Bar Xantarim

IPA.00004613
Portugal, Santarém, Santarém, União de Freguesias da cidade de Santarém
 
Casa unifamiliar maneirista com primeiro piso abobadado pertencente a dois edifícios, um deles mais nobre, destinado a armazenagem e a zona de serviços; sobre elas assenta o piso nobre e o pátio de uma cisterna.
Número IPA Antigo: PT031416120044
 
Registo visualizado 146 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular irregular. O espaço interior é definido por uma zona de acesso, um corredor com cobertura em madeira, antecedendo o espaço do bar; este é formado por 3 naves mais compridas e estreitas, dispostas transversalmente em relação à entrada, cobertas por abóbada de canhão e separadas por arcos plenos e meios arcos em tijolo, com bases de cantaria, assentes em plintos; falsos arcos redondos repetem-se nas paredes laterais. A meio deste espaço é visível, por trás de vitrine, uma conduta de poço de cisterna. À direita da entrada zona de serviços.

Acessos

Travessa da Misericórdia, n.º 4 a 6

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, planalto, flanqueado. Ocupa parte do piso térreo de um edifício de 2 andares e de um edifício solarengo contíguo, integrados na malha urbana dentro do núcleo histórico da cidade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial: estabelecimento de restauração

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc.18 - construção provável do edifício, implantado no local dos antigos açougues; 1988 - adaptado a bar.

Dados Técnicos

Estruturas mistas.

Materiais

Estrutura murária em alvenaria de pedra; tijolo em arcos e abóbadas; cantaria nas bases dos arcos. Pavimento em tijoleira e madeira. Tecto em madeira.

Bibliografia

CUSTÓDIO, Jorge, Bar Xantarim - Memória Descritiva (texto policopiado, Biblioteca Municipal de Santarém), Santarém, 1991; Bar Xantarim in Património Monumental de Santarém, dir. Jorge Custódio, Santarém, 1997.

Documentação Gráfica

CMS, Divisão do Núcleo Histórico

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1988 - a adaptação a bar, realizada pelo arquitecto José Augusto Rodrigues, mereceu um prémio atribuído pela Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico Cultural de Santarém. As obras tiveram o acompanhamento arqueológico da Dra. Ana Arruda.

Observações

No local onde hoje se encontra o bar, existiam no séc. 13 os açougues da vila, na então estrutura viária da Porta de Manços, alterada após o terramoto de 1531 (CUSTÓDIO, 1997).

Autor e Data

Isabel Mendonça 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login