Capela de Santo António / Igreja de Santo António da Praça

IPA.00004459
Portugal, Évora, Portel, Portel
 
Pequeno oratório particular da Irmandade da Ordem Terceira, de planta centralizada, em cruz grega inscrita num quadrado, com cobertura em cúpula e lanternim. Toda a azulejaria que cobre a quase totalidade do interior da igreja, com especial destaque, pela sua raridade, para o painel de azulejos polícromos alusivo ao Milagre da Mulinha Venerando o Santíssimo Sacramento.
Número IPA Antigo: PT040709050008
 
Registo visualizado 331 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta centralizada, em cruz grega pouco pronunciada e quadrangular no exterior. Volumes articulados na vertical. Cobertura exterior em domo (de onde rompe uma pequena torrela pinacular com catavento em ferro) e telhado. Fachada E. tem porta em mármore com pilastras jónicas, entablamento e friso de triglifos clássicos. Fachada N. não tem qualquer elemento além de uma janela simples. Espaço interior único, com cobertura em cúpula. O corpo da nave encontra-se forrado de azulejos polícromos de tipologia pertencente à primeira metade do séc. 17 com motivos diferenciados e cercaduras onde predominam os quadros quadrifoliados. As pilastras e os arcos são revestidos por sanefas de amarelo e a cornija da cúpula é monocroma (azul e branco) A cúpula hemisférica é forrada de quadrifólios enrameados.

Acessos

Praça Dom Nuno Alvares Pereira

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 740-DS/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012

Enquadramento

Urbano. Edifício de gaveto, num largo amplo com gradeamento que delimita a rampa a S. da igreja. Adossado no lado S. ao edifício da abolida Casa de Ver-o-Peso. No mesmo largo, a E., o edifício dos Paços do Concelho (v. PT040709050028)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Política e administrativa: repartições públicas

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, finais - Séc. 17, inícios - construção do oratório particular da Irmandade da Ordem Terceira, junto das entretanto desaparecidas Casa de Ver-o-Peso e Cadeia comarcã, para cujos presos era aqui celebrada missa; Séc. 19 - adulteração do edifício, com perda do recheio e alguns anos depois, adaptação do imóvel a Repartição dos Registos Civil e Predial; 1995, 22 dezembro - incluído no PDM de Portel ratificado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 177/95; 2006, 22 maio - Proposta de classificação pelo IPPAR/DRÉvora; 2006, 01 junho - Despacho de abertura do processo de classificação pela Vice-Presidente do IPPAR; 2008, 21 novembro - Proposta da DRCAlentejo para a classificação como IIP - Imóvel de Interesse Público; 2009, 25 março - Proposta de ZEP pela DRCAlentejo; 2009, 30 abril - Parecer favorável à classificaçãoe à ZEP pelo Conselho Consultivo do IGESPAR; 2009, 05 agosto - Proposta de alteração da ZEP pela CM Portel; 2010, 23 março - Parecer do Conselho Consultivo do IGESPAR a manter a anterior proposta de ZEP.

Dados Técnicos

Estrutura de paredes portantes com tecto em cúpula hemisférica assente em trompas.

Materiais

Alvenarias rebocadas e caiadas. Mármore em molduras de portas, azulejos em todo o interior

Bibliografia

PATALIM, Francisco de Macedo de Pinna, Relaçam Histórica da Nobre Villa de Portel(...) oferecida ao Sereníssimo Príncipe Nosso Senhor e Duque de Bragança, Portel, s.d.; PROENÇA, Raul, Guia de Portugal, vol. 2, Lisboa; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, vol.1, Lisboa, 1978; POMBINHO JUNIOR, J.A., Outras notícias da vila de Portel, Alto Alentejo, 4, 1959.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMP, planta de localização, planta, cortes e alçados

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IPPAR: DRE

Intervenção Realizada

Observações

O retábulo em talha dourada, barroca, que preenchia o altar - mor foi arbitrariamente desmontado, encontrando-se ainda algumas peças guardadas na sacristia da ermida de São Pedro

Autor e Data

Paula Amendoeira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login