Edifício do Museu Municipal de Sesimbra

IPA.00004667
Portugal, Setúbal, Sesimbra, Sesimbra (Castelo)
 
Arquitectura religiosa, chã, vernácula. Edifício de estilo chão com prospecto exterior de austeridade e sobriedade, com remates à face em empenas simples. Tipo de construção vernacular no seus dois pisos e telhado de quatro águas com abas, com escada exterior, alçados cegos.
Número IPA Antigo: PT031511010009
 
Registo visualizado 215 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, simples, regular, coincidência exterior - interior, de massa simples, disposta em verticalidade. Cobertura exterior de telhado sanqueado, de 4 águas. Fachadas com embasamento, sendo a principal orientada a E., de 1 pano sem divisões e de 2 pisos, com 2 portas: uma no térreo e outra no cimo de lance de escada exterior, com guarda-corpo compacto, adossada à fachada S. da igreja; o pano remata em beiral interrompido por arco sineiro prolongando aí a fachada. As outras 2 fachadas têm 2 janelas horizontais, no piso térreo, sobrepostas por outras duas verticais. Na lateral, em baixo, janela pequena. Fachada posterior com 2 postigos. Piso superior (a sala do museu), de espaço único, iluminado por 3 janelas com conversadeiras em pedra. Janelas com portadas interiores em madeira. Tecto de perfil trapezoidal, em madeira, e chão de sobrado. No flanco direito abre-se, no vão de parede, uma porta de armário e uma porta de acesso à igreja. Na empena fronteira, tem altar com ara.

Acessos

Castelo

Protecção

Em estudo / Incluído na Zona Especial de Protecção do Castelo de Sesimbra (v. PT031511010001)

Enquadramento

Rural, num monte, anexo à Igreja de Santa Maria do Castelo, numa dependência da antiga igreja matriz colada ao flanco N. do templo, compreendendo o espaço da antiga sacristia da igreja.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Sec. 18 - edificação no local onde já tinha sido edificada uma igreja nos séculos 15 e 16; séc. 18 - reedificação; 1960 - 1982 - instalação do Museu Arqueológico Municipal de Sesimbra por iniciativa da Câmara Municipal, a partir de obras de restauro do Castelo e de escavações arqueológicas levadas aí a cabo; 1982 - devido ao mau estado das instalações do Museu, a autarquia entendeu levar o Museu para a vila e, desde 1987, encontra-se no Lg. Luís de Camões, onde ainda se encontra, à espera das novas instalações na Igreja de Santa Maria do Castelo.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria, cantaria, madeira

Bibliografia

SERRÃO, Eduardo da Cunha e SERRÃO, Vitor, Sesimbra Monumental e Artística, Sesimbra, 1997.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID; CMS: Gabinete de projectos (planta das futuras instalações do Museu de Arqueologia)

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMS: 1990, década de - obras de conservação e limpeza, consolidação estrutural, recuperação e conservação de cobertura, de tecto, de pavimento, de rebocos.

Observações

*1 - projecto de adaptação a museu municipal em execução pela CMS.

Autor e Data

Albertina Belo 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login