Casa de Júdice Fialho

IPA.00004542
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
 
Casa abastada oitocentista, com características burguesas, de planta rectangular, dois pisos, fachada rectilínea, guardas de ferro forjado nos balcões das janelas de sacada arquitravadas do andar nobre.
Número IPA Antigo: PT050805040080
 
Registo visualizado 270 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, anexo articulado a N., massas dispostas na horizontal em dois pisos, cobertura diferenciada em telhados de quatro e duas águas. Fachada principal a S. com dois corpos, delimitada por pilastras, soco, friso divisório dos pisos e cimalha, rasgada por sete vãos por piso com molduras de cantaria de verga recta, portas e janelas no piso térreo, janelas de sacada arquitravadas com guardas de ferro forjado nos balcões do andar nobre, execepto no eixo do corpo O., cuja janela é de peitoril e a cornija tem forma triangular. Fachada posterior delimitada por cimalha, com quatro vãos emoldurados de verga recta no piso térreo e três no 2º piso *1.

Acessos

Rua Infante Dom Henrique, n.º 20 a 26; Rua da Viola, n.º 13 a 15

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado, no Centro Histórico (V. PT050805050140), num quarteirão da Zona Ribeirinha, com duas fachadas para a via pública, adossado ao Centro Regional de Segurança Social (v. PT050805040032).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 19 - data provável da construção do edifício; 1920 - no lugar do acesso ao logradouro, a E., o então proprietário, João António Júdice Fialho, manda acrescentar um corpo de dois pisos com duas frentes *1; 1995, 15 de Maio - proposta a classificação pela Câmara Municipal de Faro; 1995, 23 de Outubro - despacho de abertura de classificação pelo IPPAR; 2006 - transferência dos serviços da Segurança Social para a sede na R. Pintor Carlos Porfírio, nº 35; 2009, 23 outubro - o processo de classificação caduca nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n. 206, publicado nesta data.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura de alvenaria rebocada e pintada de branco; cantaria calcária nas molduras; ferro forjado nas guardas dos balcões; telhas de canudo na cobertura.

Bibliografia

LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Faro - Edificações Notáveis, Faro, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DIBA; CMF; Instituto Segurança Social de Faro

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - antes da remodelação de 1920 o imóvel apresentava uma composição simétrica, com 5 vãos por registo, sendo o eixo assinalado pela porta sobreposta de janela munida de frontão triangular.

Autor e Data

Francisco Lameira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login