Ermida de Nossa Senhora dos Prazeres

IPA.00004569
Portugal, Portalegre, Nisa, União das freguesias de Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e São Simão
 
Arquitectura religiosa, quinhentista e vernácula. Capela de culto ligada a romaria pascoal, que faz conjunto, com outras duas, num lugar santificado por peregrinações populares no concelho. De planta composta por exonártex rectangular e capela-mor quadrada. Apesar da sua singeleza, apresenta um toque de classicismo na entrada do seu exonártex, e toda a arquitectura ressoa a genuinidade.
Número IPA Antigo: PT041212060008
 
Registo visualizado 331 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por exonartex de planta rectangular e capela-mor de planta quadrada. Volumes articulados, massas dispostas na horizontal com cobertura diferenciada em telhado de quatro águas na capela e de uma água no exonártex. Fachada principal a O. constituída pelo exonartex, de um pano rasgado pelo pórtico axial, de dois lumes: dois pilares laterais, embebidos nas paredes, de troncos moldurados, com bases e capitéis, sustentam uma verga de granito de friso liso e cornija; ao meio do vão, um mainel constituído por coluna de fuste canelado e capitel enquadrável na ordem dórica romana; à direita do pórtico banco corrido de alvenaria, presente também do lado S., e em parte da fachada S.; remate recto em beirado, em plano recuado, ao nível do telhado, eleva-se ligeiramente o corpo da capela-mor, com remate recto em beirado. INTERIOR: Exonartex com tecto de forro de madeira, porta para compartimento a N.; pórtico para a capela-mor com molduras de granito, em arco quebrado, a partir de impostas. Altar em madeira talhada sobre banqueta, consagrado a Nossa Senhora dos Prazeres, na parede E.. Cobertura em abóbada de cruzaria simples de nervuras em arcos redondos apresentando, no fecho, uma pedra redonda com a cruz da Ordem de Cristo; é decorado com pintura policromática de figuração vegetalista onde foram pintados pequenos quadros representando, entre outros motivos, o sol, a lua e as estrelas.

Acessos

EM de Nisa para Montalvão, a 4km da vila, para NE. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,547416; long.: -7,625851

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 45 327, DG, 1.ª série, n.º 251 de 25 outubro 1963

Enquadramento

Rural, perto da estrada, a meia encosta do Monte de Nossa Senhora da Graça, adossada a instalações diversas pertencentes à romaria.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Sécs. 15 / 16 - construção da ermida; 1938 - substituição da primitiva imagem por outra moderna e reparação e douramento do retábulo durante o vicariato do cónego Ventura; 1944, até - pertenceu, tal como as outras ermidas do Monte de Nossa Senhora da Graça, à Câmara Municipal de Nisa.

Dados Técnicos

Construção em alvenaria de pedra, rebocada e caiada, com cobertura telhada.

Materiais

Pedra variada, granito, cal, areia, telhas e madeira.

Bibliografia

MOURA, José Diniz da Graça Motta, Memória Histórica da Notável Vila de Nisa (fac-simile da edição de 1855), Lisboa, 1982; FIGUEIREDO, José F., Monografia de Nisa, Lisboa, 1956 / 1989; KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Portalegre, Lisboa, 1943.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS; Câmara Municipal de Nisa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Domingos Bucho 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login