Igreja e Convento do Carmo de Évora

IPA.00004444
Portugal, Évora, Évora, União das freguesias de Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja conventual de nave única com capelas laterais e cúpula.
Número IPA Antigo: PT040705210094
 
Registo visualizado 925 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem dos Irmãos de Nossa Senhora do Monte do Carmo - Carmelitas

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única de 4 tramos e capelas laterais; virada a E., acessível por um portão de granito rematado por um rectângulo de mármore com as armas dos Carmelitas, e por uma escadaria de granito que comunica com o pátio fronteiro ao templo; o transepto, bastante amplo, é iluminado pelo lanternim da grande cúpula do cruzeiro, ornamentada por painéis geométricos, antecedendo a capela-mor; a nave única é ritmada por três capelas de cada lado e pelas janelas da tribuna sobreposta, que corre a todo o comprimento da nave; o coro alto preenche parte do corpo principal, na zona da entrada, assente sobre arco abatido, com balaustrada em madeira. forma, com o convento, um jogo de volumes em que as linhas direitas das frontarias da igreja e corpo residencial alternam com a portaria do convento/paço, de cimalhas barrocas rematadas por enrolamentos e pequenos óculos de iluminação; o corpo principal é actualmente constituído por uma vasta fachada com janelas rectangulares, seiscentistas, assente em arco abatido formando um pequeno alpendre de que se destaca o volumoso portal em granito.

Acessos

Largo das Portas de Moura

Protecção

Incluído no Centro Histórico da Cidade de Évora (v. PT040705050070) / Incluído na Zona de Protecção da Casa Cordovil (v. PT040705210044) e do Chafariz das Portas de Moura (v. PT040705210039)

Enquadramento

Numa das principais zonas de expansão da época manuelina, a S. do velho recinto fortificado, delimitado pelas Portas de Moura (v. PT040705210039), que constituiriam um dos eixos principais da cidade romana; numa zona de clara vivência urbana (defronte ao Tribunal e numa das vias de acesso ao Hospital) e histórica (Casa Cordovil (v. Pt040705210044 , Fonte quinhentista).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Religiosa: igreja / Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Diogo de Arruda ( atr. Porta dos Nós )

Cronologia

1665 - Fundação por doação do D. Afonso VI que cede, para instalação dos monges, uma residência quinhentista, património da Casa de Bragança, existente naquele sítio; 1691 - sagração; 1834 - após a secularização dos bens da igreja, é reintegrado nos bens da Casa de Bragança; 1850 - 1853 - funciona como Seminário Metropolitano; posteriormente é vendido pelo Estado à família Margiocchi; 1896 - a família Margiocchi autoriza a instalação do Colégio das Irmas Doroteias; 1910 - extinção do colégio; 1914, a partir de - transformado em Paço Episcopal; é entretanto adquirido pela família Noronha; 1991 - devoluto desde esta data.

Dados Técnicos

Estrutura mista, paredes reforçadas por cunhais e pilastras em silharia travada por abóbadas, descarregando, na zona do coro-alto, em arco abatido.

Materiais

Alvenarias de pedra argamassada e tijolo maciço, rebocadas e caiadas. Tectos em abóbadas de tijolo maciço rebocados e caiados. Coberturas em telha de canudo. Alisares dos vãos em cantaria de granito. Lage do pátio, portal da escada, pórtico de acesso e elementos secundários em granito. Caixilharias em madeira pintada. Porta das escadas e grade do coro baixo em ferro.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Artes e Artistas em Évora no séc. 18, A cidade de Évora, vols. 21-22, Évora, 1950; ESPANCA, Túlio; Inventário Artístico de Portugal - Concelho de Évora, Vol.7, Lisboa, 1966; SMITH, Robert, A Talha em Portugal, Lisboa, 1963.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS; Arquivo da Paróquia da Sé

Intervenção Realizada

Intervenções pontuais, de iluminação, limpeza e reparação de coberturas.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Amendoeira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login