço). volumes articulados e escalonados. Cobertura em telhado de duas águas e em terraço na galilé. Frontaria virada a O, tendo defronte um pequeno cruzeiro de granito. Galilé marcada por platibanda. O alçado S. é definido pelo remate em redondo, destacado do telhado, encimado por uma cruz de mármore e marcado, na empena, por uma curiosa figura em massa (hoje pintada em vermelho-terracota) que "carrega" uma elaborada cartela com a cruz de São Tiago, rematada por um querubim. O telhado é de duas águas, a fenestração limita-se a pequenos vãos entre os contrafortes. INTERIOR: nave de quatro tramos, com cobertura em abóbada de berço, rebocada e caiada, e paredes revestidas de azulejo de padrão, azul e amarelo, seiscentistas; o coro baixo encontra-se totalmente decorado pinturas murais, organizadas em dois painéis representando cenas profanas, ligadas a actividades agrícolas, à pastorícia e à vida quotidiana. Na zona do (falso) cruzeiro existem dois altares laterais com alguma imaginária de interesse; altar-mor acessível através dum arco mestre, revestido com o mesmo padrão azulejar da nave, enquadrando um invulgar painel representando o Calvário; retábulo-mor em talha, com a imagem da padroeira, em calcário. ESCOLA: planta rectangular composta sala de aula, antecedida por vestíbulo à esquerda e com chaminé à direita, e por alpendre desenvolvido na fachada posterior com instalações sanitárias; massa dispostas na horizontal com coberturas homogénea em telhado de quatro águas com aba prolongada sobre o alpendres. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento em lajes de cantaria aparente.

Acessos

EN 4 Montemor-Novo - Arraiolos, a 10,5 km de Montemor-o-Novo, tomar caminho de terra batida à mão esquerda em direcção a N.; o Monte da Herdade dista 2 Km da EN.

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 8/2015, DR, 2.ª série, n.º 4 de 07 janeiro 2015

Enquadramento

Rural, enquadrada pelo antigo casario, num pequeno terreiro circundado por coberto arbóreo pouco abundante, recorta-se com nitidez no horizonte, pela alternância de volumes e escala harmoniosa que a define; a O., a c. de 500 m, situa-se uma casa rural moderna.

Descrição Complementar

EPIGRAFIA: no sino esquerdo da igreja: " SDPROMTP/Dº/PE/BARS FRª DART - ANNO - DE - 1735 ESTE/SINO/SE FEZ/5/Dº/Pº R/DMTº/DP".

Utilização Inicial

Agrícola e florestal: herdade / Religiosa: igreja

Utilização Actual

Agrícola e florestal: herdade / Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (igreja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Alberto Braga de Sousa (projecto tipo da escola)

Cronologia

1217 - primeiras referências à existência da herdade; aos inícios do séc.16 - presumível construção da igreja; 1534 - visitação eclesiástica; 1630 - execução dos painéis de azulejo capela-mor; 1731 - data no sino esquerdo da igreja, Séc.18 - pinturas murais do coro-baixo; 1865 - são efectuados os restauros dos azulejos do arco triunfal; 1940, c. de - realização do lago-barragem; 1940, 17 Dezembro - no Orçamento Geral do Estado, no artigo n.º 1985, surgem designadas as escolas a construir como fazendo parte do Plano dos Centenários; 1941, 15 Julho - despacho do Conselho de Ministros a referir a existência de uma Comissão a trabalhar no desenvolvimento da rede escolar, definindo distribuição de verbas e o número de escolas a construir até 1951; 1943, início - publicação de um mapa final da rede escolar com o número de salas a construir por distrito, concelho e freguesia; 1944 - aprovação dos projectos de escola-tipo da Direcção de Edifícios do Sul, proposto pelo Arquitecto Alberto Braga de Sousa; 1986 - uma brigada do Instituto José de Figueiredo visita a igreja para levantamento do estado de conservação das pinturas murais; 1986, 21 julho - despacho de abertura do processo de classificação da Igreja de Nossa Senhora da Purificação pelo IPPC; 1989, 12 de Agosto - por Portaria 650/89 é concessionada ao Clube de Caçadores da Herdade dos Nabos a zona de caça associativa da Herdade da Represa e anexas (processo 79-DGF); 1990, 02 de Fevereiro - a Portaria 79/89 produz alterações à Portaria 650/89; 1994, 19 fevereiro - incluído no PDM de Montemor-o-Novo ratificado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 8/94 (Monte e Igreja da Represa); 1999, 29 de Setembro - a Portaria 827/99 do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, renova, por um período de 10 anos, a concessão da zona de caça associativa da Herdade da Represa e anexas; 2006, 16 de Novembro - Alteração do PDM ratificada pela Resolução do Conselho de Ministros nº2/2007, publicada no DR, 1ª série, nº4, de 5 Janeiro; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação (Igreja de Nossa Senhora da Purificação) conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública; 2013, 24 outubro - Anúncio 328/2013, DR, 2.ª série, n.º 206, relativo à Abertura de novo procedimento de classificação da Igreja de Nossa Senhora da Purificação da Represa.

Dados Técnicos

Estrutura mista, cobertura em telhado de duas pendentes que descarregam, parcialmente, em contrafortes e em dependências laterais, galilé assente em arcaria com terraço.

Materiais

Alvenaria de pedra e tijolo rebocada e caiada, pavimento em tijoleira, telha de canudo nas coberturas, púlpito em mármore, altares e peças de imaginária em madeira estofada e policromada.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, vol. 8, Lisboa, 1975; Filomena, SERRA, Júlia, MACHÁS, Estella, SALDANHA, Isabel, Muitos Anos de Escolas, Edifícios para o ensino infantil e primário até 1941, vol. 2, Lisboa, 1987.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN / DSID; IPPAR: DRE; CMMN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

IPPAR: DRE; CMMN

Intervenção Realizada

Séc. 20, finais - repintura do retábulo-mor.

Observações

*1 - abrange também o concelho de Arraiolos, freguesia de São Pedro da Gafanhoeira. Já foi sede de freguesia e antigo curado da Ordem de Santiago; *2 - segundo informação oral no Monte de Santo estevão vivia 1 casal e o hortelão que tomava conta da horta que ficava no local onde hoje se encontra a barragem; * 2 - segundo informação oral no Monte das Pedras viviam 2 casais que tomavam conta da pocilga.

Autor e Data

Paula Amendoeira 1998 / Rosário Gordalina 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login