Escola Normal Primária

IPA.00004532
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
 
Casa oitocentista, de características burguesas, de planta rectangular, com dois pisos, com rasgamento regular de vãos; guardas em ferro forjado nos balcões das janelas de sacada e no parapeito das restantes janelas do andar nobre.
Número IPA Antigo: PT050805040025
 
Registo visualizado 98 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular composta pela habitação e dois anexos, volumes articulados a O., massas dispostas na horizontal em dois pisos e com um piso nos dois anexos; cobertura diferenciada com dois telhados de quatro águas e açoteias. Fachadas delimitadas por cunhais, embasamentos, frisos divisórios dos pisos, cimalhas e platibandas com balaustrada nalgumas partes; rasgadas por vãos emoldurados de cantaria trilobada. Fachada principal virada a N., com três panos, com sete vãos por piso, três portas e quatro janelas de peitoril no piso térreo e três janelas de sacada com guardas de ferro forjado e quatro janelas de peitoril com parapeito gradeado no andar nobre; ao centro balcão de planta recortada assente em modilhões e platibanda rematada por fontão triangular. Fachada lateral em ângulo convexo ao meio, com cinco vãos por piso, duas portas e três janelas de peitoril no piso térreo e cinco janelas idênticas no andar nobre. Interior - o portal principal dá acesso ao átrio com quatro arcos trilobados e escadaria para o andar nobre. Adossado à fachada principal, a O. dois anexos com quatro vãos de verga recta, um deles de grandes dimensões.

Acessos

Rua Serpa Pinto, n.º 27 a 35; Rua Baptista Pinto, n.º 25 a 27

Protecção

Enquadramento

Urbano, adossado, no centro Histórico (v. PT050805050140), no gaveto de um quarteirão da zona ribeirinha, na artéria que liga a Igreja Matriz de São Pedro (v. PT050805040039) ao Convento de Santo António dos Capuchos (v. PT050805040034); duas fachadas dando para a via pública.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1878 - data provável da construção; séc. 20, princípios - serve de escola de formação de professores primários e posteriormente de escola primária superior; 1940, c. de - instalação da Obra de Protecção às Raparigas e Lar de Nossa Senhora do Bom Sucesso; séc. 20 - construção dos dois anexos de um piso; 1995 - proposta de classificação enviada ao IPPAR, pela Câmara Municipal de Faro.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Cantaria calcária, alvenaria, ferragens, madeira e cobertura com telhas de canudo.

Bibliografia

LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Faro-Edificações Notáveis, Faro, 1995; PAULA, Rui M. e PAULA, Frederico, Faro Evolução Urbana e Património, Faro, 1993.

Documentação Gráfica

CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login