Casa na Praça Conde de Agrolongo, n.º 116

IPA.00000045
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)
 
Casa unifamiliar seiscentista de planta simples, rectangular, com dois pisos. Fachada principal rasgada por vãos rectangulares com cornijas rectas, com escadaria com vão de passagem inferior e patim alpendrado sustentado por colunelos. Trata-se de um dos últimos exemplares, existentes na cidade de Braga, de casa seiscentista com escadaria voltada para a rua pública, com arco de passagem que acentua a sua tipologia e alpendre sustentado por dois colunelos; no interior destaca-se o espaço delimitado por 6 colunas que definia, antigamente, um pátio central.
Número IPA Antigo: PT010303410036
 
Registo visualizado 531 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, de volumetria de dominante horizontal, com cobertura em telhados de duas e três águas no alpendre da entrada principal. Edifício de dois pisos com fachada principal voltada a S., rebocada e pintada de branco, organizada por vãos rectangulares com cornijas rectas, marcada por escadaria de granito, de um lanço, com arco de passagem no primeiro piso e patamar no segundo, com dois colunelos que sustentam alpendre, sobre a entrada principal, ladeado a E. por registo de azulejos monócromos a azul. Fachada posterior em cantaria e reboco, voltada a N., abrindo para o quintal, com estrutura envidraçada integrando colunata, vãos rectangulares e escada de pedra de dois lanços para acesso ao segundo piso. INTERIOR conjugando, no primeiro piso, panos rebocados e pintados de branco com paredes de cantaria e colunas, organizado em salas de jantar, bar, sala de espera, cozinha e casas de banho. O segundo piso, com paredes rebocadas e pintadas de branco, organiza-se em salas de trabalho, de reuniões e casas de banho.

Acessos

São João do Souto, Praça. Conde de Agrolongo n.º 116

Protecção

Categoria: IIP - imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DR, 1ª Série, nº 210 de 12 setembro 1978 *1

Enquadramento

Urbano, adossado, a edifício idêntico (v. PT010303410108), em pleno centro histórico de Braga (v. PT010303070088), a O. e contígua à Casa dos Maciéis Aranhas (v. PT01030341026). Situa-se no extremo NO. do Campo da Vinha *2. Ladeado pelo edifício do antigo Convento do Pópulo (v. PT01030341031), abre para um amplo terreiro, lajeado e relvado, com a estátua do Marechal Gomes da Costa, ao centro. A casa possui um comprido quintal, organizado em jardim, com passeios empedrados e tanque.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial: estabelecimento de restauração

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - Construção da casa; 1993 / 1994 - depois de sofrer obras de beneficiação exterior e de adaptação dos interiores abre ao público, funcionando como Restaurante.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de granito; portas e janelas em madeira; paredes revestidas de azulejos na cozinha e casas de banho; registo de azulejo na fachada principal; pavimentos de tijoleira; grade de ferro nas janelas; cobertura em telha de canudo.

Bibliografia

PEREIRA, Ana Maria Magalhães de Sousa, Da Casa Grande da Rua dos Pelames à Casa Nova da Rua de Dom Gualdim, vol. 1, Porto, 1997, p. 87; vol. 2, p. 132.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1989 / 1990 / 1991 / 1992 / 1993 / 1994 - Obras de recuperação estrutural; remodelação completa do seu interior.

Observações

*1 - DOF: "Residências (2) anexas à Casa Maciéis Aranhas". O edifício foi classificado conjuntamente com a Casa na Praça Conde de Agrolongo, n.º 115 (v. IPA.00017236). *2 - Grande praça, extra-muros, aberta no séc. 16 pelo Arcebispo D. Diogo de Sousa.

Autor e Data

Isabel Sereno / João Santos 1994 / António Dinis e Ana Pereira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login