Capela de São Roque

IPA.00004415
Portugal, Beja, Serpa, União das freguesias de Serpa (Salvador e Santa Maria)
 
Arquitectura religiosa, manuelina, maneirista, popular, vernácula. Modesta ermida do aro peri-urbano de Serpa, hoje integrada na vila, denotando a continuidade do gótico de feição regional já numa fase de plena transição para a sintaxe do manuelino. Nártex e campanário de feição maneirista.
Número IPA Antigo: PT040213040029
 
Registo visualizado 1179 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal escalonada, composta por nártex, nave e capela-mor, mais estreita, a que se adossa, do lado direito, a sacristia. Volumes articulados. Cobertura diferenciada em domo no nártex, em duas águas revestidas por tijoleira na capela-mor e na nave, e em uma água revestida por tijoleira na sacristia. Alçado principal orientado a O., de um pano rematado por platibanda, em cujos ângulos se elevam pináculos piramidais. Acesso ao nártex por arco de volta perfeita assente em pilastras, enquadrado por moldura rectangular, resguardado por gradeamento de ferro, antecedido por dois degraus; em segundo plano, no topo da nave, eleva-se pequeno campanário com olhal em arco de volta perfeita enquadrado por pilastras que suportam urnas ladeando empena triangular truncada e encimada por cruz de ferro forjado. Alçado E. correspondente à cabeceira, rematado por empena triangular com urnas nos acrotérios e urna sobre plinto no acrotério central, apoiados em moldura de argamassa que se prolonga, enquadrando o volume da sacristia, rasgado por uma janela. Nártex coberto por cúpula com acesso à nave por arco ogival chanfrado e um degrau. Nave única dividida em dois tramos por arco-diafragma assente em mísulas. Cobertura em abóbada de berço que arranca de moldura. Portal ladeado por poiais e encimado pelo orifício por onde desce a corda do sino. Do lado da Epístola destaca-se a pia de água benta, de cantaria caiada, e do lado do Evangelho, no topo da nave, o púlpito de alvenaria, com caixa de secção quadrangular apoiada em coluna cilíndrica e com escada. Acesso à capela-mor por arco triunfal ogival, chanfrado e moldurado, e degrau. Cobertura em abóbada de cruzaria de arestas. Altar antecedido por degrau e retábulo de alvenaria com três nichos e decoração relevada em argamassa. Do lado do Evangelho rasga-se uma fresta e do lado da Epístola a porta de acesso à sacristia.

Acessos

Rua João de Deus

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado por construções, recuado em relação à frente de rua, formando adro calcetado e ajardinado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 15, finais - construção; Séc. 17 - nártex e campanário.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, coberturas em tijoleira, elementos secundários de cantaria, pavimento de tijoleira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20, terceiro quartel - substituição do pavimento.

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login