Solar do Capitão-Mor

IPA.00004531
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
 
Arquitectura residencial, barroca. Palácio urbano, de dois pisos, longa fachada rectilínea, três corpos delimitados por pilastras, o eixo valorizado pelo portal e por uma janela de sacada mais proeminente, as molduras em cantaria das janelas de sacada apresentam como proporção o duplo quadrado e têm um ressalto no remate.
Número IPA Antigo: PT050805040045
 
Registo visualizado 297 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, massa simples disposta na horizontal, cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachadas com dois pisos delimitadas por cunhais, socos de cantaria e cimalhas de massa. Fachada principal virada a E., três panos delimitados por pilastras de cantaria; três vãos por pano, sendo janelas de sacada de verga recta arquitravada no andar nobre com guardas de ferro forjado, no pano central portal e janela com ornamentação mais cuidada. Fachada N. com três portas emolduradas de verga recta no piso térreo e quatro janelas de peitoril arquitravadas no andar nobre. Interior - o portal da fachada principal comunica com o átrio, com arcaria de mármore, dando o tramo central acesso ao andar nobre através de escadaria de dois lances; salas intercomunicantes com portas emolduradas arquitravadas e frontão triangular, que abrem para a fachada principal.

Acessos

Rua Filipe Alistão, nº 7 - 17, Rua do Capitão Mor, nº 18 - 26

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

Urbano, adossado, no centro Histórico (v. PT050805050140), no gaveto de um quarteirão da zona ribeirinha, com duas fachadas dando para a via pública.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Educativa: colégio

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

MESTRE PEDREIRO: Diogo Tavares

Cronologia

Séc. 18, 2º quartel - construção; 1741 - já é habitada; séc. 19 - o judeu Abraão Amram promove algumas obras no interior, nomeadamente a colocação de novas molduras em cantaria; séc. 20, princípios - abertura de novos vãos no piso térreo; 1936 - adaptado a colégio; 1995 - proposta de classificação enviada ao IPPAR, pela Câmara Municipal de Faro.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Cantaria calcária, mármore, alvenaria, madeira e cobertura com telhas de canudo.

Bibliografia

LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Faro - Edificações Notáveis, Faro, 1995; PAULA, Rui M. e PAULA, Frederico, Faro Evolução Urbana e Património, Faro, 1993; ROSA, J.A. Pinheiro e, Monumentos e Edifícios Notáveis do Concelho de Faro, Faro, 1984.

Documentação Gráfica

CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1936 - obras de adaptação a colégio.

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login