Chafariz de Nossa Senhora do Monte

IPA.00004694
Portugal, Setúbal, Santiago do Cacém, União das freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra
 
Arquitectura infraestrutural, barroca, ecléctica. Fiel a uma tipologia que resulta da interpretação popular de fórmulas que gozaram de largo prestígio na região durante a época barroca, dentro do espírito antiquarizante que caracterizou diversas obras públicas de Santiago do Cacém no mesmo período (reconstrução do pelourinho, reedificação do Hospital do Espírito Santo), este chafariz foi profundamente remodelado no séc. 19, de acordo com uma orientação estilística de teor revivalista e ecléctico, como é bem patente na ornamentação do paredão principal. O chafariz destaca-se pela aplicação de cópias de inscrições romanas realizadas na segunda metade do séc. 18 e de um epigrama latino, sendo igualmente digna de nota a qualidade das suas cantarias lavradas do período oitocentista, com destaque para os fogaréus e demais ornatos.
Número IPA Antigo: PT041509060013
 
Registo visualizado 244 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Chafariz formado por paredão e tanque ladeado por dois poiais, tendo do lado esquerdo um segundo tanque para a lavagem de roupa e, separado por muro, um terceiro tanque destinado a bebedouro de animais. O paredão do chafariz apresenta três panos separados por pilastras de cantaria. O pano central, mais alto, encontra-se enquadrado por pilastras com aplicações de lioz rosa, encimadas por serafins, coroadas por fogaréus assentes em plintos e com a epígrafe "CM OP". O respectivo tanque de cantaria é abastecido por duas bicas, sobrepujadas por uma inscrição "RECONSTRUIDO / 1871"; uma outra inscrição contendo um epigrama em língua latina alusivo à invocação do chafariz: "B VIRGINI MARIÈ IUXTA ILLUD ISA/IÈ ET ERIT INNQUISSIMIS DIERUS PRÈ/PARATUS MONS &C UT IUXTA ILLUD FONS / SIC OC EPIGRAMMA / SISTE VIATOR AQUAM BIBE NUNC DE MON/TE CADENTEM / FONS MARIA EST HIC MONS HIC PIETATIS AD EST / FONS EST CULPARUM TORENTEM QUI IRRIGAT / ERGO / QUI SITIUNT VENIANT AD PIETATIS AQUAM / 1772"; painel de azulejos monócromos de azul e branco que representa Nossa Senhora do Monte ou da Natividade e com a inscrição Nossa Senhora do Monte. Os panos laterais são definidos por pilastras de cantaria em que se encontram encastradas cópias de inscrições romanas provenientes de Miróbriga: "MARTI / SACRVM / IN HONO/REM G(aii) (hedera) PAG(usici) / MARINI (hedera) / PAG(usica) MARI/ANE FRATRI / PIENTISSIMO; VENERI VICTRI/CI ¨ AVG(ustae) ¨ SACR(um) ¨ / IN HONOREM ¨ LV/CILIAE ¨ LEPIDINAE ¨ / FLAVIA TITIA ¨ FILIAE / PIENTISSIMAE ¨; PAGVSIGAE / L(ucii) ¨ F(liae) ¨ FUNDA/NAE C(aius) ¨ PAGV/SICVS LVCI/ANVS ¨ SORO/RI OPTVMAE; Q(uinto) ¨ SCRIBONIO / L(ucii) ¨ F(ilio) ¨ QVIRI(na tribu) / PATERNO / L(ucius) SCRIBONIVS / SATVRNINVS / PATER *1. O tanque de lavagem possui capeamento rampeado de lages de cantaria e é abastecido por uma bica. O bebedouro dos animais adossa-se a um murete de um pano definido por pilastras e rematado por platibanda, com pináculos piramidais nos ângulos; ao centro destaca-se uma lápide com a inscrição "C. M. / RECONSTRUIDO / 1923", sob a qual se encontra a bica que abastece o tanque.

Acessos

Av. Manuel da Fonseca / Lg. do Chafariz de Nossa Senhora do Monte

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado, em destaque, formando um pequeno largo empedrado e parcialmente murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1772 - construção; 1862 / 1863 - reparação; 1874 - recuperação e ampliação; 1923 - recuperação e ampliação.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, cantarias lavradas, azulejos monócromos, pavimento em calçada.

Bibliografia

FALCÃO, Bernardo, Memórias sobre a Antiga Miróbriga (ms. dos finais do séc. 18), no prelo; SILVA, António de Macedo e, Annaes do Municipio de Sant'Iago de Cacem, 2ª. ed., Lisboa, 1869; ALMEIDA, D. Fernando de, Ruínas de Miróbriga dos Célticos (Santiago do Cacém), Setúbal, 1964; ENCARNAÇÃO, José d', Inscrições Romanas do Conventus Pacensis, Coimbra, 1984; SOBRAL, Carlos e MATIAS, José, Património Edificado de Santiago do Cacém - Breve Inventário, Santiago do Cacém, Câmara Municipal, 2001.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - segundo José d'Encarnação (1984)

Autor e Data

José Falcão / Ricardo Pereira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login