Casa da Igreja / Casa de São Romão do Corgo

IPA.00000450
Portugal, Braga, Celorico de Basto, União das freguesias de Canedo de Basto e Corgo
 
Casa setecentista da região de Celorico de basto, sem ostentação e riqueza, apresenta decoração simples, desenvolvimento horizontal, uma escadaria sóbria, rematada por volutas. Corresponde à tipologia das casas com jardim de japoneiras, tão característico da região de Basto. São jardins de buxo e japoneiras, muitos deles com a forma de terraço adossado à casa: poder-se-iam chamar jardins de influência italiana. Pedra d'armas rara em granito policromado da heráldica do séc. 16 no concelho de Celorico de Basto assim como nos concelhos vizinhos. O jardim, como refere o Arqº paisagista Ilídio de Araújo, foi outrora modelo de arte paisagística, encontrando-se hoje bastante degradado.
Número IPA Antigo: PT010305090008
 
Registo visualizado 398 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta em L, composta por vários corpos volumetricamente distintos e com piso sobre loja. A fachada principal, virada a NE., é constituída por um corpo recuado onde se localiza a entrada nobre e o portão, e por um corpo, saliente, de desenho simples e linear, é ritmado por sete janelas. A entrada nobre faz-se através de pequena escada em cantaria de granito com volutas, orientada a O., ladeia a porta principal uma pedra d'armas polícroma em granito, com a inscrição da data de 1572. O portão é rematado por cruz latina assente em esfera armilar. Na parede que ladeia o pátio da entrada, sobressai uma enorme chaminé, pertencente a uma cozinha. Fronteiro à fachada posterior, num plano inferior, situa-se um jardim oitocentista, de buxo e japoneiras, cujo acesso é feito através de escadaria de granito iniciada por duas colunas. Estas guardas graníticas são rematadas por esferas. Na linha da fachada principal, uma outra casa, em L, antiga casa de caseiro e cavalariças da quinta, actual salão paroquial, fecha o conjunto dos edifícios rurais pertencentes à quinta. A eira, pertença da quinta tem pavimento de granito, organizando-se junto dela um espigueiro de pés singelos, com cobertura a duas águas de telha. O espigueiro apresenta balaústres de pedra e é ripado de madeira na vertical. Também junto à eira, um celeiro com paredes de cantaria granítica e o alçado principal ripado de madeira.

Acessos

EN 210, desvio para a Casa da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, a meia encosta, separado por vias de circulação a N., fronteiro à igreja paroquial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa senhorial

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

D. Emília Ermelinda Ferreira Pinto Basto (atr. projecto do jardim).

Cronologia

1545 - ampliação de casas já existentes por Miguel Sobrinho Dá Mesquita; 1572 - colocação de brasão; 1585 - D. Filipe II, I de Portugal concede-lhe o brasão dos Mesquitas, Sobrinhos, Rebelos e Machados; séc. 18 - nova ampliação; séc. 19 - construção dos jardins por D. Emília Ermelinda Ferreira Pinto Basto; 1996 - obras de adaptação da antiga casa de caseiro a Museu de Frei Bernardo de Vasconcelos; 1997, 11 Setembro - despacho de classificação; 2006, 10 Março - despacho de encerramento.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito aparente e rebocado, madeira, vidro, cobertura de barro, ferro, pavimento interior de soalho, tecto de masseira.

Bibliografia

BARROS, João, Geografia de Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, 1919; VASCONCELOS, J. A., Etnografia Portuguesa, vol. 3, 1942; GUSMÃO, Adriano de, Solares Barrocos da Região de Basto, 1949; CORREIA, José, Cidades e Vilas de Portugal, Março 1957; CCRN, GAT do Baixo Tâmega, Concelho de Celorico de Basto, Estudos Sumários de Planeamento, Porto, Fevereiro 1986; VIEIRA, J. A., O Minho Pitoresco, 1987; LEMOS, João M., Celorico de Basto, Entre o Passado e Futuro, Celorico de Basto, 1988; Braga, Encontros e Descobertas, Lema, Cultura e Divulgação Regional, 1989.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

A Casa da Igreja resulta da ampliação de umas casas já existentes em 1545 e de uma outra ampliação no séc. 18. No terreiro onde se encontra localizado o cruzeiro encontra-se uma pedra tumular datada de 1640, que relata uma disposição testamentária. Os jardins, concebidos por D. Emília Ermelinda Ferreira Pinto Basto, constituiram escola, como refere o Arqº paisagista Ilídio Araújo, outrora modelo de arte paisagística. De realçar que os jardins de Basto são obra de Manuel Joaquim Alves Soares e descendentes. Este foi recolhido aos três anos de idade por D. Emília Ermelinda Ferreira Pinto Basto, a qual o fez aprender desenho no Porto. Também os testemunhos da actividade rural da propriedade, são marcantes, com as suas depências agrícolas, casa do caseiro, celeiro, espigueiro, e que fizeram parte da vivência dos proprietários que a habitaram.

Autor e Data

João Santos 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login