Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz

IPA.00004510
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Conceição e Estoi
 
Arquitectura religiosa, chã, rococó, neoclássica. Ermida em estilo Chão, de planta longitudinal e nave única, com capela-mor Rococó e frontão do frontispício já Neoclássico.
Número IPA Antigo: PT050805020037
 
Registo visualizado 201 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor rectangulares, dependências de apoio e torre sineira à esquerda; volumes articulados e diferenciados a S., cobertura diferenciada de duas águas na nave, domo revestido de telhas na capela-mor e anexos de uma só água; fachada principal voltada a O., delimitada por cunhais de cantaria rematados por acrotérios e frontão triangular em massa, com óculo cego, rematado por cruz de ferro; portal de verga recta encimado por janelão e ladeado por duas pequenas janelas, todas emolduradas e com cornija, adossado à fachada principal campanário com uma sineira e casa do ermitão com chaminé tradicional; fachada N. delimitada por cunhais de cantaria, portal com moldura de cantaria de verga recta e janela na capela-mor com verga curva. INTERIOR: nave e coro-alto com lambril de azulejos, dois altares laterais com retábulos pintados e púlpito quadrado, no lado do evangelho; pavimento de madeira e cobertura em abóbada de berço. Arco triunfal pleno, delimitado por fiada de azulejos, retábulo-mor pintado e cúpula decorada com linhas geométricas pintadas.

Acessos

Rua do Pé da Cruz

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado. Ergue-se no núcleo histórico, nos limites da aldeia, numa via de origem medieval, com três fachadas para a via pública. Fronteiro, ergue-se cruzeiro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17, 1ª metade - data provável da construção da ermida; 1697 - data de lápide sepucral; Séc. 18, 2ª metade - reconstrução da capela-mor; Séc. 19, 1ª metade - construção do frontão da fachada principal; 1996 - Proposta a classificação do núcleo histórico de Estoi, onde se inclui esta ermida, pela Junta de Freguesia.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Cantaria, alvenaria, mármore, madeira, azulejos, trabalhos de estuque e coberturas com telhas de canudo.

Bibliografia

LAMEIRA, Francisco, Ildefonso C., Faro-Edificações Notáveis, Faro, 1995; IDEM, Inventário Artístico do Algarve A Talha e a Imaginária - Concelho de Faro, 12 - 1ª parte, Faro, 1994; OLIVEIRA, F. X. Ataíde, Monografia de Estoi, Faro, 1993.

Documentação Gráfica

CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Anualmente, no dia 2 de Maio, associado a este templo, realiza-se a Festa da Pinha, a mais entusiástica manifestação etnográfica do concelho. Romeiros a cavalo e carroças enfeitadas de flores vão passar o dia no Ludo, imediações de Faro, entrando ao anoitecer na aldeia, iluminados com archotes.

Autor e Data

Francisco Lameira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login