Palácio Bivar

IPA.00004557
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
 
Arquitectura residencial, neoclásssica. Palácio neoclássico, de planta rectangular, com dois pisos, longa fachada rectilínea; guardas em ferro forjado nas janelas de sacada do andar nobre; molduras das cantarias do andar nobre arquitravadas com frontão triangular; eixo marcado por portal monumental e janela de maiores dimensões. Constitui o melhor exemplar da arquitectura civil neoclássica algarvia; a monumentalidade do átrio, com calçada à portuguesa; a pintura do brasão na cobertura do 2º lanço da escada.
Número IPA Antigo: PT050805040042
 
Registo visualizado 431 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta rectangular; massas dispostas na horizontal em dois pisos; cobertura em telhado de quatro águas; no eixo do edifício, sobre o telahdo, ergue-se o volume de uma pequena torre-mirante. Fachadas principal e S. delimitadas por socos, cunhais, friso divisório dos pisos, cimalha com beirado e platibanda. Frontispício orientado a O., rasgado por treze vãos por piso, emoldurados de verga recta, sobressaindo no piso térreo o portal ladeado por pilares-estípites dispostos em ângulo convexo e duas frestas rectangulares; janelas de sacada arquitravadas com frontão triangular e guardas de ferro forjado nos balcões no andar nobre, sobressaindo a que remata o portal principal com o balcão de planta ondulante. Fachada S. com três vãos por piso, portas no piso térreo e janelas de sacada idênticas às anteriores no andar nobre. Fachada N. com uma porta no piso térreo e cinco janelas de peitoril no andar nobre. Interior: o portal principal dá acesso ao átrio com escadaria de dois lanços, destacando-se na cobertura do 2º lance o brasão pintado da família Bivar; salas de aparato intercomunicantes abrindo para a fachada principal.

Acessos

Rua Conselheiro Bivar, nº 2 - 18, Rua Primeiro de Maio, nº 1 e Travessa dos Arcos, nº 2 - 11, Travessa José Coelho, nº 2, Rua do Prior, nº 11 - 19

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

Urbano, adossado, no centro Histórico (v. PT050805050140), no gaveto de um quarteirão da Zona Ribeirinha, com três fachadas para a via pública.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial: loja

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

MESTRE PREDEIRO: José António Vidal

Cronologia

1815 - D. Fernando Maria de Mendonça Pessanha Mascarenhas, casado com D. Maria da Paz Bivar contrata com o mestre pedreiro José António Vidal toda a cantaria, excepto a do pórtico, por 748$000 réis; 1863 - construção da calçada do átrio; 1995, 23 de Junho - proposta a classificação pela Câmara Municipal de Faro.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada de branco; cantaria calcária em molduras; ferragens nas guardas dos balcões e telhas de canudo na cobertura.

Bibliografia

LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Faro-Edificações Notáveis, Faro, 1995; PAULA, Rui M. e PAULA, Frederico, Faro Evolução Urbana e Património, Faro, 1993; ROSA, J. A. Pinheiro e, Monumentos e Edifícios Notáveis do Concelho de Faro, Faro, 1984.

Documentação Gráfica

CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1993 - reposição dos vãos do piso térreo na fachada S..

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1996

Actualização

Diogo Sousa (Contribuinte externo) 2020
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login