Câmara Municipal de Faro

IPA.00004547
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
 
Arquitectura político-administrativa, oitocentista. Paços do concelho oitocentista, de planta rectangular, com dois pisos, fachadas rectilíneas com guardas de ferro nas janelas de sacada arquitravadas do andar nobre.
Número IPA Antigo: PT050805050087
 
Registo visualizado 327 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara  

Descrição

Planta rectangular composta pelo edifício principal e anexo a N.; massas dispostas na horizontal em dois pisos; volume articulados a N.; cobertura diferenciada em telhado de quatro águas com domo central e de duas águas no anexo. Fachadas delimitadas por cunhais, socos, frisos divisórios dos pisos, cimalha com beirado e pináculos no remate das pilastras. Fachada principal voltada a S. com três corpos delimitados por pilastras de cantaria, um central com três arcos plenos assentes em pilares rectangulares no piso térreo e três janelas de sacada de verga recta arquitravada, a do meio com frontão triangular, com balcão comum e guardas de ferro assente em seis modilhões de cantaria, empena em frontão triangular com a pedra de armas da cidade no tímpano; corpos laterais idênticos com um vão por piso, janela de peitoril no piso térreo e janela de sacada igual às anteriores no andar nobre. Fachada O. em ângulo concavo no extremo N., com onze vãos por piso, emoldurados de verga arquitravada, uma porta e dez janelas de peito no piso térreo e cinco janelas de sacada com guardas de ferro nos balcões e seis janelas de peitoril no andar nobre. Fachada E. com igual número de vãos e do mesmo tipo, sendo três portas no piso térreo e sete janelas de sacada e quatro de peito no andar nobre. Anexo a N. edifício de dois pisos com fachada delimitada por cunhais, soco e cimalha com beirado; cinco vãos por piso, no térreo uma porta arquitravada ao centro e janelas de peitoril aos lados no piso térreo, janela de sacada ao centro com guarda de ferro forjado no balcão e janelas de parapeito gradeado arquitravadas no andar nobre. Interior: o portal principal dá acesso a átrio com lambril de azulejos polícromes de temática geometrizante, seis colunas com cobertura ogival de arestas, conduzindo o tramo central ao andar nobre através de escadaria em dois lanços que conduzem ao salão nobre, de planta rectangular, destacando-se ao centro a pintura do brasão da cidade envolvido por exuberantes trabalhos de estuque.

Acessos

Largo da Sé, nº 13, Rua do Município, nº 17 e Rua Domingos Guieiro, nº 6 - 12

Protecção

Incluído na Zona de Proteção da Sé Catedral (v. PT05080505004)

Enquadramento

Urbano, adossado. Ergue-se no Centro Histórico, no gaveto de um quarteirão da Vila-Adentro, com três fachadas para a via pública.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Política e administrativa: câmara municipal

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Jorge de Oliveira (remodelação da fachada, 1945)

Cronologia

1883 - no local dos antigos Paços do Concelho, constrói-se o actual edifício; 1900, c. de - conclusão das obras; 1945 - remodelação da fachada principal e substituição das restantes molduras dos vãos; séc. 20, meados - anexação de uma casa contígua na R. Domingos Guieiro.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria e em cimento rebocado e pintado de branco; cantaria calcária em molduras, pilastras, cunhais, socos, cimalhas, cornija do frontão triangular e pavimentos do átrio e das escadas; azulejos no átrio e na escada de acesso ao andar nobre; estuque na cobertura da escadas e do salão nobre; ferragens nas guardas e no corrimão das escadas; telhas de canudo nas cobertura.

Bibliografia

LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Faro-Edificações Notáveis, Faro, 1995; PAULA, Rui M. e PAULA, Frederico, Faro Evolução Urbana e Património, Faro, 1993; ROSA, J. A. Pinheiro e, Tesouros Artísticos do Algarve, Faro, 1990.

Documentação Gráfica

CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login