Casa das Açafatas

IPA.00004562
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
 
Casa nobre barroca, de planta retangular, com dois pisos, longa fachada rectilínea, eixo marcado por porta e janela de sacada ladeados por enrolamentos de folhagem de acanto; janelas de sacada arquitravadas com guardas de ferro forjado; salas de aparato intercomunicantes. A janela de sacada principal é rematada pelo brasão de Baltazar Rodrigues Neto; as molduras em cantaria das janelas de sacada do andar nobre têm um friso ressaltado no remate.
Número IPA Antigo: PT050805050028
 
Registo visualizado 425 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta longitudinal composta; volumes articulados a N.; massas dispostas na horizontal em dois pisos; cobertura diferenciada em telhados de tesoura. Fachada principal voltada a S., delimitada por cunhais e friso divisório dos pisos em cantaria e cimalha de massa com beirado; de entre os vãos do piso térreo destacam-se o portal com moldura ladeada por enrolamentos de folhagem de acanto e duas frestas rectangulares; no andar nobre nove janelas de sacada emolduradas de verga recta arquitravada com guardas de ferro forjado nos balcões, sobressaindo a que remata o portal principal, ladeada por enrolamentos de folhagem de acanto e rematada pelo brasão de Baltazar Rodrigues Neto. Interior: o portal principal dá acesso ao vestíbulo com escadaria de dois lanços; salas de aparato intercomunicantes abrindo para a fachada principal, mantendo uma delas a pintura de um brasão na cobertura.

Acessos

Rua de Santo António, n.º 31 a 41

Protecção

Incluído na Zona Geral de Proteção do Solar dos Pantojas (v. IPA.00004561)

Enquadramento

Urbano, flanqueado, no centro Histórico (v. PT050805050140), num quarteirão da antiga Mouraria, com uma fachada para a via pública.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial: loja

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1730, c. de - Baltazar Rodrigues Neto, recém chegado de Portimão, manda construir este edifício para sua habitação; séc. 18, 2ª metade - é habitado pelos descendentes, o coronel Francisco José Moreira de Brito de Carvalhal e Vasconcellos e sua mulher, D. Rita Efigénia, Açafata da Rainha D. Maria I; séc. 19, finais - o último morgado, José Maria de Carvalhal e Vasconcellos, morre sem descendentes; Séc. 20, inícios - o extenso logradouro outrora pertencente a esta casa, ainda é conhecido por Jardim da Mouraria, remeniscência do antigo bairro medieval situado extra-muros; 1995, 19 de Janeiro - proposta a classificação pelo Prof. Horta Correia; 1995, 25 janeiro - Despacho de abertura do processo de classificação; 2009, 23 outubro - o processo de classificação caduca nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n. 206, publicado nesta data.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e caiada; cantaria calcária em molduras; ferragens nas guardas dos balcões; telhas de canudo na cobertura.

Bibliografia

CAMPOS, Nuno, Dois Brasões, uma Família, Anais do Município de Faro, vols. XXIX /XXX, 1999 - 2000, pp. 159 - 171; LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Faro - Edificações Notáveis, Faro, 1995; IDEM, O Palácio de Estoi, Faro, 1996; PAULA, Rui M. e PAULA, Frederico, Faro Evolução Urbana e Património, Faro, 1993; ROSA, J. A. Pinheiro e, Monumentos e Edifícios Notáveis do Concelho de Faro, Faro, 1984; IDEM, Tesouros Artísticos do Algarve, Faro, 1990.

Documentação Gráfica

CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Só foi possível o acesso a parte do edifício.

Autor e Data

Francisco Lameira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login