Ermida do Milagre

IPA.00004608
Portugal, Santarém, Santarém, União de Freguesias da cidade de Santarém
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela comemorativa e sepulcral, com nave e capela-mor justapostas, sineira sobre a fachada; linguagem erudita maneirista no tratamento da pedra de armas, das cartelas das paredes da nave e do revestimento a estuque da abóbada e cúpula.
Número IPA Antigo: PT031416120087
 
Registo visualizado 474 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por uma nave rectangular a que se adossa a capela-mor quadrada. Massas articuladas com coberturas diferenciadas em telhado de 2 e 4 águas. Fachada principal virada a O., de um piso, enquadrada por pilastras com pináculos cónicos e rematada por frontão curvo, sobre o qual assenta uma sineira; portal de vão rectangular e lintel arquitravado encimado por pedra de armas, emoldurada por enrolamentos, com a representação emblemática do Santíssimo Sacramento - uma arca, um par de castiçais com velas e uma custódia; em redor uma inscrição em latim - "DNS DOMVS LEGIT I PAR 17" (Eu habito numa casa de cedro). Interior - nave coberta por abóbada de canhão, com ornatos em estuque polícromo imitando caixotão em madeira, assente em cimalha, nas paredes laterais arcos cegos redondos apoiados em pilares de cantaria, enquadrando cartelas maneiristas em pedra com inscrições: "Foi Santíssimo / Milagre / Nesta Casa / No Anno 1266". Á direita da porta uma pia de água benta assente numa coluna manuelina invertida. Arco triunfal redondo, em cantaria, sobre pilastras toscanas. Capela-mor rematada por cúpula piramidal, com lanternim, também com ornatos em estuque imitando mármore. Um nicho vaza a parede fundeira abrigando o trono, enquadrado por ornatos em talha rococó; altar-mor em mármores de váris cores; pedra tumular em mármore, assente em 2 leões em cantaria, na parede do lado da Epístola, com a indicação de que os fundadores da capela, Manuel dos Reis Tavares e sua mulher Margarida César de Almeida, jazem debaixo do altar.

Acessos

Travessa das Esteiras, n.º 22

Protecção

Incluido na Zona de Proteção da Igreja do Milagre (v. PT031416120008)

Enquadramento

Urbano, planalto, flanqueado. Implantada na malha urbana, dentro do centro histórico, abre a fachada principal para uma rua estreita nas proximidades da Igreja do Milagre.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Santarém)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1663 - a capela é mandada construir pelo Dr. Manuel dos Reis Tavares e por sua mulher Margarida César de Almeida, no local onde, segundo a tradição habitara a mulher que cometera o sacrilégio que dera origem ao Milagre de Santarém, em 1266; 1684 - o casal institui uma capela com obrigação de missa; séc. 18, meados - colocação da tribuna e ornatos em talha dourada que a enquadram; 1740 - o altar tem um retábulo pintado com a representação do Santíssimo Milagre; na ermida guarda-se uma relíquia dentro de globo de vidro, encastoado em prata - uma pedra vermelha com manchas roxas sobre a qual caíram as gotas do sangue de Cristo e que fizera parte de um colar que a mulher que cometeu o desacato à hóstia tinha ao pescoço (VASCONCELOS, 1740); 1801, 12 setembro - Francisco Joaquim Tavares dota a ermida com 400$000, cujos jutos são aplicados à reparação da ermida (RODRIGUES, pp. 122-124).

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e caiada, telhado cerâmico, pilastras e molduras em cantaria, porta em madeira e ferro, mármores e estuques no interior.

Bibliografia

ALMEIDA, José Antóio Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; BRAZ, José Campos, Santarém raízes e memórias - páginas da minha agenda, Santarém, Santa Casa da Misericórdia de Santarém, 2000; CABRITA, Maria José, Ermida do Milagre in Património Monumental de Santarém, org. Jorge Custódio, Santarém, 1997; MATOSO, Luís Montez, Santarém ilustrada, manuscrito na Biblioteca Municipal de Santarém, 1738; MENDES, Octávio da Silva Paes, Santarém Monumental, Roteiro, Santarém, 1988; RODRIGUES, Martinho Vicente - O "Santíssimo Milagre" de Santarém. Santarém: Real Irmandade do Santíssimo Milagre, 2008; SARMENTO, Zeferino, História e Monumentos de Santarém, Santarém, 1993; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, vol. 5, Lisboa, 1949; VASCONCELOS, Pe. Inácio da Piedade e, Santarém edificada, Lisboa, 1740.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login