Capela Votiva de São João da Muralha / Ermida de São João Baptista

IPA.00004443
Portugal, Évora, Reguengos de Monsaraz, Monsaraz
 
Arquitectura religiosa, quinhentista. As suas características, comuns a muitas construções alentejanas deste período, sugerem uma influência da cultura islâmica o que levou alguns historiadores a classificarem esta ermida como uma cuba muçulmana dos séc. 11 / 12. Pintura mural de artista do ciclo eborense, que igualmente trabalhou na Igreja de São Bento.
Número IPA Antigo: PT040711030022
 
Registo visualizado 304 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta: regular simples, rectangular ( 4,90 m x 3,75 m ); massa: volumes articulados (base cúbica sobre a qual assenta uma cúpula hemisférica); Cobertura exterior: domo; fachadas: todas de um só piso, sem elementos divisores. A principal está orientada a S. O actual vão da porta feito em 1975 é de grandes dimensões e constitui o único acesso ao interior da ermida. Na fachada O. a única fresta de iluminação. As duas fachadas restantes só recentemente desaterradas são compactas sem qualquer elemento a destacar; A articulação entre o interior e o exterior é bastante desnivelada pois o templo está aterrado pelo baluarte de S. João, pelo que o nível de circulação no exterior é muito superior ao da entrada da ermida; INTERIOR: espaço único, iluminado apenas por uma fresta da fachada O., cobertura em abóbada que repousa em pendentes de amplos espaços triangulares, circundada por cornija de friso decorado com ornatos, festões, cabeças de anjo. A ermida tem um conjunto de pinturas murais quer nas paredes interiores, quer na cúpula, muito danificadas, representando alegorias bíblicas. Nas paredes São José com O Menino pela mão, Santo André, Santo Amaro com atributos ( pernas amputadas e muletas ), Santa Águeda, Santa Apolónia, Santa Ana ensina a Virgem a ler, São João Baptista e medalhão elipsoide com águia de asas abertas. Na cúpula representação de 4 Doutores da Igreja: Santo Ambrósio, São Gregório, motivações do Apocalipse de São João, painel da veneração do Cordeiro Místico. Na parede oposta à entrada rasga-se um nicho onde estava a imagem de São João e ao qual esteve adossado um altar. O pavimento interior é em tijoleira em espinha.

Acessos

Baluarte de São João

Protecção

Em estudo / Incluído na Zona de Protecção das Fortificações (v. PT040711030048) e do Núcleo intramuros da vila de Monsaraz (v. PT040711030002)

Enquadramento

Periurbano. Envolvida e aterrada pela construção do baluarte de São João pertencente à fortificação seiscentista.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 14 / 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 14 - No início do séc. já existia o curado de cujos párocos se conhecem alguns nomes; 1524 - Extinta como sede paroquial e integrada na Matriz, por decisão de D. Jaime, duque de Bragança; 1622 - execução das pinturas murais do interior do templo, * 1; séc. 18 - Desafecta ao culto pelo facto de estar integrada num dos baluartes da fortificação; séc. 19 - Depois do seu abandono sofreu várias mutilações devido à procura de tesouros; 1971 - Sofreu o arranque de uma parte do pavimento na última procura de tesouros.

Dados Técnicos

Paredes portantes travadas por cobertura em cúpula.

Materiais

Alvenaria em xisto argamassada rebocada e caiada (este revestimento já nao existe). Cúpula em tijolo maciço ao cutelo.

Bibliografia

MOURA, Abel, Conservação de Frescos, Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, nº 106, Lisboa, 1961; GONÇALVES, José Pires, Monsaraz e seu Termo, Boletim da Junta Distrital de Évora, nº 2, Évora, 1961; GONÇALVES, José Pires, A Cuba de Monsaraz, A Cidade de Évora, nº 47, Évora, 1964; GRUPO DOS AMIGOS DE MONSARAZ, Relatório de Gerência, Monsaraz, 1965 / 1967; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, Lisboa, 1978; ATAÍDE, Margarida, Projecto de Restauro / Musealização "Revelim de S. João - Cuba Islâmica", Monsaraz, 1997.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMS; CMRM

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DREMS; CMRM; Arquivo " Mural da História "

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMS; CMRM

Intervenção Realizada

DGEMN: 1975 - Demolição de alvenarias para desobstrução da capela e desobstrução de um vão; impermeabilização da cúpula da capela. Assentamento de fechadura na porta da capela; reparação e pintura da porta da capela.

Observações

A única peça móvel do recheio da ermida, que se conhece, é a imagem de São João Baptista, em madeira estofada, do séc. 18 que hoje está no Museu de Arte Sacra, em Monsaraz; * 1 datação em filactera da últimma fresta do lado poente.

Autor e Data

Paula Amendoeira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login